Colunistas
 
 
Fabiana Rankrape
 
 
Nutrição animal - 21/08/2015
 
A nutrição animal tem grande importância no aumento da produtividade, uma vez que pode representar de 50 a 70% dos custos de produção, sendo o concentrado o que apresenta maior custo. Por isso, conhecer as características dos alimentos bem como seu valor nutricional é essencial para balancear uma dieta com custo mínimo.
Os alimentos são classificados em volumosos (baixo teor energético), concentrados (alto teor de energia), divididos em energéticos (menos de 20% de proteína bruta) e proteicos (mais de 20% de proteína bruta), minerais, vitaminas e aditivos.
Os concentrados energéticos utilizados na alimentação animal são grãos de cereais (milho, trigo), subprodutos, raízes e túberculos, gorduras e óleos. Proteicos de origem vegetal são leguminosas como o farelo de soja e de origem animal como farinha de carne.
A nutrição utiliza as exigências nutricionais, visando atender as necessidades de determinados nutrientes para cada categoria animal, portanto um animal pode ser alimentado, mas não estar bem nutrido. A exigência nutricional é a quantidade necessária para cada espécie animal, buscando sua manutenção, produção e reprodução.
A nutrição animal envolve os alimentos, as exigências nutricionais, os nutrientes e as técnicas de alimentação. Uma dieta balanceada fornece as quantidades exigidas aos animais de acordo com as necessidades dos animais. O manejo nutricional é fundamental, para adequar a nutrição a fase de vida do animal, visando maximizar o potencial genético da espécie, proporcionando maior produtividade, conforto e retorno econômico.
Um animal sofrendo estresse pode ter uma ingestão deficiente de alimentos e com isso ter alterações hormonais, metabólicas e consequente queda na produção, diminuição da eficiência reprodutiva e aumento da incidência de doenças. Tais efeitos podem ser minimizados através de um manejo adequado, bem como fazendo uso de ventilação, sombra natural ou artificial.
Entre os pilares da produção animal está a nutrição, a genética e o manejo. São itens que se bem trabalhos garantem sucesso na pecuária, pois de nada adianta ter animais com genética excelente e não fornecer nutrição e manejo adequado, pois o animal não irá expressar seu potencial máximo de produção. Assim como um animal em um ambiente inadequado que não consegue expressar seu comportamento natural, não terá o mesmo desempenho, caso estivesse em “bem-estar”.
Para formular uma dieta precisa-se conhecer a categoria animal, o alimento e fazer uma avaliação econômica. O fornecimento de uma dieta balanceada adequada de acordo com a exigência da espécie, bem como a qualidade destes alimentos fornecidos é fator decisivo para garantir rentabilidade, eficiência produtiva e econômica ao produtor. Dessa forma, procure informações nas entidades de assistência públicas e/ou empresas privadas, pois, eles poderão auxiliar no balanceamento de dietas.
 
Outras colunas deste Autor
Sistema de confinamento Compost Barn - 24/06/2016
Criação e produção de ovinos - 29/04/2016
O consumo de carne suína - 15/04/2016
Qualidade do leite - 01/04/2016
Qual o efeito do estresse térmico no desempenho de bovinos? - 19/02/2016
Produção animal em pastagem nativa - 05/02/2016
Como evitar perdas no processo de ensilagem? - 24/12/2015
Planejamento das atividades Agropecuárias - 27/11/2015
Rio Grande do Sul votará lei para impedir fraudes com o leite - 13/11/2015
A importância da qualidade da água na Produção Animal - 16/10/2015
Controle das cigarrinhas-das-pastagens - 02/10/2015
Mormo e o desfile da Semana Farroupilha - 04/09/2015
Nutrição animal - 21/08/2015
Interação genótipo-ambiente - 07/08/2015
Bem-estar animal, por que se preocupar? - 24/07/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Leodário Schuster
Empresário


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes