Colunistas
 
 
Luciano Andrade
 
 
15/04/2016
 
Saúde
Nos últimos dias, algumas informações acenderam a luz de alerta de comunidade. A grande maioria da população de Lagoa Vermelha ficou assustada com as notícias sobre os casos de Gripe A, mesmo que contraídos em outros municípios, e também com a confirmação da localização de larvas e do mosquito Aedes aegypti. Através das redes sociais, muita gente expressou esta preocupação.

Mosquito da Dengue
A Coordenadoria Regional de Saúde confirmou que houve a localização do mosquito e de diversas larvas. Conforme as informações repassadas, 14 das 17 amostras coletadas em Lagoa Vermelha eram do Aedes aegypti. O mais preocupante disso é de que a Coordenadoria Regional de Saúde já está considerando o município como infestado pelo mosquito. A situação acabou rendendo uma reunião, durante esta semana, de representantes da Coordenadoria, com sede em Passo Fundo, e a equipe da Prefeitura de Lagoa Vermelha, principalmente da secretaria municipal de Saúde. O encontro teve como principal objetivo de definir ações para a conscientização da população para o combate ao mosquito. Por sugestão da Coordenadoria Regional de Saúde, diversas entidades deverão ser mobilizadas para aumentar a abrangência de uma futura campanha.

Repercussão
Logo depois da Bióloga Anama Durante Reche conceder entrevista à Rádio Cacique, e as informações, com o áudio da entrevista, serem postadas no site e na Fanpage da emissora, os internautas repercutiram de forma imediata. As manifestações foram as mais diversas. Desde pessoas assustadas, até alguns cobrando ações práticas e mais intensas do Poder Público. A principal repercussão que se espera é de que ações práticas sejam realmente desencadeadas, e de forma ágil e urgente.

Gripe
Também nesta semana, a secretaria municipal de Saúde de Lagoa Vermelha confirmou a existência de dois casos suspeitos da Gripe A. Nesta questão da gripe, muitos médicos ainda alertam para a diferença de um simples resfriado do que para a gripe, que apresenta sintomas muito mais intensos. Conforme a secretaria municipal de Saúde, o exame para a constatação do tipo de gripe só é realizado em pacientes internados em função dos sintomas mais severos.

Vacinação
Com o aumento do registro dos casos de gripe em diversos locais do Brasil, e a presença de casos suspeitos na região, a campanha de vacinação foi antecipada para iniciar no próximo dia 25 de abril. A rede básica de saúde vai disponibilizar a vacina até o dia 20 de maio, porém apenas para os grupos prioritários, considerados com maior riscode contágio. Entre as pessoas que receberão a vacina gratuita estão idosos acima de 60 anos, crianças entre 06 meses e 05 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto, entre outros. O Dia D de mobilização da campanha vais ser realizado no dia 30 de abril, com três equipes volantes passando pelas comunidades da zona rural de Lagoa Vermelha.

Corrida pela vacina
Como a rede básica de saúde não oferece a vacina para toda a população, já está acontecendo uma verdadeira corrida pela vacina contra a gripe na rede particular. As próprias clínicas de imunização estão tendo dificuldade de conseguir adquirir o produto, o que já estaria gerando uma grande fila de espera. Esta situação não é exclusiva de Lagoa Vermelha. Algumas pessoas teriam procurado comprar a vacina em Passo Fundo, porém sem sucesso. A grande procura pela vacina gera um outro fenômeno, que é a tal da “lei da oferta e da procura”, que acaba aumentando o valor da dose da vacina.

Conscientização
Talvez o grande problema seja realmente este. A conscientização da população é algo que, em alguns casos, simplesmente não existe. Deste os cuidados básicos com a nossa saúde para evitar a gripe, como uma higiene pessoal bem feita, até o combate a um mosquito. A proliferação do Aedes aegypti acontece, principalmente, a partir da falta de educação da população de não deixar entulho a céu aberto, de manter terrenos limpos, e até de evitar que uma simples tampinha de garrafa fique exposta ao clima. Infelizmente as pessoas só se preocupam quando a coisa fica feia. A prevenção, quase nunca é levada em consideração. As ações só são desencadeadas a partir do momento em que todos estão assustados e com o problema está batendo em nossas portas. Que isso possa servir de lição de que a prevenção deve ser contínua e ininterrupta.

Presidente Vargas
Com o projeto para a revitalização da Avenida Presidente Vargas aprovado pela Caixa, a Prefeitura de Lagoa Vermelha convocou lideranças do município para debater o projeto. O principal objetivo da reunião, realizada durante esta semana, foi de definir se o projeto será colocado em prática na sua totalidade. A previsão é de que sejam aplicados mais de R$ 15 milhões, com uma contrapartida do município na ordem de R$ 1,3 milhão. O projeto prevê a revitalização completa da avenida Presidente Vargas, desde o Corpo de Bombeiros até as proximidades com cruzamento com a BR 285, incluindo a pavimentação de outras 16 ruas em diferentes bairros de Lagoa Vermelha. A decisão dos presentes na reunião, não poderia ser outra a não ser pela aplicação da integralidade do projeto. Ainda não há uma previsão de quando aconteça o início das obras, nem mesmo uma projeção para a sua conclusão.

Combate às drogas
Está marcado para o dia 13 de maio o lançamento do quinto ano da campanha Craque que Pensa não Usa Crack. Idealizada pela Associação Lagoense de Esportes, a campanha reúne diversas outras entidades, assim como o jornal Folha do Nordeste, NG Revista e as Rádios Cacique e Maisnova. O principal objetivo é desencadear ações de conscientização sobre os malefícios das drogas, e fomentar ações educativas para as crianças e jovens, principalmente vinculadas ao esporte. Neste ano, a campanha deverá ser expandida para diversos municípios da região, especialmente em função da disputa da Copa Amunor de Categorias de Base. O lançamento da campanha, neste ano, contará com a presença do Frei Jaime Bettega, que irá ministras palestra para jovens e adolescentes de Lagoa Vermelha. A palestra, ainda com horários à serem confirmados, acontecerão na Igreja Matriz da Paróquia de Santo Antônio. Frei Jaime é diretor da Rádio São Francisco, em Caxias do Sul, e também da RedeSul de Rádio e Rede Maisnova.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político

Outros Colunistas (...)
Mulher em Evidência mantém tradição e acontece com casa cheia
Muito glamour, beleza e talento da mulher regional no baile Mulher em Evidência 2017, promoção da NG Revista. O evento aconteceu no dia 16 de setembro, no Clube Comercial. Casa cheia. 81 homenageadas. (...)
Sub 20 do Lagoa Futsal realizou amistoso frente o Ibiraiaras
O Sub 20 do Lagoa Futsal realizou, no sábado, 16, jogo amistoso no Adolfo Stella, em Lagoa Vermelha. Enfrentou o Ibiraiaras Futsal. Placar final: 3 x 1 para Ibiraiaras. (...)
Desfile Farroupilha foi adiado para o dia 20 de setembro devido ao tempo chuvoso
As atividades em comemoração à Semana Farroupilha 2017 irão ocorrer até o dia 20 de setembro e, devido ao tempo chuvoso, o Desfile Farroupilha que aconteceria no próximo sábado (16) na Av. Afonso Pena (...)
Lagoa Futsal enfrenta o Figueira, neste sábado, 16
O ginásio Adolfo Stella mais uma vez será palco de importante partida válida pelo estadual Série Prata de Futsal. Na quadra, neste sábado, 16, a partir das 20 horas, o Lagoa Futsal enfrenta a equipe d (...)
Tempo chuvoso causa mudanças no cronograma da prefeitura
A Prefeitura Municipal informa que devido ao tempo chuvoso e à previsão de chuva que continua para o final de semana, haverá mudança no cronograma de trabalho e algumas ações que estavam previstas ser (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes