Colunistas
 
 
Luciano Andrade
 
 
27/05/2016
 
Rotatória
A Prefeitura de Lagoa Vermelha instalou, ainda na semana passada, uma “mini” rotatória no cruzamento das avenidas Circular e Benjamin Constant. O principal objetivo era de orientar o trânsito de veículos no local, e oferecer mais segurança aos condutores e pedestres. Na edição passada da coluna, eu já havia feito referência a esta modificação proposta naquele trevo. Na oportunidade destaquei que a rotatória serviria para “obrigar os condutores a realizar as manobras de conversão à esquerda, ou de retorno, de maneira correta, e seguindo o fluxo e a mão de direção de cada sentido. É comum encontrarmos condutores realizando este tipo de manobra de forma errada”. Eu mesmo quase tive meu carro abalroado por um condutor que tentava fazer uma conversão à esquerda praticamente na contramão de direção. Pois bem, ainda no final de semana, a rotatória amanheceu danificada. No mínimo houve a falta de atenção do motorista, que acabou colidindo com a barreira, sem contar que a maior possibilidade é de ter sido alguém desatento, ou até em velocidade acima do permitido.

Educação no trânsito
Este também era um dos tópicos apresentados na coluna da semana passada. Até quando os condutores se transformarão em verdadeiros bárbaros ao sentarem na frente de um volante? Talvez muitos deles só aprenderão a lição após sofrer um grande choque, como um acidente, por exemplo. Porém já poderá ser tarde demais.

Trevo da 470
Uma cena inusitada foi registrada em Lagoa Vermelha, na tarde da última quarta-feira, dia 25. Um veículo, com carga superdimensionada simplesmente atolou no trevo de cruzamento entre as BRs 285 e 470. A carreta, que media aproximadamente 70 metros, havia saído da cidade de Blumenau, com destino ao extremo sul do Rio Grande do Sul. Quando transitava pela BR 470, e tentou ingressar na BR 285, o caminhão acabou subindo em cima do canteiro central da rodovia e atolou. O tráfego de veículos que passavam pela BR 285, no sentido Lagoa Vermelha-Passo Fundo ficou totalmente interrompido. O acesso à BR 470, pelo trevo, também ficou completamente bloqueado. Houve a formação de um significativo congestionamento, deixando lento, também o sentido Passo Fundo-Lagoa Vermelha, da BR 285. Foram necessárias quase 3 horas de trabalho dos colaboradores da empresa de transporte, para que a carreta pudesse ser retirada do local. Um grande número de curiosos acompanhou a operação. A carreta transportava um grande transformador de energia elétrica. Todo o conjunto pesava aproximadamente 380 toneladas.

Meio Ambiente
A Prefeitura de Lagoa Vermelha, através da secretaria municipal da Agricultura vai desenvolver na próxima semana a Semana Municipal do Meio Ambiente. A programação terá como data principal a quinta-feira, dia 04. Na oportunidade acontecerá uma grande mobilização pelo recolhimento de óleo de cozinha usado, recolhimento de medicamentos - em parceria com a Vigilância Sanitária, além da coleta de pilha, baterias, lâmpadas e eletroeletrônicos. O recolhimento será concentrado na avenida Afonso Pena, junto ao módulo da Brigada Militar. Haverá também uma mobilização para o recolhimento de materiais volumosos, como estofados e móveis velhos. Neste caso, a campanha acontecerá nos bairros Gaúcha e Boa Vista. Além disso está prevista uma ação para limpeza do perímetro urbano de Lagoa Vermelha, e o plantio de cerca de mil mudas de Azaleia, flor símbolo da cidade, nas praças centrais.

Sintracom
e Sicom
Em anos anteriores o Sintracom - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e Mobiliário, estava acostumado a anunciar o acerto com o Sicom - Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário, durante a festa do trabalhador, realizada no dia 1º de maio. Neste ano a negociação se estendeu, com diversas rodadas de encontros entre os dirigentes de ambas as entidades. Depois de mais de 20 dias de espera, uma nova reunião entre os presidentes do Sintracom, Ariovaldo Carlos da Silva, e do Sicom, Valterez da Silva, finalmente aconteceu o acerto sobre os índices do dissídio coletivo, e a assinatura do acordo. Após as negociações, houve a definição por um repasse de 10% nos salários dos colaboradores. O índice já estará calculado na próxima folha de pagamento. Mesmo com a longa negociação, ambos os representantes das entidades afirmaram que foram necessárias concessões de ambas as partes para se alcançar um acordo.

Crise
Há muito tempo se ouve falar em dificuldades econômicas em todos os setores, do patrão ao empregado. Nos últimos tempos, estas dificuldades parecem ficar mais evidente ainda. Para se ter uma ideia, basta fazer um rápido levantamento dos nossos gastos diários com nossas famílias. Certamente não será difícil identificar que os custos de praticamente tudo estão mais salgados. Soma-se aí a dificuldade de se conquistar uma vaga no mercado de trabalho, ou de simplesmente haver a manutenção do emprego. O próprio setor moveleiro está com dificuldades de manter o número atual de trabalhadores em Lagoa Vermelha. No ano passado, um acordo chegou a ser firmado entre Sintracom e Sicom, justamente com o objetivo de haver a manutenção das vagas de emprego. A projeção para os próximos meses é de muitas dificuldades, não sendo descartada a possibilidade de demissões acontecerem de forma mais frequente. Pelo que se tem conhecimento, algumas empresas do município estariam passando por sérias dificuldades.

Rádio Cacique
Na quinta-feira, dia 26, a Rádio Cacique de Lagoa Vermelha completou 68 anos. A emissora é uma das pioneiras no interior do estado do Rio Grande do Sul. Identificada com a comunidade de Lagoa Vermelha e região, consolidou uma grande credibilidade, especialmente como seu trabalho jornalístico, informando toda comunidade e contribuindo com o desenvolvimento regional. Com o objetivo de evoluir junto com a sua audiência, em breve, a emissora deverá apresentar mais novidades ainda para os seus ouvintes. Como um dos colaboradores da Rádio Cacique, sinto-me feliz por fazer parte desta história de sucesso.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica


Marcos Roberto Nepomuceno


Mariluci Melo Ferreira

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes