Colunistas
 
 
Fabiana Rankrape
Folha Rural
Folha Rural
 
 
Como evitar perdas no processo de ensilagem? - 24/12/2015
 
Conservar forragem é uma forma de suprir a alimentação em época de escassez de alimento aos animais. A técnica de ensilagem é uma prática que envolve processos necessários para conservar um volumoso de qualidade, a fim de minimizar perdas e preservar o alimento durante o armazenamento. Envolve os efeitos das plantas, dos microrganismos e de processos químicos, sendo que, a qualidade da silagem depende da natureza do processo, tempo de ensilagem e condições ambientais. O processo envolve quatro fases sendo estas: pré-fechamento, fermentação ativa, fase estável e abertura do silo. A forrageira a ser ensilada deve ter uma quantidade de matéria seca que varia entre 30 e 35%, apresentar baixo poder tampão (permite rápida queda do pH), além de satisfatória fermentação para a população de bactérias produtoras de lactato.
Entre as perdas que ocorrem no processo de fermentação estão as alterações químico-bromatológicas que dependem das características da planta e estão associadas às práticas de implantação, manejo e colheita, bem como, o sistema de armazenamento. Aspectos como estádio de maturação na colheita, clima e solo, causam variações na qualidade da silagem. Fatores como tamanho da partícula devem ser considerados, o tamanho entre 2 e 2,5 cm, facilita a compactação, permitindo retirar todo o oxigênio do silo, para em seguida vedá-lo.
Um fator que pode comprometer a qualidade da fermentação e o valor nutritivo da silagem é o teor de umidade, pois essa favorece o crescimento de bactérias anaeróbicas indesejáveis (exemplo Clostridium ssp.). A presença de oxigênio combinado com baixa umidade possibilita a atividade respiratória causando elevação da temperatura interna do silo, comprometendo o valor nutricional e favorecendo o aparecimento de fungos.
Dessa forma, para uma correta fermentação, que possibilite obter uma silagem de qualidade faz-se necessário a ausência de oxigênio, presença de bactérias anaeróbicas. Utilizando a combinação, escolha do híbrido adequado, momento de corte correto, tamanho de partícula, e uma adequada compactação e vedação, pode-se produzir alimento adequado aos animais de produção.
 
Outras colunas deste Autor
Sistema de confinamento Compost Barn - 24/06/2016
Criação e produção de ovinos - 29/04/2016
O consumo de carne suína - 15/04/2016
Qualidade do leite - 01/04/2016
Qual o efeito do estresse térmico no desempenho de bovinos? - 19/02/2016
Produção animal em pastagem nativa - 05/02/2016
Como evitar perdas no processo de ensilagem? - 24/12/2015
Planejamento das atividades Agropecuárias - 27/11/2015
Rio Grande do Sul votará lei para impedir fraudes com o leite - 13/11/2015
A importância da qualidade da água na Produção Animal - 16/10/2015
Controle das cigarrinhas-das-pastagens - 02/10/2015
Mormo e o desfile da Semana Farroupilha - 04/09/2015
Nutrição animal - 21/08/2015
Interação genótipo-ambiente - 07/08/2015
Bem-estar animal, por que se preocupar? - 24/07/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Mariluci Melo Ferreira


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica


José Antônio de Andrade
joseantonio@somarimoveis.com

Outros Colunistas (...)
Justiça Federal determina multa de R$ 1.000,00 por hora para quem bloquear rodovias federais gaúchas

Na manhã desta quinta (24), a Justiça Federal -  TRF-4 concedeu liminar em favor da União visando garantir o direito de livre circulação.

Demandada (...)

Presidente do Legislativo participa da organização de evento que busca oportunidades de emprego aos lagoenses

O presidente do Legislativo, Braulio Guedes (PTB), participou nesta quarta-feira (23), de uma reunião a fim de organizar o Empregar RS. O evento acontecerá no dia 15 de junho, das 9h (...)

Mesa Diretora busca a instalação de abrigo para a Rodoviária

Na sessão ordinária desta segunda-feira (21), o presidente Braulio Guedes (PTB), representando a Mesa Diretora do Legislativo, formalizou pedido de providência ao Executivo Muni (...)

Ruth fiscaliza andamento das Obras

 Na manhã de terça-feira(22), a vereadora do Progressista, Ruth Bussolotto acompanhou o andamento do trabalho da Secretaria de Obras e Viação. Junto com o secret&aa (...)

Mais pinheiros, mais pinhas, mais pinhão: a produção sustentável da araucária

O que resta é cerca de 3% das araucárias que habitavam o Brasil entre 1800 e 1900, quando começou o ciclo da madeira e iniciou a exploração dessa árvore, a (...)

 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes