Colunistas
 
 
Fabiana Rankrape
Folha Rural
Folha Rural
 
 
Qualidade do leite - 01/04/2016
 
O leite é um dos produtos mais importantes da agropecuária e desempenha um relevante papel no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população. O Brasil é o sexto produtor mundial de leite e cresce à uma taxa anual de 4%. Neste contexto, a qualidade do leite in natura sofre influência de fatores associados ao manejo, alimentação, potencial genético dos animais, processo de obtenção e armazenamento. A mastite exerce influência sobre a composição e as características físico-químicas do leite, acompanhada de um aumento da contagem de células somáticas (CCS).
O acompanhamento da CCS dos animais individualmente ou do taque é uma avaliação extremamente importante para verificar o nível de mastite subclínica no rebanho, visando estabelecer medidas de prevenção e controle. Pois, a mastite provoca, além do aumento de CCS, alterações nos componentes do leite, gordura, proteína, lactose, enzimas e minerais.
Para a prevenção e controle da mastite deve-se estabelecer um programa, implementado com mão-de-obra especializada, monitoramento dos índices de mastite clínica e subclínica com escore de células somáticas, teste da caneca, California Mastitis Test (CMT), perfil microbiológico e de resistência a antimicrobianos. Além da higiene do ambiente, instalações com dimensionamento correto e piquetes com sombreamento e sem formação de lodo.
Animais diagnosticados com mastite clínica, podem ser tratados imediatamente ou no momento da secagem das vacas, deve-se aplicar o tratamento de vaca seca, que tem por finalidade a cura de infecções subclínicas e prevenção de novas infecções no período seco. É extremamente importante, o descarte de vacas com infecções crônicas, além do manejo, da higiene e manutenção do sistema de ordenha.
A melhoria da qualidade do leite é um desafio para o setor leiteiro, uma vez que, uma matéria prima de qualidade proporciona um maior rendimento e qualidade dos derivados produzidos. Neste interim, algumas empresas pagam pela qualidade do leite, entre os critérios utilizados para o pagamento diferenciado estão os teores de proteína e gordura, baixa CCS e Contagem Bacteriana Total (CBT).
Dessa forma, a qualidade do leite sofre influência da presença de doenças (brucelose, tuberculose, mastite), falta de higiene durante a ordenha, na limpeza e sanitização dos equipamentos, qualidade da água, acondicionamento e transporte em condições inadequadas de higiene e temperatura. Contudo, a produção de leite de qualidade é benéfica tanto para os produtores, a indústria, os consumidores e além disso, garante a confiança do consumidor e a competitividade da cadeia produtiva do leite.
 
Outras colunas deste Autor
Sistema de confinamento Compost Barn - 24/06/2016
Criação e produção de ovinos - 29/04/2016
O consumo de carne suína - 15/04/2016
Qualidade do leite - 01/04/2016
Qual o efeito do estresse térmico no desempenho de bovinos? - 19/02/2016
Produção animal em pastagem nativa - 05/02/2016
Como evitar perdas no processo de ensilagem? - 24/12/2015
Planejamento das atividades Agropecuárias - 27/11/2015
Rio Grande do Sul votará lei para impedir fraudes com o leite - 13/11/2015
A importância da qualidade da água na Produção Animal - 16/10/2015
Controle das cigarrinhas-das-pastagens - 02/10/2015
Mormo e o desfile da Semana Farroupilha - 04/09/2015
Nutrição animal - 21/08/2015
Interação genótipo-ambiente - 07/08/2015
Bem-estar animal, por que se preocupar? - 24/07/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Mariluci Melo Ferreira


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista

Outros Colunistas (...)
Justiça Federal determina multa de R$ 1.000,00 por hora para quem bloquear rodovias federais gaúchas

Na manhã desta quinta (24), a Justiça Federal -  TRF-4 concedeu liminar em favor da União visando garantir o direito de livre circulação.

Demandada (...)

Presidente do Legislativo participa da organização de evento que busca oportunidades de emprego aos lagoenses

O presidente do Legislativo, Braulio Guedes (PTB), participou nesta quarta-feira (23), de uma reunião a fim de organizar o Empregar RS. O evento acontecerá no dia 15 de junho, das 9h (...)

Mesa Diretora busca a instalação de abrigo para a Rodoviária

Na sessão ordinária desta segunda-feira (21), o presidente Braulio Guedes (PTB), representando a Mesa Diretora do Legislativo, formalizou pedido de providência ao Executivo Muni (...)

Ruth fiscaliza andamento das Obras

 Na manhã de terça-feira(22), a vereadora do Progressista, Ruth Bussolotto acompanhou o andamento do trabalho da Secretaria de Obras e Viação. Junto com o secret&aa (...)

Mais pinheiros, mais pinhas, mais pinhão: a produção sustentável da araucária

O que resta é cerca de 3% das araucárias que habitavam o Brasil entre 1800 e 1900, quando começou o ciclo da madeira e iniciou a exploração dessa árvore, a (...)

 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes