Colunistas
 
 
Fabiana Rankrape
Folha Rural
Folha Rural
 
 
Planejamento das atividades Agropecuárias - 27/11/2015
 
Planejar é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente. Pois, é um processo constante de tomada de decisões, uma vez que, o planejamento é um processo composto de ações inter-relacionadas e interdependentes que visam o alcance de objetivos estabelecidos previamente.
Nesse contexto, precisamos de objetivos e metas compatíveis com a realidade de cada propriedade. Dessa forma, os objetivos são os alvos ou fins que se deseja atingir, estes devem ser específicos. Já as metas são as etapas que define de que forma os objetivos serão alcançados e em quanto tempo. E os planos são as ações ou o caminho que o administrador seguirá para atingir os objetivos.
Com os objetivos e as metas definidos, em seguida deve-se planejar as ações, de forma a definir oque será feito, quem fará, como e onde, estabelecendo um cronograma das atividades, ou seja, colocar no papel oque é preciso para alcançar os objetivos e as metas estabelecidas.
Para um bom planejamento é necessário ter dados e informações disponíveis em quantidade e qualidade, para assim subsidiar o processo de diagnóstico e tomada de decisão. Alguns exemplos de indicadores na produção de leite como: a produção de leite/vaca/ano e a produção diária, o consumo de matéria seca, a taxa de prenhez, idade ao primeiro parto, a contagem de Células somáticas (CCS), Contagem bacteriana total (CBT). Já na pecuária de corte indicadores como: a taxa de natalidade, mortalidade, taxa de lotação, idade de abate, taxa de descarte, entre outros indicadores que devem ser utilizados para a gestão da propriedade.
Administrar é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ações através do planejamento, organização e controle, de maneira a alcançar os objetivos de maneira eficaz. Sendo que, o monitoramento deve ser constante, pois as melhorias são contínuas.
 
Outras colunas deste Autor
Sistema de confinamento Compost Barn - 24/06/2016
Criação e produção de ovinos - 29/04/2016
O consumo de carne suína - 15/04/2016
Qualidade do leite - 01/04/2016
Qual o efeito do estresse térmico no desempenho de bovinos? - 19/02/2016
Produção animal em pastagem nativa - 05/02/2016
Como evitar perdas no processo de ensilagem? - 24/12/2015
Planejamento das atividades Agropecuárias - 27/11/2015
Rio Grande do Sul votará lei para impedir fraudes com o leite - 13/11/2015
A importância da qualidade da água na Produção Animal - 16/10/2015
Controle das cigarrinhas-das-pastagens - 02/10/2015
Mormo e o desfile da Semana Farroupilha - 04/09/2015
Nutrição animal - 21/08/2015
Interação genótipo-ambiente - 07/08/2015
Bem-estar animal, por que se preocupar? - 24/07/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Fabiana Rankrape
Folha Rural


Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista


Henrique Rech Neto
Promotor de Justiça e professor da UPF hrechneto@gmail.com

Outros Colunistas (...)
Justiça Federal determina multa de R$ 1.000,00 por hora para quem bloquear rodovias federais gaúchas

Na manhã desta quinta (24), a Justiça Federal -  TRF-4 concedeu liminar em favor da União visando garantir o direito de livre circulação.

Demandada (...)

Presidente do Legislativo participa da organização de evento que busca oportunidades de emprego aos lagoenses

O presidente do Legislativo, Braulio Guedes (PTB), participou nesta quarta-feira (23), de uma reunião a fim de organizar o Empregar RS. O evento acontecerá no dia 15 de junho, das 9h (...)

Mesa Diretora busca a instalação de abrigo para a Rodoviária

Na sessão ordinária desta segunda-feira (21), o presidente Braulio Guedes (PTB), representando a Mesa Diretora do Legislativo, formalizou pedido de providência ao Executivo Muni (...)

Ruth fiscaliza andamento das Obras

 Na manhã de terça-feira(22), a vereadora do Progressista, Ruth Bussolotto acompanhou o andamento do trabalho da Secretaria de Obras e Viação. Junto com o secret&aa (...)

Mais pinheiros, mais pinhas, mais pinhão: a produção sustentável da araucária

O que resta é cerca de 3% das araucárias que habitavam o Brasil entre 1800 e 1900, quando começou o ciclo da madeira e iniciou a exploração dessa árvore, a (...)

 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes