Colunistas
 
 
Luciano Andrade
 
 
17/06/2016
 
Escolas
Parece que é cada vez maior o abismo em que está sendo jogada a educação, não só no Rio Grande do Sul. Porém, as dificuldades do estado estão cada vez mais próximas de nós. Não é de hoje que a grande maioria das Escolas Estaduais estão enfrentando sérias dificuldades de infraestrutura e manutenção. Em Lagoa Vermelha algumas escolas já sofreram, ou continuam sofrendo, com esta dificuldade. Atualmente é a Escola Agrícola Desidério Finamor que precisou interromper as aulas em função de um princípio de incêndio, que teria sido causado por problemas na rede de energia elétrica. Em função disso, já fazem duas semanas que a escola interrompeu as aulas.

Protesto
Na manhã da última segunda-feira, dia 13, depois de mais uma reunião na escola, os pais decidiram interromper o trânsito de veículos na BR 285, em frente ao acesso da escola. O objetivo foi de chamar a atenção para os problemas enfrentados pela escola, e a preocupação de toda comunidade escolar quanto ao andamento do ano letivo, que pode ficar comprometido. A manifestação aconteceu durante a manhã de segunda-feira, e chegou a causar um pequeno congestionamento de veículos.

CRE
A Coordenadoria Regional de Educação, através do seu titular, Santos Olavo Misturini, falou, em entrevista á Rádio Cacique, que já foi realizado um levantamento dos problemas, para encaminhar o serviço de manutenção e conserto. Segundo ele, o valor de R$ 10 mil já estaria sendo liberado, porém os problemas são mais sérios, havendo a necessidade de um volume de recursos maior para que todo o problema seja solucionado. Misturini garantiu que a Escola Agrícola deverá receber um total de R$ 200 mil para que todo o conserto possa ser efetuado. Segundo ele, uma previsão inicial é de que a manutenção possa demorar cerca de 15 dias, com a possibilidade de que as aulas permaneçam interrompidas durante este período. O coordenador afirmou que em muitos casos os problemas estruturais chegam a esta dimensão em função da falta de manutenção periódica, por uma má gestão administrativa de algumas direções.

Sábado
Solidário
Em função do frio intenso registrado em Lagoa Vermelha nas últimas semanas, aumenta a procura e a necessidade de agasalhos para famílias carentes do município. Neste sábado, dia 18, um dia especial de mobilização será desenvolvido, justamente para uma significativa coleta de agasalhos. O Sábado Solidário será concentrado no módulo da Brigada Militar. Serão recebidos agasalhos, cobertores e até mesmo calçados e travesseiros. Além deste dia especial de mobilização, a população de Lagoa Vermelha poderá encaminhar suas doações para o saguão da Prefeitura, ou na própria Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação, que mantém pontos permanentes de coleta.

Sessão Solene
Na segunda-feira, dia 13, a Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha realizou sessão solene para prestar homenagem pela passagem dos 68 anos da Rádio Cacique, os 120 anos dos Freis Capuchinhos no Rio Grande do Sul e os 113 anos de atuação dos Freis em Lagoa Vermelha e também aos 25 anos do Jornal Folha do Nordeste. O evento foi realizado a partir de uma sugestão do vereador Valdir Pomatti, do PTB. A sessão, que aconteceu no Salão Paroquial de Santo Antônio contou com uma significativa participação da comunidade, com a presença de autoridades, além da representação das instituições homenageadas. Entre os presentes esteve o Frei Isaias Borghetti, presidente da Fundação Educativa Nordeste, mantenedora das Rádios Cacique e Maisnova de Lagoa Vermelha, além do Frei Cleonir Dalbosco, Ministro Provincial dos Capuchinhos.

Frei René
A nota triste do início da semana foi a morte do Frei René Onzi. O ex-diretor da Rádio Cacique morreu aos 92 anos, em Caxias do Sul, por insuficiência respiratória, edema agudo de pulmão e insuficiência renal. Ele foi, ainda, diretor das rádios São Francisco de Caxias do Sul e Fátima de Vacaria. Frei René também esteve presente na trajetória profissional da minha família. Foi um dos primeiros diretores que trabalhou com meu pai, em meados da década de 80, quando saímos de Caxias do Sul para morar na cidade de Vacaria. Também era diretor quando ingressei na Rádio Fátima, de Vacaria, no final da década de 90. No ano passado, quando estive em Caxias do Sul para transmitir uma partida de futsal, pude visita-lo na Casa de Saúde dos Freis Capuchinhos. Apesar de uma rápida conversa, foram bons momentos com uma pessoa extremamente dedicada a comunicação e a evangelização.

Consulta Popular
Com a população, a cada dia que passa, mais descontente com “os governos” de uma forma generalizada, deverá ser difícil a sua mobilização para participar da votação da consulta popular. Historicamente esta participação vem diminuindo. Mesmo assim, este ainda é um importante mecanismo para a população, pelo menos, indicar quais as suas principais reivindicações. Neste ano a votação vai acontecer nos dias 5, 6 e 7 de julho. Os eleitores poderão votar em diversos pontos da cidade, porém o registro deste voto será exclusivamente pela internet, através do site www.consultapopular.rs.gov.br ou pelo aplicativo disponibilizado para representantes dos Coredes e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento, os Comudes.

Caseiros
Mais uma vez, a cidade será sede da Mostra Municipal e Regional de Vinhos artesanais. O ponto alto da programação será o jantar programado para o dia 02 de julho, no Centro Municipal de Eventos de Caseiros. O evento pretende avaliar a qualidade dos vinhos artesanais produzidos na região. Segundo uma estimativa da Secretaria Municipal da Agricultura, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Emater de Caseiros, certa de 30 produtores de vinhos, das cidades de Caseiros – Ibiraiaras e Muliterno, são aguardados para participar do evento.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
24/06/2016
17/06/2016
10/06/2016
03/06/2016
27/05/2016
20/05/2016
13/05/2016
06/05/2016
29/04/2016
22/04/2016
15/04/2016
08/04/2016
01/04/2016
25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Frei Marcelo de Carvalho


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado

Outros Colunistas (...)
Ibiraiaras na Assembleia do COREDE NORDESTE
COMUDES de Ibiraiaras, tendo à frente o presidente Sérgio Baldasso, participou quinta-feira, 20, da Assembleia do COREDE NORDESTE realizado na cidade de Sananduva. A Assembleia definiu os projetos en (...)
Grupo AGATI participa de mais um encontro realizado pelo CRAS
Na tarde de terça-feira (18), a equipe do CRAS reuniu-se com o grupo AGATI do bairro Rodrigues. No encontro foi aplicada uma dinâmica relacionada a doenças e, para finalizar, uma mensagem incentivando (...)
Estadual Sub 20: Lagoa Futsal 5 x 3 São José do Inhacorá
A equipe do Sub 20 do Lagoa Futsal, no domingo, 23, a partir das 14 horas, no Ginásio Adolfo Stella, recebeu o São José do Inhacorá. A equipe treinada por Daniel Bonez venceu pelo placar de 5 x 3. Ass (...)
Em Cerro Branco, Lagoa Futsal empata com a ACBF
Após vitória frente ao Parobé, jogando no Adolfo Stella, quando venceu pelo placar de 8 x 2, o Lagoa Futsal voltou a atuar fora de casa, desta vez em Cerro Branco, quando enfrentou a ACBF. O Lagoa Fut (...)
Sub 20 do Lagoa Futsal tem partida decisiva neste domingo, 23
No treino desta semana, o Sub 20 do Lagoa Futsal se prepara para o jogo de domingo, 23, às 14h, em Lagoa Vermelha, no Adolfo Stella, frente São José do Inhacorá. A partida é válida pelo estadual da (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes