Colunistas
 
 
Fabiana Rankrape
Folha Rural
Folha Rural
 
 
Interação genótipo-ambiente - 07/08/2015
 
O fenótipo de um indivíduo é expresso pela interação entre o genótipo e o ambiente. Sendo importante diferenciar a fração devido aos genes, da que é devida ao ambiente, pois apenas os efeitos dos genes são transmitidos à próxima geração.
A herdabilidade pode ser entendida como o quanto das diferenças fenotípicas é devido às diferenças genéticas. Ou seja, expressa o grau de confiança do valor fenotípico como indicador do valor genético. A classificação varia de baixa (0,20) que são características de reprodução e sobrevivência, média (0,20 a 0,40) características de produção e alta (>0,40) características morfológicas e morfométricas.
O melhoramento genético animal tem por finalidade a identificação de animais com genética superior e que sejam capazes de transmitir isso a seus descendentes. As características são controladas pela herança genética, pelo ambiente e também pela ação conjunta, a qual é denominada de interação genótipo-ambiente.
A interação genótipo-ambiente torna-se importante quando tem-se diferenças entre o ambiente onde o animal é selecionado e onde irá produzir, visto que essa diferença pode resultar em resultados inferiores ao esperado, pois o ambiente pode não deixar o genótipo se expressar. Animais que são identificados como melhores em um ambiente não necessariamente podem apresentar igual desempenho em um ambiente diferenciado. Quanto maior for à diferença entre o genótipo e o ambiente, maior será o efeito da interação genótipo-ambiente.
Colocando na prática tal situação, mesmo no interior do estado existem diferenças de clima, assim como de nível tecnológico e de manejo. Sendo assim, imaginemos dois produtores de leite de regiões distintas do Rio Grande do Sul, que conversam sobre a escolha de reprodutores para cobrir suas fêmeas.
O catálogo que contém as informações genéticas dos touros para produção de leite com o desempenho das filhas, é o mesmo dos dois produtores. Devido o ambiente das duas regiões serem diferentes o resultado não será o mesmo, visto que o clima e manejo limitará a produção leiteira.
A solução para tal situação seria a seleção de animais dentro de cada região e sistema de produção, onde as particularidades sejam consideradas na avaliação genética. Na falta de informações genéticas, a escolha de touros que tem filhas produzindo satisfatoriamente na região pode ser uma alternativa, além de melhorias no manejo.
Dessa forma, o conhecimento da raça, do ambiente e da correlação entre as características de interesse é de extrema importância, visto que o animal carrega um conjunto de genes e a seleção para uma característica interfere em outra, pode-se melhorar uma característica e minimizar outra, pois possuem magnitudes e direção de respostas positivas ou negativas.
 
Outras colunas deste Autor
Sistema de confinamento Compost Barn - 24/06/2016
Criação e produção de ovinos - 29/04/2016
O consumo de carne suína - 15/04/2016
Qualidade do leite - 01/04/2016
Qual o efeito do estresse térmico no desempenho de bovinos? - 19/02/2016
Produção animal em pastagem nativa - 05/02/2016
Como evitar perdas no processo de ensilagem? - 24/12/2015
Planejamento das atividades Agropecuárias - 27/11/2015
Rio Grande do Sul votará lei para impedir fraudes com o leite - 13/11/2015
A importância da qualidade da água na Produção Animal - 16/10/2015
Controle das cigarrinhas-das-pastagens - 02/10/2015
Mormo e o desfile da Semana Farroupilha - 04/09/2015
Nutrição animal - 21/08/2015
Interação genótipo-ambiente - 07/08/2015
Bem-estar animal, por que se preocupar? - 24/07/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Marcos Roberto Nepomuceno


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Henrique Rech Neto
Promotor de Justiça e professor da UPF hrechneto@gmail.com

Outros Colunistas (...)
Justiça Federal determina multa de R$ 1.000,00 por hora para quem bloquear rodovias federais gaúchas

Na manhã desta quinta (24), a Justiça Federal -  TRF-4 concedeu liminar em favor da União visando garantir o direito de livre circulação.

Demandada (...)

Presidente do Legislativo participa da organização de evento que busca oportunidades de emprego aos lagoenses

O presidente do Legislativo, Braulio Guedes (PTB), participou nesta quarta-feira (23), de uma reunião a fim de organizar o Empregar RS. O evento acontecerá no dia 15 de junho, das 9h (...)

Mesa Diretora busca a instalação de abrigo para a Rodoviária

Na sessão ordinária desta segunda-feira (21), o presidente Braulio Guedes (PTB), representando a Mesa Diretora do Legislativo, formalizou pedido de providência ao Executivo Muni (...)

Ruth fiscaliza andamento das Obras

 Na manhã de terça-feira(22), a vereadora do Progressista, Ruth Bussolotto acompanhou o andamento do trabalho da Secretaria de Obras e Viação. Junto com o secret&aa (...)

Mais pinheiros, mais pinhas, mais pinhão: a produção sustentável da araucária

O que resta é cerca de 3% das araucárias que habitavam o Brasil entre 1800 e 1900, quando começou o ciclo da madeira e iniciou a exploração dessa árvore, a (...)

 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes