Colunistas
 
 
Fabiana Rankrape
 
 
Interação genótipo-ambiente - 07/08/2015
 
O fenótipo de um indivíduo é expresso pela interação entre o genótipo e o ambiente. Sendo importante diferenciar a fração devido aos genes, da que é devida ao ambiente, pois apenas os efeitos dos genes são transmitidos à próxima geração.
A herdabilidade pode ser entendida como o quanto das diferenças fenotípicas é devido às diferenças genéticas. Ou seja, expressa o grau de confiança do valor fenotípico como indicador do valor genético. A classificação varia de baixa (0,20) que são características de reprodução e sobrevivência, média (0,20 a 0,40) características de produção e alta (>0,40) características morfológicas e morfométricas.
O melhoramento genético animal tem por finalidade a identificação de animais com genética superior e que sejam capazes de transmitir isso a seus descendentes. As características são controladas pela herança genética, pelo ambiente e também pela ação conjunta, a qual é denominada de interação genótipo-ambiente.
A interação genótipo-ambiente torna-se importante quando tem-se diferenças entre o ambiente onde o animal é selecionado e onde irá produzir, visto que essa diferença pode resultar em resultados inferiores ao esperado, pois o ambiente pode não deixar o genótipo se expressar. Animais que são identificados como melhores em um ambiente não necessariamente podem apresentar igual desempenho em um ambiente diferenciado. Quanto maior for à diferença entre o genótipo e o ambiente, maior será o efeito da interação genótipo-ambiente.
Colocando na prática tal situação, mesmo no interior do estado existem diferenças de clima, assim como de nível tecnológico e de manejo. Sendo assim, imaginemos dois produtores de leite de regiões distintas do Rio Grande do Sul, que conversam sobre a escolha de reprodutores para cobrir suas fêmeas.
O catálogo que contém as informações genéticas dos touros para produção de leite com o desempenho das filhas, é o mesmo dos dois produtores. Devido o ambiente das duas regiões serem diferentes o resultado não será o mesmo, visto que o clima e manejo limitará a produção leiteira.
A solução para tal situação seria a seleção de animais dentro de cada região e sistema de produção, onde as particularidades sejam consideradas na avaliação genética. Na falta de informações genéticas, a escolha de touros que tem filhas produzindo satisfatoriamente na região pode ser uma alternativa, além de melhorias no manejo.
Dessa forma, o conhecimento da raça, do ambiente e da correlação entre as características de interesse é de extrema importância, visto que o animal carrega um conjunto de genes e a seleção para uma característica interfere em outra, pode-se melhorar uma característica e minimizar outra, pois possuem magnitudes e direção de respostas positivas ou negativas.
 
Outras colunas deste Autor
Sistema de confinamento Compost Barn - 24/06/2016
Criação e produção de ovinos - 29/04/2016
O consumo de carne suína - 15/04/2016
Qualidade do leite - 01/04/2016
Qual o efeito do estresse térmico no desempenho de bovinos? - 19/02/2016
Produção animal em pastagem nativa - 05/02/2016
Como evitar perdas no processo de ensilagem? - 24/12/2015
Planejamento das atividades Agropecuárias - 27/11/2015
Rio Grande do Sul votará lei para impedir fraudes com o leite - 13/11/2015
A importância da qualidade da água na Produção Animal - 16/10/2015
Controle das cigarrinhas-das-pastagens - 02/10/2015
Mormo e o desfile da Semana Farroupilha - 04/09/2015
Nutrição animal - 21/08/2015
Interação genótipo-ambiente - 07/08/2015
Bem-estar animal, por que se preocupar? - 24/07/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Ronaldo Santini
Deputado Estadual


Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes