Colunistas
 
 
Luciano Andrade
 
 
22/04/2016
 
Política
As notícias mais lidas, comentadas, compartilhadas, divulgadas, repercutidas dos últimos dias certamente dizem respeito ao processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Mesmo sabendo que muita gente está saturada de tanto ouvir falar sobre o assunto, está é e continuará sendo a principal pauta para os próximos meses.

Vergonha
Não assisti toda a transmissão da votação do último domingo, apenas alguns momentos durante o dia. Certamente não teria estômago suficiente para acompanhar durante todas as mais de 5 horas de votação. Alguns dos discursos que ouvi falava em orgulho e honra. Eu, se estivesse no lugar destes nobres deputados, estaria com vergonha. A grande maioria dos discursos mostrava nítida e claramente o baixo nível dos nossos congressistas brasileiros. Certamente alguns deles com o “rabinho preso” por uma ou outra maracutaia em seu próprio benefício. Aliás, boa parte destes parlamentares estão lá simplesmente para garantir seus próprios benefícios. Afinal de contas, se tivessem realmente o interesse em melhorar o país estariam lá para desenvolver um trabalho voluntário, sem dar tanto valor para suas remunerações polpudas, sem contar uma série de “verbas” para os mais variados fins, e tudo isso pago por todos nós, contribuintes. É claro que existem as exceções, porém avalie com critério e frieza para tentar identificar quantos e quais fazem parte desta exceção.

Melhor ou pior
Independente de definir uma posição a favor ou contrária à saída da Presidente da República, me questiono sobre qual o caminho, e principalmente como serão os próximos governantes, caso o impedimento de Dilma seja realmente confirmado. Sinceramente, neste momento, não sinto confiança em nenhum dos nomes apresentados, da mesma forma como, hoje não consigo identificar quem poderia ser um bom nome para tentar resolver a situação. De uma coisa tenho a mais absoluta certeza. Com a carga tributária cada vez mais pesada para o bolso de todos nós, e com condições cada vez piores dos serviços que deveríamos receber em troca do pagamento dos nossos impostos, a roubalheira vai continuar com este ou com aquele. É preciso muito mais do que tirar a presidente do poder. Se não forem adotadas medidas sérias, a situação vai continuar longe de oferecer um horizonte melhor.

Reforma política
Talvez as coisas só possam realmente encaminhar mudanças significativas na política brasileira. Particularmente acredito na necessidade de reavaliar alguns itens que vai diretamente ao encontro contrário dos interesses de muitos políticos e principalmente de legendas partidárias. A redução do número de partidos teria que acontecer de forma drástica e imediata. Ter 35 partidos políticos inscritos no Tribunal Superior Eleitoral só faz aumentar a barganha por cargos em troca de apoio. Muitas destas legendas nem são de conhecimento da população em geral. Das 35, talvez o eleitor possa conhecer umas 10 destas siglas, e a grande maioria delas não ter a mínima ideia do que significam, o que representam, e principalmente quais são os seus militantes. Já ouvi falar muito sobre esta necessidade, porém isto seria quase, ou totalmente, uma utopia. O único jeito é continuar trabalhando com a expectativa de que os dias vindouros serão melhores.

Redes Sociais
A facilidade de se expressar através das redes sociais faz com que muita gente fale inúmeras bobagens. Apesar de estarmos vivendo uma época de fácil acesso a informação, de agilidade na divulgação das coisas, as pessoas parecem estar se tornando cada vez mais superficiais. Sem contar que isso tudo é levado para as urnas nos processos eleitorais. Com a mais absoluta certeza estes meios deram voz a uma boa parte da população que, até então, não conseguia se expressar, porém também dão espaço para algumas opiniões totalmente absurdas, demonstrando uma certa falta de maturidade e cultura dos “eleitores” para escolherem seus verdadeiros representes.


Trânsito
O registro de constantes acidentes nas ruas de Lagoa Vermelha tem deixado alguns condutores em alerta. Digo “alguns” porque outros não dão o mínimo de atenção aos riscos e principalmente à suas responsabilidades no trânsito. Imprudência, desatenção, excesso de velocidade são algumas das situações corriqueiras enfrentadas por condutores e pedestres. Especialmente nas ruas centrais da cidade, já há a necessidade de avaliar novas medidas para aumentar a segurança. Alguns cruzamentos já merecem o investimento da instalação de um controlador de tráfego. A retirada das lombadas eletrônicas das ruas de Lagoa Vermelha também contribuiu para que alguns motoristas abusassem da velocidade em pontos que havia uma maior segurança justamente pela presença destes controladores. Existe ainda uma preocupação muito grande no que diz respeito à entrada e saída de escolas que ficam muito próximas do centro de Lagoa Vermelha. Não é de hoje que tenho dito que o trânsito da cidade precisa de novas medidas de controle e de fiscalização.


Capuchinhos
Três integrantes do Conselho Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos - frei Sérgio Dal Moro, Frei Hugo Mejía Morales e frei Jaime Rey estão no Rio Grande do Sul, durante todo o mês de abril, para a realização da Visita Pastoral de caráter canônico, em 25 Fraternidades Capuchinhas. Os freis conselheiros participam de encontros nas Províncias e terão a oportunidade de dialogar com cada frade. O objetivo da visita é fortalecer a unidade e comunhão de todos os frades com a Ordem; animação para as províncias e orientação sobre os princípios a serem seguidos. Os conselheiros vivem em Roma e costumam realizar esta visita a cada seis anos nos territórios em que atuam, hoje, 108 países. No Brasil, a Ordem está organizada em 10 províncias e duas custódias, totalizando 1.100 frades. Na América Latina e Caribe conta com 30 províncias, cinco custódias e duas delegações.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo

Outros Colunistas (...)
Vereador Durigon solicita informações sobre o Hospital São Paulo
Em atendimento a solicitação do Vereador Vicente Durigon (PDT), por meio de Requerimento Verbal, um ofício foi encaminhado à Fundação Araucária, solicitando que a Instituição informe o total de valore (...)
Irresponsabilidade da oposição penalizará 15 milhões de trabalhadores, alerta Ana Amélia
A promessa de líderes da oposição de que irão obstruir todas votações em protesto contra o governo penalizará 15 milhões de trabalhadores que ainda não efetuaram o saque das suas contas inativas do FG (...)
Relatório de Gestão do SUS é apresentado em São Jorge
Na última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada no dia 18, na Câmara Municipal de Vereadores de São Jorge, além da pauta do dia, os vereadores e comunidade presente, acompanhou a apresentaç (...)
Projeto de Marcelo Sgarbossa recebe prêmio em Porto Alegre
O vereador Marcelo Sgarbossa recebeu o Prêmio Destaque em Saúde em solenidade realizada nesta quinta-feira (18/5), na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) devido a Lei 12 (...)
Vereador Braulio representa Legislativo na VI Conferência Municipal da Saúde
Nesta sexta-feira (19), o Governo Municipal promoveu no anfiteatro da Casa da Cultura, a VI Conferência Municipal da Saúde. Durante o evento, foram realizadas palestras sobre proteção da criança e ado (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes