Colunistas
 
 
Fabiana Rankrape
 
 
A importância da qualidade da água na Produção Animal - 16/10/2015
 
A água depois do oxigênio é o nutriente essencial mais importante para os seres vivos. O leite contém 87% de água e no corpo do bovino adulto representa 70%, podendo chegar até 90% em animal recém-nascido. Dessa forma, no balanceamento da dieta a água é um componente essencial que não deve ser esquecido. Uma vez que a redução da ingestão de água reduz a ingestão de alimentos e o desempenho dos animais.
A água deve ser limpa, fresca, possuir níveis baixos de sólidos, alcalinidade e ser isenta de compostos tóxicos. Nos bovinos tem a função de nutrição do tecido celular e de compensar as perdas ocorridas pelo leite, fezes, urina, saliva, suor e também na manutenção da homeotermia, regulando a temperatura interna do corpo e dos órgãos. A exigência de consumo diário varia de acordo com a temperatura ambiente, peso vivo, categoria animal e níveis de produção.
A restrição de água para vacas leiteiras provoca redução no consumo de alimentos, queda na produção de leite e no peso dos animais. Pesquisas mostram que a restrição hídrica por 48 horas em vacas em lactação, reduziu em 35% o consumo de alimentos, 12% o peso corporal e 30% a produção de leite. Demonstrando efeitos prejudiciais no desempenho, saúde e bem-estar dos animais.
O ideal é que sejam disponibilizados bebedouros tanto na sala de espera para ordenha, como em piquetes de pastagens ou áreas de descanso, pois pesquisas mostram aumento de 5% na produção de leite, quando os animais não precisam percorrer mais de 600 m em busca de água.
Sendo assim, recomenda-se que a distribuição dos bebedouros facilite o acesso dos animais, o fluxo de água nos bebedouros deve permitir renovação de pelo menos duas vezes ao dia e devem ser dimensionados para que um número maior de animais adultos possam beber simultaneamente, evitando competição. A água sendo um nutriente essencial para os animais deve ser fornecida em quantidade e qualidades aos mesmos. A ingestão insuficiente de água pode acarretar problemas de sanidade, prejudicando a qualidade da carne e leite, assim gerando perdas econômicas.
 
Outras colunas deste Autor
Sistema de confinamento Compost Barn - 24/06/2016
Criação e produção de ovinos - 29/04/2016
O consumo de carne suína - 15/04/2016
Qualidade do leite - 01/04/2016
Qual o efeito do estresse térmico no desempenho de bovinos? - 19/02/2016
Produção animal em pastagem nativa - 05/02/2016
Como evitar perdas no processo de ensilagem? - 24/12/2015
Planejamento das atividades Agropecuárias - 27/11/2015
Rio Grande do Sul votará lei para impedir fraudes com o leite - 13/11/2015
A importância da qualidade da água na Produção Animal - 16/10/2015
Controle das cigarrinhas-das-pastagens - 02/10/2015
Mormo e o desfile da Semana Farroupilha - 04/09/2015
Nutrição animal - 21/08/2015
Interação genótipo-ambiente - 07/08/2015
Bem-estar animal, por que se preocupar? - 24/07/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica


Leodário Schuster
Empresário


Joel Anzolin Muliterno
Advogado

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes