Colunistas
 
 
Luciano Andrade
 
 
08/04/2016
 
Falta de Água
O final de semana passado foi de uma enorme dificuldade para boa parte da comunidade de Lagoa Vermelha. A ruptura da adutora que abastece a Estação de Tratamento da Corsan de água causou todo o problema. O gerente da empresa, José Aldoir da Luz Costa explicou que a ruptura aconteceu em uma curva de 90 graus na adutora, que precisou ser instalada a não muito tempo. A mudança na rota da adutora foi necessária a partir da criação de loteamento habitacional bem no caminho por onde passa a tubulação. Em função da pressão violenta exercida pela água naquele ponto, ocorreu o problema. Segundo Aldoir, a estimativa é de que a pressão da água possa alcançar entre 35 e 40 toneladas. Depois da primeira ruptura, a Corsan não conseguiu dar sustentação à adutora naquele ponto, causando novas rupturas.

Dedicação
Para realizar o conserto, principalmente entre a sexta-feira e o sábado da semana passada, os servidores da Corsan atuaram por um período de 18 horas sem sair do local onde estava acontecendo o concerto. Além da equipe própria da empresa, a prefeitura de Lagoa Vermelha destacou uma equipe, com a utilização de uma máquina para o apoio no serviço realizado. Mesmo com toda esta dedicação, alguns pontos de Lagoa Vermelha demoraram mais do que o previsto para se reestabelecer o fornecimento de água. Conforme o gerente da Corsan isso acontece, pois os pontos mais baixos, assim que recebem a água já iniciam o consumo, aumentando o tempo necessário para que a água chegue até os pontos mais altos da cidade.

Nova Adutora
Recentemente foi confirmado que o município de Lagoa Vermelha receberá obras de construção de uma nova adutora. A ordem de serviço já foi assinada ainda na semana passada, com o início das obras previsto para as próximas semanas. A previsão é de que seja instalada uma nova tubulação de 400 milímetros, que vai percorrer um percurso de aproximadamente 4 km desde a barragem de captação de água, junto ao rio Passinho Fundo até a Estação de Tratamento de Água da Corsan. A obra, considerada de grande porte deve demorar aproximadamente 10 meses para estar concluída. Esta nova adutora vai trabalhar paralelamente com a que já existe em Lagoa Vermelha, criando uma opção para um caso semelhante ao que aconteceu neste final de semana. O projeto total prevê de R$ 6 milhões, com investimentos ampliação dos sistemas da Estação de Tratamento. A construção desta nova adutora seria a primeira etapa deste projeto, com um investimento previsto de R$ 2,5 milhões.

Rio Passinho Fundo
No momento em que acontece um problema com o fornecimento de água, a própria comunidade passa a se questionar sobre a saúde do rio Passinho Fundo, onde está a barragem de captação de água da Corsan, em Lagoa Vermelha. Durante a entrevista para a Rádio Cacique, José Aldoir da Luz Costa lembrou que a bacia de captação de água oferece uma vazão de água, muitas vezes surpreendente. Atualmente, com 15 horas de trabalhos diários, a Corsan capta 88 litros de água por segundo. Esta capacidade pode aumentar para até 120 litros de água por segundo com a construção da nova adutora. Aldoir lembrou ainda da necessidade de algumas obras na própria barragem, como a retirada do lodo que está no fundo da barragem, o que aumenta, até mesmo a capacidade de reservar água antes de sua coleta para a Estação de Tratamento. Já os reservatórios existentes em Lagoa Vermelha oferecem uma certa tranquilidade, segundo argumentou o gerente da Corsan. Atualmente a capacidade de armazenar água no município chega a 2,5 milhões de litros, o que seria suficiente para fornecer água para toda a população da cidade por um período de 4 horas.

Estacionamento Rotativo
A Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha lançou uma enquete interativa sobre a cobrança do estacionamento rotativo nas ruas centrais da cidade. O espaço para a participação da comunidade está disponível no site do Poder Legislativo Lagoense, através do endereço www.lagoavermelha.rs.leg.br . Foram elaboradas 4 perguntas onde a comunidade poderá se posicionar sobre a possibilidade, ou não, de implantação de espaços pagos para o estacionamento dos veículos. A discussão deve ser ampliada, em breve, com a realização de audiências públicas para que toda a comunidade possa ter participação determinante na decisão. Este assunto já havia sido explanado em colunas anteriores aqui na Folha do Nordeste. Em outras oportunidades já havia relatado que este é praticamente um caminho sem volta, que foi adotado na grande maioria das cidades onde há este problema de poucas vagas de estacionamento para a crescente frota de veículos.

IPVA
Já iniciou o calendário de pagamento do IPVA 2016. Diferente do que ocorria em anos anteriores, o Governo do Estado concentrou durante o mês de abril o prazo limite para o pagamento do imposto de todos os veículos. Nesta semana já venceram os prazos para os veículos com placas finais 1 e 2, e hoje sexta-feira, dia 08, vence o prazo para os veículos com placas finais 3. O último dia de pagamento está previsto para 27 deste mês para os veículos com placas finais 0.

Os Bertussi
No último final de semana o CTG Alexandre Pato promoveu mais um jantar baile, desta vez com a animação de um dos mais tradicionais conjuntos de música gaúcha: Os Bertussi. Além de animar o baile, a patronagem da entidade prestou uma homenagem à Gilney Bertussi, que nasceu em Lagoa Vermelha, e hoje é o responsável por manter a tradição da família deixada por Honeyde e Adelar. O evento contou com o tradicional churrasco lagoense, e com a entrega de títulos de sócio remido do CTG Alexandre Pato para diversas pessoas que aderiram a recente campanha da entidade.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Marcos Roberto Nepomuceno


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo

Outros Colunistas (...)
Vereador Durigon solicita informações sobre o Hospital São Paulo
Em atendimento a solicitação do Vereador Vicente Durigon (PDT), por meio de Requerimento Verbal, um ofício foi encaminhado à Fundação Araucária, solicitando que a Instituição informe o total de valore (...)
Irresponsabilidade da oposição penalizará 15 milhões de trabalhadores, alerta Ana Amélia
A promessa de líderes da oposição de que irão obstruir todas votações em protesto contra o governo penalizará 15 milhões de trabalhadores que ainda não efetuaram o saque das suas contas inativas do FG (...)
Relatório de Gestão do SUS é apresentado em São Jorge
Na última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada no dia 18, na Câmara Municipal de Vereadores de São Jorge, além da pauta do dia, os vereadores e comunidade presente, acompanhou a apresentaç (...)
Projeto de Marcelo Sgarbossa recebe prêmio em Porto Alegre
O vereador Marcelo Sgarbossa recebeu o Prêmio Destaque em Saúde em solenidade realizada nesta quinta-feira (18/5), na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) devido a Lei 12 (...)
Vereador Braulio representa Legislativo na VI Conferência Municipal da Saúde
Nesta sexta-feira (19), o Governo Municipal promoveu no anfiteatro da Casa da Cultura, a VI Conferência Municipal da Saúde. Durante o evento, foram realizadas palestras sobre proteção da criança e ado (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes