Colunistas
 
 
Luciano Andrade
 
 
20/05/2016
 
Trevo do Tapete
Depois de um longo período de reivindicações, período em que diversos acidentes e inúmeras mortes aconteceram, finalmente o trevo da BR285, no acesso ao bairro Suzana está sendo modificado. Foi preciso paciência e insistência da comunidade, além da mobilização dos moradores das proximidades, de familiares das vítimas, dos meios de comunicação, como o trabalho desenvolvido pela Rádio Cacique e também pelo Jornal Folha do Nordeste, além da mobilização de lideranças de Lagoa Vermelha. Se os números da Polícia Rodoviária Federal indicavam que o local era problemático, não dá para entender porque houve tanta demora para a tomada de uma atitude prática.

Imprudência
Mesmo com a certeza de que grande parte dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados se não houvesse tanta imprudência principalmente dos motoristas, os agentes de trânsito têm a obrigação de minimizar os riscos. Se outros dois cruzamentos do perímetro urbano de Lagoa Vermelha já haviam sofrido intervenções e modificações, neste local era extremamente necessária a adoção de alguma medida para obrigar os condutores a adotarem uma postura mais cautelosa ao volante, principalmente reduzindo a velocidade imprimida no trecho. Neste período em que o local está em obras, com a presença de maquinário nas imediações do cruzamento, os condutores precisam redobrar estes cuidados para que nenhum incidente aconteça durante a obra.

Trânsito
Por falar em trânsito, o cruzamento entre as avenidas Circular e Benjamin Constate sofreu uma pequena modificação. Na região central do cruzamento foram instaladas algumas “barreiras”. O principal objetivo é de obrigar os condutores a realizar as manobras de conversão à esquerda, ou de retorno, de maneira correta, e seguindo o fluxo e a mão de direção de cada sentido. É comum encontrarmos condutores realizando este tipo de manobra de forma errada na área central de Lagoa Vermelha. Dias atrás, no cruzamento da Afonso Pena com a 14 de julho, quase tive o meu veículo atingido por outro carro que estava efetuando este tipo de manobra invadindo a contramão de direção.

Educação no trânsito
Boa parte dos condutores, ciclistas e pedestres também ainda precisam melhorar muito neste quesito. Isso não é um privilégio de Lagoa Vermelha, e mesmo assim é necessária a realização permanente de ações que busquem a conscientização de todos para um trânsito mais seguro. Sinceramente eu acredito que boa parte dos condutores habilitados hoje em dia, se fizessem novamente as provas praticas, e principalmente teóricas seriam reprovados.

Ciranda de Prendas
A cidade de Passo Fundo recebe, neste final de semana, a 46ª edição da Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul. O evento é realizado em Passo Fundo por ser a cidade de origem da 1ª Prenda do Estado, Marina Gioli, que é representante do CTG Lalau Miranda. Aline Almeida de Souza, do CTG Alexandre Pato e 2ª Prenda do Rio Grande do Sul também participará do evento, que conclui o seu período de prendado. Na oportunidade serão escolhidas as novas primeiras prendas do estado nas categorias Mirim, Juvenil e Adulta. A expectativa para a realização é grande, também por marcar o ano em que o Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG, completa 50 anos. A divulgação do resultado deve acontecer na madrugada do domingo. Durante esta semana, Aline esteve na Rádio Cacique para fazer uma avaliação do trabalho desenvolvido durante este ano. Ela se emocionou ao falar de todas as atividades realizadas, e de todo o esforço desprendido por ela e por seus familiares no período de preparação e também durante o prendado. Aproveito para parabenizar a Aline pela sua dedicação e por todo o trabalho que já desenvolveu pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, que certamente vai continuar frutificando.

Ginásio Adolfo Stella
A prefeitura de Lagoa Vermelha continua trabalhando para adequar o Ginásio de Esportes Adolfo Stella a todas as exigências de segurança, para a emissão do alvará. O assunto já foi tema desta coluna ainda na semana passada, quando relatamos o problema enfrentado na noite do jogo entre o Lagoa Futsal e a Sase de Selbach. Depois de praticamente 15 dias, até o fechamento da coluna, o ginásio ainda não havia sido vistoriado. Na verdade, nem mesmo as adaptações haviam sido concretizadas. O antigo alvará havia vencido em novembro do ano passado, e só agora, cerca de seis meses depois é que está sendo regularizado. Durante a semana, a direção do Lagoa Futsal adotou as medidas necessárias, solicitando que a Federação Gaúcha de Futebol de Salão envie um “delegado” para a partida. Desta forma não é necessária a presença da Brigada Militar, tornando possível a contratação de segurança privada para a realização do jogo.

25 anos
Me sinto privilegiado ao poder ocupar um espaço tão valorizado quanto as páginas do Jornal Folha do Nordeste, ainda mais em uma data histórica para este periódico. Certamente é um enorme desafio permanecer contando a história de Lagoa Vermelha e região semanalmente nos últimos 25 anos. Estar na equipe que comemora este jubileu de prata também é um grande orgulho. Mesmo fazendo parte da relação dos colaboradores há quase 4 anos, fico feliz por poder contribuir, de forma simples, todas as semanas para contar e comentar os fatos de nossa cidade. Espero poder seguir contribuindo com a Folha do Nordeste por um longo período. Agradeço à direção pela oportunidade, desejando que os próximos 25 anos sejam cheios de desafios e grandes conquistas, e também agradeço aos leitores que acompanham e contribuem coma realização do trabalho.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo


Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista


Fabiana Rankrape

Outros Colunistas (...)
Vereador Durigon solicita informações sobre o Hospital São Paulo
Em atendimento a solicitação do Vereador Vicente Durigon (PDT), por meio de Requerimento Verbal, um ofício foi encaminhado à Fundação Araucária, solicitando que a Instituição informe o total de valore (...)
Irresponsabilidade da oposição penalizará 15 milhões de trabalhadores, alerta Ana Amélia
A promessa de líderes da oposição de que irão obstruir todas votações em protesto contra o governo penalizará 15 milhões de trabalhadores que ainda não efetuaram o saque das suas contas inativas do FG (...)
Relatório de Gestão do SUS é apresentado em São Jorge
Na última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada no dia 18, na Câmara Municipal de Vereadores de São Jorge, além da pauta do dia, os vereadores e comunidade presente, acompanhou a apresentaç (...)
Projeto de Marcelo Sgarbossa recebe prêmio em Porto Alegre
O vereador Marcelo Sgarbossa recebeu o Prêmio Destaque em Saúde em solenidade realizada nesta quinta-feira (18/5), na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) devido a Lei 12 (...)
Vereador Braulio representa Legislativo na VI Conferência Municipal da Saúde
Nesta sexta-feira (19), o Governo Municipal promoveu no anfiteatro da Casa da Cultura, a VI Conferência Municipal da Saúde. Durante o evento, foram realizadas palestras sobre proteção da criança e ado (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes