Colunistas
 
 
Luciano Andrade
 
 
08/04/2016
 
Falta de Água
O final de semana passado foi de uma enorme dificuldade para boa parte da comunidade de Lagoa Vermelha. A ruptura da adutora que abastece a Estação de Tratamento da Corsan de água causou todo o problema. O gerente da empresa, José Aldoir da Luz Costa explicou que a ruptura aconteceu em uma curva de 90 graus na adutora, que precisou ser instalada a não muito tempo. A mudança na rota da adutora foi necessária a partir da criação de loteamento habitacional bem no caminho por onde passa a tubulação. Em função da pressão violenta exercida pela água naquele ponto, ocorreu o problema. Segundo Aldoir, a estimativa é de que a pressão da água possa alcançar entre 35 e 40 toneladas. Depois da primeira ruptura, a Corsan não conseguiu dar sustentação à adutora naquele ponto, causando novas rupturas.

Dedicação
Para realizar o conserto, principalmente entre a sexta-feira e o sábado da semana passada, os servidores da Corsan atuaram por um período de 18 horas sem sair do local onde estava acontecendo o concerto. Além da equipe própria da empresa, a prefeitura de Lagoa Vermelha destacou uma equipe, com a utilização de uma máquina para o apoio no serviço realizado. Mesmo com toda esta dedicação, alguns pontos de Lagoa Vermelha demoraram mais do que o previsto para se reestabelecer o fornecimento de água. Conforme o gerente da Corsan isso acontece, pois os pontos mais baixos, assim que recebem a água já iniciam o consumo, aumentando o tempo necessário para que a água chegue até os pontos mais altos da cidade.

Nova Adutora
Recentemente foi confirmado que o município de Lagoa Vermelha receberá obras de construção de uma nova adutora. A ordem de serviço já foi assinada ainda na semana passada, com o início das obras previsto para as próximas semanas. A previsão é de que seja instalada uma nova tubulação de 400 milímetros, que vai percorrer um percurso de aproximadamente 4 km desde a barragem de captação de água, junto ao rio Passinho Fundo até a Estação de Tratamento de Água da Corsan. A obra, considerada de grande porte deve demorar aproximadamente 10 meses para estar concluída. Esta nova adutora vai trabalhar paralelamente com a que já existe em Lagoa Vermelha, criando uma opção para um caso semelhante ao que aconteceu neste final de semana. O projeto total prevê de R$ 6 milhões, com investimentos ampliação dos sistemas da Estação de Tratamento. A construção desta nova adutora seria a primeira etapa deste projeto, com um investimento previsto de R$ 2,5 milhões.

Rio Passinho Fundo
No momento em que acontece um problema com o fornecimento de água, a própria comunidade passa a se questionar sobre a saúde do rio Passinho Fundo, onde está a barragem de captação de água da Corsan, em Lagoa Vermelha. Durante a entrevista para a Rádio Cacique, José Aldoir da Luz Costa lembrou que a bacia de captação de água oferece uma vazão de água, muitas vezes surpreendente. Atualmente, com 15 horas de trabalhos diários, a Corsan capta 88 litros de água por segundo. Esta capacidade pode aumentar para até 120 litros de água por segundo com a construção da nova adutora. Aldoir lembrou ainda da necessidade de algumas obras na própria barragem, como a retirada do lodo que está no fundo da barragem, o que aumenta, até mesmo a capacidade de reservar água antes de sua coleta para a Estação de Tratamento. Já os reservatórios existentes em Lagoa Vermelha oferecem uma certa tranquilidade, segundo argumentou o gerente da Corsan. Atualmente a capacidade de armazenar água no município chega a 2,5 milhões de litros, o que seria suficiente para fornecer água para toda a população da cidade por um período de 4 horas.

Estacionamento Rotativo
A Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha lançou uma enquete interativa sobre a cobrança do estacionamento rotativo nas ruas centrais da cidade. O espaço para a participação da comunidade está disponível no site do Poder Legislativo Lagoense, através do endereço www.lagoavermelha.rs.leg.br . Foram elaboradas 4 perguntas onde a comunidade poderá se posicionar sobre a possibilidade, ou não, de implantação de espaços pagos para o estacionamento dos veículos. A discussão deve ser ampliada, em breve, com a realização de audiências públicas para que toda a comunidade possa ter participação determinante na decisão. Este assunto já havia sido explanado em colunas anteriores aqui na Folha do Nordeste. Em outras oportunidades já havia relatado que este é praticamente um caminho sem volta, que foi adotado na grande maioria das cidades onde há este problema de poucas vagas de estacionamento para a crescente frota de veículos.

IPVA
Já iniciou o calendário de pagamento do IPVA 2016. Diferente do que ocorria em anos anteriores, o Governo do Estado concentrou durante o mês de abril o prazo limite para o pagamento do imposto de todos os veículos. Nesta semana já venceram os prazos para os veículos com placas finais 1 e 2, e hoje sexta-feira, dia 08, vence o prazo para os veículos com placas finais 3. O último dia de pagamento está previsto para 27 deste mês para os veículos com placas finais 0.

Os Bertussi
No último final de semana o CTG Alexandre Pato promoveu mais um jantar baile, desta vez com a animação de um dos mais tradicionais conjuntos de música gaúcha: Os Bertussi. Além de animar o baile, a patronagem da entidade prestou uma homenagem à Gilney Bertussi, que nasceu em Lagoa Vermelha, e hoje é o responsável por manter a tradição da família deixada por Honeyde e Adelar. O evento contou com o tradicional churrasco lagoense, e com a entrega de títulos de sócio remido do CTG Alexandre Pato para diversas pessoas que aderiram a recente campanha da entidade.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Oscar Menna Barreto Grau
Médico Veterinário

Outros Colunistas (...)
Em Brasília, Bonotto participa da Marcha dos Prefeitos e reunião sobre a BR 470
De segunda até quarta-feira, o prefeito Gustavo Bonotto participa da XX Marcha dos Prefeitos em Brasília. No evento serão abordados diversos assuntos de interesse municipalista como divisão de recurso (...)
Câmara agradece relevantes serviços prestados pela Folha do Nordeste

A Câmara de Vereadores, em ofício à direção, parabenizou “o jornal Folha do Nordeste pelos seus 27 anos de fundação e formalizou agradecimentos (...)

Vereadora Márcia solicita informações sobre Agentes de Saúde

Em visita a bairros de Lagoa Vermelha, a vereadora Márcia do Carmo (PSB) conversou com moradores que relatar (...)

Ex-presidente do TRF4 fará palestra em Lagoa Vermelha
Desembargador Federal aposentado, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da quarta região, Nylson Paim de Abreu, proferirá palestra em Lagoa Vermelha, no dia 25 de maio, sexta-feira próxima, às 1 (...)
Público lota os estandes da Expolagoa 2018 no domingo
O domingo, 20,na Expolagoa 2018, foi de intensa movimentação, onde a população foi até a Associação dos Motoristas, e visitou os mais de cem estandes a Feira, que encerra com sucesso absoluto, apesar (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes