Colunistas
 
 
Luciano Andrade
 
 
29/04/2016
 
Farmácia

A secretaria municipal de Saúde de Lagoa Vermelha já realizou a mudança de local da Farmácia Municipal. Antes instalada junto à estrutura da Secretaria, no antigo Fórum, agora a farmácia funciona em uma sala exclusiva, ainda na avenida Afonso Pena, porém nas proximidades da esquina com a rua 14 de julho. Entre os objetivos propostos pela secretaria municipal de Saúde está a possibilidade de utilizar um espaço físico maior, com mais conforto e comodidade para o usuário. Toda e qualquer mudança gera bons e maus reflexos. Certamente a comunidade vai precisar de algumas semanas para se habituar com o novo endereço.

Central de
regulação
Com a liberação de espaço físico na estrutura da secretaria da Saúde, uma reorganização da Central Municipal de Regulação será realizada. Atualmente a central está dividida por setores, em pontos diferentes da secretaria. Um único local já está sendo organizado para centralizar todos os sistemas de regulação de consultas e exames.

Vacina
Durante esta semana precisei levar meu filho, de 5 meses de vida, até a sala de vacinas para a aplicação de vacinas do calendário regular. No momento em que chegamos ao local, havia um grande número de pessoas na fila para a aplicação da vacina da gripe. A agilidade do trabalho desenvolvido pela equipe fazia com que o tempo de espera não fosse tão grande, dando um significativo fluxo para a aplicação das vacinas.

Grande procura
Mesmo sem haver uma divulgação oficial por parte da secretaria municipal de Saúde, o que só deve ocorrer na próxima semana, já era visível que a procura pela imunização é muito maior do que em anos anteriores. Pelas primeiras informações, somente no primeiro dia, e apenas na Sala de Vacinas, cerca de 700 pessoas teriam procurado pela aplicação. Nos outros dias, o movimento até pode ter sido um pouco inferior, porém foi constante, também alcançando números significativos.

Falta de vacina
Em entrevista à Rádio Cacique o secretário municipal de Saúde Domingos Franciscato confirmou uma maior preocupação da comunidade. O secretário não descartou que esta grande procura possa ocasionar a falta de doses da vacina, mesmo antes do prazo para o encerramento da campanha. A prefeitura de Lagoa Vermelha recebeu um lote com 7 mil doses da vacina, que, segundo Fraciscato, caso permaneça esta grande demanda, possa estar esgotado até a próxima semana, mesmo a campanha prosseguindo até o final do mês de maio. Esta possibilidade já está fazendo com que a equipe da secretaria municipal de Saúde de Lagoa Vermelha se programe para solicitar um novo lote de vacinas para complementar a demanda.

Dia D
Neste sábado, dia 30, vai acontecer o Dia D de vacinação contra a gripe. Durante a mobilização, uma equipe fixa estará trabalhando em todos os ESF’s do município, e também na Sala de Vacinas, das 08h às 17h. As equipes volantes vão atender a demanda pela vacinação de pessoas acamadas e pacientes que residem na zona rural do município. O agendamento da vacinação pode acontecer previamente através do telefone 3358 1154.

Rede particular
A grande procura pela vacina não atendeu apenas a vacinação gratuita. Algumas pessoas, até mesmo que tem direito a serem vacinadas gratuitamente, chegaram a procurar pela vacina na rede privada. Além da grande procura causar, em alguns casos, o aumento no valor das doses da vacina, as clínicas particulares também tiveram dificuldade em oferecer a imunização. Em alguns casos havia fila de espera, e quando a clínica recebia as doses da vacina elas eram aplicadas logo em seguida.

Codesa
Encerra hoje, sexta-feira, dia 30, o prazo para as inscrições em um processo seletivo realizado pela Companhia de Desenvolvimento e Saneamento de Lagoa Vermelha, a Codesa. O processo está oferecendo um total de 23 vagas, além do cadastro de reserva, para os cargos de Coletor, Contador, Motorista e Operário de Limpeza Urbana. Os candidatos devem realizar a sua inscrição pelo site www.objetivas.com.br

Aniversário
Inicia neste domingo, dia 1º de maio, a programação comemorativa aos 135 anos de Lagoa Vermelha. A primeira atividade prevista é a Copa Lagoa de Moutain Bike Cross Country Olímpico. A programação será desenvolvida no Campus da UPF, e deverá atrair ciclistas para Lagoa Vermelha. Entre as atividades que estão sendo programadas tem repercutido muito nas redes sociais o Food Truck Festival que acontece nos dias 6, 7 e 8. O evento deve reunir cerca de 10 caminhões que vendem a “comida de rua” que tem se tornado uma verdadeira febre nos grandes centros urbanos do Brasil. Além disso, uma das atrações que certamente vai reunir um grande público é o show gratuito com o Guri de Uruguaiana. A atração já esteve em Lagoa Vermelha em outras oportunidades, porém em eventos pagos, ou fechados para o público em geral. Este show está programado para acontecer na Praça Frei Mateus Dolzan, na terça-feira, 10 de maio, a partir das 19h 30min.

Afonso Pena
Nesta semana, o prefeito de Lagoa Vermelha, Getúlio Cerioli esteve reunido com representantes da empresa responsável pela obra de reestruturação da avenida Afonso Pena. O principal objetivo foi de cobrar o andamento das obras dentro do prazo previsto. Em entrevista à Rádio Cacique, o prefeito deixou claro que acredita que a obra poderia estar mais avançada. A reunião manteve para o mês de junho o encerramento e entrega do serviço.

Lagoa Futsal
Neste sábado, dia 30, o Lagoa Futsal faz a sua estreia na Série Prata 2016. O jogo será às 20h, na cidade de Augusto Pestana, na região de Ijuí, distante quase 300 km de Lagoa Vermelha. Mesmo com um investimento inferior aos anos anteriores, o discurso é de lutar por uma boa campanha na competição. No ano passado, o Lagoa Futsal encerrou a competição na quarta colocação. O primeiro jogo em Lagoa Vermelha, será no dia 07 de maio, véspera do Dia das Mães, contra a Sase da cidade de Selbach.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica


Mariluci Melo Ferreira

Outros Colunistas (...)
Vereador Durigon solicita informações sobre o Hospital São Paulo
Em atendimento a solicitação do Vereador Vicente Durigon (PDT), por meio de Requerimento Verbal, um ofício foi encaminhado à Fundação Araucária, solicitando que a Instituição informe o total de valore (...)
Irresponsabilidade da oposição penalizará 15 milhões de trabalhadores, alerta Ana Amélia
A promessa de líderes da oposição de que irão obstruir todas votações em protesto contra o governo penalizará 15 milhões de trabalhadores que ainda não efetuaram o saque das suas contas inativas do FG (...)
Relatório de Gestão do SUS é apresentado em São Jorge
Na última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada no dia 18, na Câmara Municipal de Vereadores de São Jorge, além da pauta do dia, os vereadores e comunidade presente, acompanhou a apresentaç (...)
Projeto de Marcelo Sgarbossa recebe prêmio em Porto Alegre
O vereador Marcelo Sgarbossa recebeu o Prêmio Destaque em Saúde em solenidade realizada nesta quinta-feira (18/5), na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) devido a Lei 12 (...)
Vereador Braulio representa Legislativo na VI Conferência Municipal da Saúde
Nesta sexta-feira (19), o Governo Municipal promoveu no anfiteatro da Casa da Cultura, a VI Conferência Municipal da Saúde. Durante o evento, foram realizadas palestras sobre proteção da criança e ado (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes