Colunistas
 
 
Fabiana Rankrape
 
 
Bem-estar animal, por que se preocupar? - 24/07/2015
 
O bem-estar animal pode ser definido como o estado de harmonia do animal em relação ao ambiente em que vive, assim como o estado do indivíduo em relação as suas tentativas de se adaptar ao seu ambiente. Com isto surgem os questionamentos de por que se preocupar com o bem-estar dos animais?
A questão vem desde a percepção do ser humano, a exigência do mercado, a qualidade do produto final, bem como ganhos diretos e indiretos na produtividade. No entanto não podemos fornecer bem-estar aos animais e sim oferecer recursos para que eles se adaptem ao ambiente que estão alojados.
Sendo assim, como podemos avaliar o bem-estar dos animais? Precisamos conhecer a fisiologia do animal, comportamento natural da espécie que se trabalha, bem como o ambiente físico e sinais de estresse. Os indicadores de bem-estar são a produtividade, o comportamento, a incidência de problemas locomotores e de patologias.
Para alcançar o bem-estar é necessário fornecer tratamento adequado, abrigo, nutrição, manejo, prevenir doenças e proporcionar um abate humanitário aos animais de produção. Existem duas maneiras de melhorar o bem-estar, uma delas é o enriquecimento ambiental, que consiste em melhorar o ambiente em que os animais são criados, adequando para que o mesmo possa expressar seu comportamento natural. E a outra alternativa seria o uso de sistemas alternativos, como a produção de suínos ao ar livre, bovinos à pasto, buscando reduzir o estresse do confinamento.
O estresse no manejo pré-abate pode resultar em perdas na qualidade da carne, aumentando a incidência de carnes do inglês PSE (pálida, mole, exudativa) e DFD (escura, dura, seca). Estudos mostram que a qualidade da carne é influenciada pelo tipo de manejo que os animais recebem durante o período que antecede o abate.
Dessa forma, a adoção de manejos e práticas de bem-estar nem sempre alteram a produtividade. Contudo são exigências do mercado e dos consumidores, podendo agregar valor ao produto final.
 
Outras colunas deste Autor
Sistema de confinamento Compost Barn - 24/06/2016
Criação e produção de ovinos - 29/04/2016
O consumo de carne suína - 15/04/2016
Qualidade do leite - 01/04/2016
Qual o efeito do estresse térmico no desempenho de bovinos? - 19/02/2016
Produção animal em pastagem nativa - 05/02/2016
Como evitar perdas no processo de ensilagem? - 24/12/2015
Planejamento das atividades Agropecuárias - 27/11/2015
Rio Grande do Sul votará lei para impedir fraudes com o leite - 13/11/2015
A importância da qualidade da água na Produção Animal - 16/10/2015
Controle das cigarrinhas-das-pastagens - 02/10/2015
Mormo e o desfile da Semana Farroupilha - 04/09/2015
Nutrição animal - 21/08/2015
Interação genótipo-ambiente - 07/08/2015
Bem-estar animal, por que se preocupar? - 24/07/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Luciano Andrade


Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes