Colunistas
 
 
Fabiana Rankrape
 
 
Como evitar perdas no processo de ensilagem? - 24/12/2015
 
Conservar forragem é uma forma de suprir a alimentação em época de escassez de alimento aos animais. A técnica de ensilagem é uma prática que envolve processos necessários para conservar um volumoso de qualidade, a fim de minimizar perdas e preservar o alimento durante o armazenamento. Envolve os efeitos das plantas, dos microrganismos e de processos químicos, sendo que, a qualidade da silagem depende da natureza do processo, tempo de ensilagem e condições ambientais. O processo envolve quatro fases sendo estas: pré-fechamento, fermentação ativa, fase estável e abertura do silo. A forrageira a ser ensilada deve ter uma quantidade de matéria seca que varia entre 30 e 35%, apresentar baixo poder tampão (permite rápida queda do pH), além de satisfatória fermentação para a população de bactérias produtoras de lactato.
Entre as perdas que ocorrem no processo de fermentação estão as alterações químico-bromatológicas que dependem das características da planta e estão associadas às práticas de implantação, manejo e colheita, bem como, o sistema de armazenamento. Aspectos como estádio de maturação na colheita, clima e solo, causam variações na qualidade da silagem. Fatores como tamanho da partícula devem ser considerados, o tamanho entre 2 e 2,5 cm, facilita a compactação, permitindo retirar todo o oxigênio do silo, para em seguida vedá-lo.
Um fator que pode comprometer a qualidade da fermentação e o valor nutritivo da silagem é o teor de umidade, pois essa favorece o crescimento de bactérias anaeróbicas indesejáveis (exemplo Clostridium ssp.). A presença de oxigênio combinado com baixa umidade possibilita a atividade respiratória causando elevação da temperatura interna do silo, comprometendo o valor nutricional e favorecendo o aparecimento de fungos.
Dessa forma, para uma correta fermentação, que possibilite obter uma silagem de qualidade faz-se necessário a ausência de oxigênio, presença de bactérias anaeróbicas. Utilizando a combinação, escolha do híbrido adequado, momento de corte correto, tamanho de partícula, e uma adequada compactação e vedação, pode-se produzir alimento adequado aos animais de produção.
 
Outras colunas deste Autor
Sistema de confinamento Compost Barn - 24/06/2016
Criação e produção de ovinos - 29/04/2016
O consumo de carne suína - 15/04/2016
Qualidade do leite - 01/04/2016
Qual o efeito do estresse térmico no desempenho de bovinos? - 19/02/2016
Produção animal em pastagem nativa - 05/02/2016
Como evitar perdas no processo de ensilagem? - 24/12/2015
Planejamento das atividades Agropecuárias - 27/11/2015
Rio Grande do Sul votará lei para impedir fraudes com o leite - 13/11/2015
A importância da qualidade da água na Produção Animal - 16/10/2015
Controle das cigarrinhas-das-pastagens - 02/10/2015
Mormo e o desfile da Semana Farroupilha - 04/09/2015
Nutrição animal - 21/08/2015
Interação genótipo-ambiente - 07/08/2015
Bem-estar animal, por que se preocupar? - 24/07/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Frei Marcelo de Carvalho


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado


Mariluci Melo Ferreira

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes