Colunistas
 
 
Fabiana Rankrape
 
 
Qualidade do leite - 01/04/2016
 
O leite é um dos produtos mais importantes da agropecuária e desempenha um relevante papel no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população. O Brasil é o sexto produtor mundial de leite e cresce à uma taxa anual de 4%. Neste contexto, a qualidade do leite in natura sofre influência de fatores associados ao manejo, alimentação, potencial genético dos animais, processo de obtenção e armazenamento. A mastite exerce influência sobre a composição e as características físico-químicas do leite, acompanhada de um aumento da contagem de células somáticas (CCS).
O acompanhamento da CCS dos animais individualmente ou do taque é uma avaliação extremamente importante para verificar o nível de mastite subclínica no rebanho, visando estabelecer medidas de prevenção e controle. Pois, a mastite provoca, além do aumento de CCS, alterações nos componentes do leite, gordura, proteína, lactose, enzimas e minerais.
Para a prevenção e controle da mastite deve-se estabelecer um programa, implementado com mão-de-obra especializada, monitoramento dos índices de mastite clínica e subclínica com escore de células somáticas, teste da caneca, California Mastitis Test (CMT), perfil microbiológico e de resistência a antimicrobianos. Além da higiene do ambiente, instalações com dimensionamento correto e piquetes com sombreamento e sem formação de lodo.
Animais diagnosticados com mastite clínica, podem ser tratados imediatamente ou no momento da secagem das vacas, deve-se aplicar o tratamento de vaca seca, que tem por finalidade a cura de infecções subclínicas e prevenção de novas infecções no período seco. É extremamente importante, o descarte de vacas com infecções crônicas, além do manejo, da higiene e manutenção do sistema de ordenha.
A melhoria da qualidade do leite é um desafio para o setor leiteiro, uma vez que, uma matéria prima de qualidade proporciona um maior rendimento e qualidade dos derivados produzidos. Neste interim, algumas empresas pagam pela qualidade do leite, entre os critérios utilizados para o pagamento diferenciado estão os teores de proteína e gordura, baixa CCS e Contagem Bacteriana Total (CBT).
Dessa forma, a qualidade do leite sofre influência da presença de doenças (brucelose, tuberculose, mastite), falta de higiene durante a ordenha, na limpeza e sanitização dos equipamentos, qualidade da água, acondicionamento e transporte em condições inadequadas de higiene e temperatura. Contudo, a produção de leite de qualidade é benéfica tanto para os produtores, a indústria, os consumidores e além disso, garante a confiança do consumidor e a competitividade da cadeia produtiva do leite.
 
Outras colunas deste Autor
Sistema de confinamento Compost Barn - 24/06/2016
Criação e produção de ovinos - 29/04/2016
O consumo de carne suína - 15/04/2016
Qualidade do leite - 01/04/2016
Qual o efeito do estresse térmico no desempenho de bovinos? - 19/02/2016
Produção animal em pastagem nativa - 05/02/2016
Como evitar perdas no processo de ensilagem? - 24/12/2015
Planejamento das atividades Agropecuárias - 27/11/2015
Rio Grande do Sul votará lei para impedir fraudes com o leite - 13/11/2015
A importância da qualidade da água na Produção Animal - 16/10/2015
Controle das cigarrinhas-das-pastagens - 02/10/2015
Mormo e o desfile da Semana Farroupilha - 04/09/2015
Nutrição animal - 21/08/2015
Interação genótipo-ambiente - 07/08/2015
Bem-estar animal, por que se preocupar? - 24/07/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Luciano Andrade


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador

Outros Colunistas (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Na tarde de terça-feira, 14, na sede da CICAS, na presença da imprensa, o secretário da Indústria e Comércio, João Paulo Salvador, juntamente com o Sindilojas, Sicom, Cicas e Sindilojas, realizou o la (...)
Ricardo Machado compete em São Paulo
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado participará, no próximo sábado, 18 de novembro, do MTB 12 Horas. A ser realizada em São Paulo, a competição de longa duração é considera (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes