Colunistas
 
 
Luciano Andrade
 
 
15/04/2016
 
Saúde
Nos últimos dias, algumas informações acenderam a luz de alerta de comunidade. A grande maioria da população de Lagoa Vermelha ficou assustada com as notícias sobre os casos de Gripe A, mesmo que contraídos em outros municípios, e também com a confirmação da localização de larvas e do mosquito Aedes aegypti. Através das redes sociais, muita gente expressou esta preocupação.

Mosquito da Dengue
A Coordenadoria Regional de Saúde confirmou que houve a localização do mosquito e de diversas larvas. Conforme as informações repassadas, 14 das 17 amostras coletadas em Lagoa Vermelha eram do Aedes aegypti. O mais preocupante disso é de que a Coordenadoria Regional de Saúde já está considerando o município como infestado pelo mosquito. A situação acabou rendendo uma reunião, durante esta semana, de representantes da Coordenadoria, com sede em Passo Fundo, e a equipe da Prefeitura de Lagoa Vermelha, principalmente da secretaria municipal de Saúde. O encontro teve como principal objetivo de definir ações para a conscientização da população para o combate ao mosquito. Por sugestão da Coordenadoria Regional de Saúde, diversas entidades deverão ser mobilizadas para aumentar a abrangência de uma futura campanha.

Repercussão
Logo depois da Bióloga Anama Durante Reche conceder entrevista à Rádio Cacique, e as informações, com o áudio da entrevista, serem postadas no site e na Fanpage da emissora, os internautas repercutiram de forma imediata. As manifestações foram as mais diversas. Desde pessoas assustadas, até alguns cobrando ações práticas e mais intensas do Poder Público. A principal repercussão que se espera é de que ações práticas sejam realmente desencadeadas, e de forma ágil e urgente.

Gripe
Também nesta semana, a secretaria municipal de Saúde de Lagoa Vermelha confirmou a existência de dois casos suspeitos da Gripe A. Nesta questão da gripe, muitos médicos ainda alertam para a diferença de um simples resfriado do que para a gripe, que apresenta sintomas muito mais intensos. Conforme a secretaria municipal de Saúde, o exame para a constatação do tipo de gripe só é realizado em pacientes internados em função dos sintomas mais severos.

Vacinação
Com o aumento do registro dos casos de gripe em diversos locais do Brasil, e a presença de casos suspeitos na região, a campanha de vacinação foi antecipada para iniciar no próximo dia 25 de abril. A rede básica de saúde vai disponibilizar a vacina até o dia 20 de maio, porém apenas para os grupos prioritários, considerados com maior riscode contágio. Entre as pessoas que receberão a vacina gratuita estão idosos acima de 60 anos, crianças entre 06 meses e 05 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto, entre outros. O Dia D de mobilização da campanha vais ser realizado no dia 30 de abril, com três equipes volantes passando pelas comunidades da zona rural de Lagoa Vermelha.

Corrida pela vacina
Como a rede básica de saúde não oferece a vacina para toda a população, já está acontecendo uma verdadeira corrida pela vacina contra a gripe na rede particular. As próprias clínicas de imunização estão tendo dificuldade de conseguir adquirir o produto, o que já estaria gerando uma grande fila de espera. Esta situação não é exclusiva de Lagoa Vermelha. Algumas pessoas teriam procurado comprar a vacina em Passo Fundo, porém sem sucesso. A grande procura pela vacina gera um outro fenômeno, que é a tal da “lei da oferta e da procura”, que acaba aumentando o valor da dose da vacina.

Conscientização
Talvez o grande problema seja realmente este. A conscientização da população é algo que, em alguns casos, simplesmente não existe. Deste os cuidados básicos com a nossa saúde para evitar a gripe, como uma higiene pessoal bem feita, até o combate a um mosquito. A proliferação do Aedes aegypti acontece, principalmente, a partir da falta de educação da população de não deixar entulho a céu aberto, de manter terrenos limpos, e até de evitar que uma simples tampinha de garrafa fique exposta ao clima. Infelizmente as pessoas só se preocupam quando a coisa fica feia. A prevenção, quase nunca é levada em consideração. As ações só são desencadeadas a partir do momento em que todos estão assustados e com o problema está batendo em nossas portas. Que isso possa servir de lição de que a prevenção deve ser contínua e ininterrupta.

Presidente Vargas
Com o projeto para a revitalização da Avenida Presidente Vargas aprovado pela Caixa, a Prefeitura de Lagoa Vermelha convocou lideranças do município para debater o projeto. O principal objetivo da reunião, realizada durante esta semana, foi de definir se o projeto será colocado em prática na sua totalidade. A previsão é de que sejam aplicados mais de R$ 15 milhões, com uma contrapartida do município na ordem de R$ 1,3 milhão. O projeto prevê a revitalização completa da avenida Presidente Vargas, desde o Corpo de Bombeiros até as proximidades com cruzamento com a BR 285, incluindo a pavimentação de outras 16 ruas em diferentes bairros de Lagoa Vermelha. A decisão dos presentes na reunião, não poderia ser outra a não ser pela aplicação da integralidade do projeto. Ainda não há uma previsão de quando aconteça o início das obras, nem mesmo uma projeção para a sua conclusão.

Combate às drogas
Está marcado para o dia 13 de maio o lançamento do quinto ano da campanha Craque que Pensa não Usa Crack. Idealizada pela Associação Lagoense de Esportes, a campanha reúne diversas outras entidades, assim como o jornal Folha do Nordeste, NG Revista e as Rádios Cacique e Maisnova. O principal objetivo é desencadear ações de conscientização sobre os malefícios das drogas, e fomentar ações educativas para as crianças e jovens, principalmente vinculadas ao esporte. Neste ano, a campanha deverá ser expandida para diversos municípios da região, especialmente em função da disputa da Copa Amunor de Categorias de Base. O lançamento da campanha, neste ano, contará com a presença do Frei Jaime Bettega, que irá ministras palestra para jovens e adolescentes de Lagoa Vermelha. A palestra, ainda com horários à serem confirmados, acontecerão na Igreja Matriz da Paróquia de Santo Antônio. Frei Jaime é diretor da Rádio São Francisco, em Caxias do Sul, e também da RedeSul de Rádio e Rede Maisnova.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Fabiana Rankrape


Joel Anzolin Muliterno
Advogado


Henrique Rech Neto
Promotor de Justiça e professor da UPF hrechneto@gmail.com

Outros Colunistas (...)
Deputados protocolam retirada do regime de urgência do PL que trata da criação da Subsecretaria de Administração Prisional
Durante a Sessão Plenária desta terça-feira (20/02), o deputado estadual Ronaldo Santini, juntamente ao líder do Governo, deputado estadual Gabriel Souza, protocolaram a retirada do regime de urgência (...)
UPF recebe candidatos para prova do Vestibular Complementar
A Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou na noite dessa terça-feira, 20 de fevereiro, a prova do Vestibular Complementar de Verão 2018. Os candidatos fizeram prova única de redação em Passo Fundo (...)
Hospital de Sananduva deverá receber novos recursos
Em recente roteiro pela região Nordeste o deputado federal Giovani Cherini (PR), acompanhado do pré-candidato a deputado estadual, Paparico Bacchi, visitou o Hospital São João de Sananduva. A institui (...)
Reforma da Previdência: Ato público foi realizado em Lagoa Vermelha
Através de ação conjunta entre o CPERS, MPA, Sindicomerciários, Sintracom, PT de Lagoa Vermelha e Caseiros, PT Regional, Fetraf/RS, MMC, MST, Cresol, Cetap, Coopervita, Coopervida, Copercasa, Associaç (...)
Cine SESC de volta em Lagoa Vermelha
Nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, vai acontecer a 3ª Edição do CineSesc Cinema de Rua em Lagoa Vermelha. O evento começará às 20 horas com a exibição do filme ‘‘ Eu e Meu Guarda-Chuva’’. As edi (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes