Colunistas
 
 
Luciano Andrade
 
 
25/03/2016
 
IPTU
Todos os anos existe uma ou outra polêmica ou contestação aos valores cobrados pelo Imposto Predial e Territorial Urbano. Este ano não poderia ser diferente. Cerca de duas semanas após o início da entrega dos carnês, já recebi algumas reclamações. A principal queixa diz respeito à taxa de lixo. A argumentação da secretaria municipal da Fazenda é de que houve uma readequação da taxação sofrida por algumas regiões da cidade, especialmente aquelas que recebem a coleta de lixo diariamente. Mesmo com esta argumentação, a inconformidade de alguns destes contribuintes segue gerando descontentamento.

Agrotóxicos
Uma informação que se espalhou recentemente assustou produtores rurais de Lagoa Vermelha e municípios da região. Há quase cinco anos foi criada uma associação e criado um espaço para recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos. O pavilhão foi construído próximo a Escola Agrícola Desidério Finamor. Conforme determina a legislação, as empresas que comercializam esses produtos são também responsáveis pelo retorno das embalagens vazias. A notícia que se espalhou e trouxe um certo temor ao setor primário era de que o local iria fechar. O vice-presidente da Associação de Revendedores de Agrotóxicos da Região, Clair Delagostin, deixou claro que esta informação não passa de boato, garantindo que durante esta semana já ocorreu a normalização do recebimento das embalagens. Segundo ele, houve a necessidade de fechar o galpão durante o período de férias do funcionário, o que pode ter gerado um mal-entendido. O local está funcionando normalmente de segunda à quinta-feira, sempre no período da tarde e no sábado pela manhã.

Móvelsul 2016
Mais uma a Rádio Cacique esteve acompanhando o trabalho das indústrias moveleiras de Lagoa Vermelha na maior feira de móveis da América Latina. A expectativa sobre a Móvelsul deste ano em Bento Gonçalves era muito grande, especialmente em função da turbulência econômica e política do Brasil. Alguns números preliminares, como a desistência de mais de 100 empresas expositoras, também faziam ascender o sinal de alerta. Mesmo com todo este indicativo, os depoimentos foram positivos sobre os resultados da feira. Até mesmo o número de visitantes, que foi inferior à edições anteriores, não atrapalhou o desempenho das indústrias, incluindo as lagoenses. A presença, em grande número, de compradores estrangeiros, entre eles argentinos, deu um bom folego para o trabalho. A expectativa é de que haja um bom volume de trabalho nas indústrias de Lagoa Vermelha para atender a demanda criada durante a feira em Bento Gonçalves, e principalmente na manutenção dos postos de trabalho.


Mário Sérgio Cortella
A cidade de Ibiraiaras recebeu, na semana passada, um dos grandes nomes da atualidade em educação. Um evento promovido pelo Sicredi ofereceu uma palestra com Mário Sérgio Cortella. Filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro, Cortella é frequentemente visto em grandes redes de televisão do Brasil. Em meu trabalho, especialmente na elaboração de crônicas para as jornadas esportivas, já fiz diversas citações à algumas de suas obras. Sinceramente nunca me imaginei atraído por livros de filosofia, porém suas publicações têm sido frequentes em meu dia a dia. Indico diversos de seus livros como “Não Espere Pelo Epitáfio”, “Qual é a tua Obra” e “Não Nascemos Prontos”, entre outros. Junto com Clóvis de Barros Filho, também filósofo e professor universitário, são autores constantes dos livros que tenho lido. Após a palestra, em Ibiraiaras, Mário Sérgio Cortella concedeu uma interessante entrevista ao repórter Flávio Webber. A entrevista foi ao ar no programa Temática da sexta-feira da semana passada, dia 18. O conteúdo está disponível no site da Rádio Cacique. Acesse www.cacique.am.br

Semana Santa
Este período é de uma importância muito grande para todos os cristãos. Gostaria de publicar aqui um texto que escrevi em 2014, para a crônica de abertura de uma jornada esportiva da Rádio Cacique. Naquela oportunidade estávamos no Ginásio Breno Kirinus, na cidade de Não-Me-Toque para a transmissão do jogo entre Arsenal e Lagoa Futsal. O objetivo do texto foi de propor uma reflexão sobre esta importante data, fazendo uma ligação com nosso dia a dia, na tentativa de explicar a importância da data.

Renovação da vida
Assim como meu velho pai, Sidnei Andrade, meu grande mestre na vida pessoal e profissional, não gosto de particularizar situações, porém, por favor me permitam fazer isto nesta noite. Para isto, gostaria de lembrar o período que estamos vivendo neste feriadão tão aguardado por muitos. Talvez muitos não saibam o verdadeiro motivo pelo qual temos o feriado da Sexta-Feira Santa, e celebramos a Páscoa no próximo domingo. Este período é considerado o principal festejo do cristianismo, pois celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esta ressurreição significa o renascimento, a renovação de nossa fé. Porém no que eu devo crer? É nesta pergunta que particularizo uma situação para exemplificar a importância da Páscoa. Independentemente do que você acredita ou não, Páscoa é momento comemorarmos a renovação da vida. Não necessariamente a Vida Eterna, mas talvez, somente a renovação da vida. Mas como a nossa vida pode renovar-se eternamente? Ora, isso é muito simples, e a resposta está em nossas famílias. No meu caso, o grande alicerce está na marca deixada pelos meus avós, Mário e Juvenil. Ao lado de suas respectivas esposas, Maria Eurecy e Maria Amélia estruturaram suas famílias com muitos filhos, entre eles, meus pais Luiz Sidnei e Ana Lúcia. Hoje, eu e minha irmã Patrícia somos os responsáveis por manter viva a chama de nossa família, que já está garantida por mais uma geração com meus filhos Hanna e Enzo, e meu sobrinho e afilhado Miguel. Esta simples, mas importantíssima “árvore genealógica” certamente seguirá crescendo frondosa e firme. Minha irmã ao lado do Aldo Júnior, e eu ao lado da Edi seguimos com a responsabilidade da manutenção desta árvore, que daqui a alguns anos será de responsabilidade de nossos filhos, netos e assim por diante. Acredito que um exemplo assim pode fazer sua mente ficar aberta para a reflexão proposta para este feriado de Páscoa. A celebração da morte e ressurreição de Cristo. Morte, que infelizmente todos teremos que enfrentar um dia, e a ressurreição pode ser demonstrada em nossos laços de sangue que deixamos em nossos filhos, que seguirão sempre os princípios deixados pelos nossos antepassados. É assim que devemos seguir firmes escrevendo nossas próprias histórias e deixando registrado o legado de cada um de nós.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador


Ronaldo Santini
Deputado Estadual


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS

Outros Colunistas (...)
Vereador Durigon solicita informações sobre o Hospital São Paulo
Em atendimento a solicitação do Vereador Vicente Durigon (PDT), por meio de Requerimento Verbal, um ofício foi encaminhado à Fundação Araucária, solicitando que a Instituição informe o total de valore (...)
Irresponsabilidade da oposição penalizará 15 milhões de trabalhadores, alerta Ana Amélia
A promessa de líderes da oposição de que irão obstruir todas votações em protesto contra o governo penalizará 15 milhões de trabalhadores que ainda não efetuaram o saque das suas contas inativas do FG (...)
Relatório de Gestão do SUS é apresentado em São Jorge
Na última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada no dia 18, na Câmara Municipal de Vereadores de São Jorge, além da pauta do dia, os vereadores e comunidade presente, acompanhou a apresentaç (...)
Projeto de Marcelo Sgarbossa recebe prêmio em Porto Alegre
O vereador Marcelo Sgarbossa recebeu o Prêmio Destaque em Saúde em solenidade realizada nesta quinta-feira (18/5), na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) devido a Lei 12 (...)
Vereador Braulio representa Legislativo na VI Conferência Municipal da Saúde
Nesta sexta-feira (19), o Governo Municipal promoveu no anfiteatro da Casa da Cultura, a VI Conferência Municipal da Saúde. Durante o evento, foram realizadas palestras sobre proteção da criança e ado (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes