Colunistas
 
 
Fabiana Rankrape
Folha Rural
Folha Rural
 
 
O consumo de carne suína - 15/04/2016
 
A introdução de tecnologias na suinocultura, como a sanidade, nutrição, o melhoramento genético, manejo adequado e a produção integrada. Colocam o Brasil em 4º lugar em produção e exportação mundial de carne suína e os três estados da Região Sul são os principais produtores no país. Entretanto, no Brasil o consumo de carne suína é relativamente baixo, em torno de 15 kg/pessoa/ano. Fato este que, pode estar relacionado a forma como eram criados os suínos nos primórdios e algumas crenças equivocadas que ainda existem por meio da população. Entre os questionamentos tidos pela população são: carne suína tem muito colesterol? Carne suína causa doenças?
Primeiramente, você conhece a forma atual de criação dos suínos? Os primeiros suínos criados eram do “tipo banha”, onde devido à falta de refrigeração a carne era conservada na gordura produzida pelo animal, além de utilizada no preparo dos alimentos. Com a mudança no hábito de consumo, a introdução do óleo vegetal e as técnicas de melhoramento e nutrição, selecionou-se um animal “tipo carne”, ou seja, com carne mais magra e menor espessura de toucinho.
A carne suína, além de saborosa é rica em nutrientes benéficos a saúde humana. E o seu colesterol não é mais elevado que os demais tipos de carne, pois se comparar o lombo suíno é mais magro que a carne das coxas e peito de frango.
Além disso, a questão sanitária é um fator extremamente importante que é considerado na criação de suínos. Uma vez que, para a exportação os países compradores impõem normas de sanidade e qualidade. A questão da sanidade do animal está intimamente ligada a produtividade e a qualidade do produto final.
Dessa forma, apesar dos avanços tecnológicos na produção que reduziram em média 35% a gordura da carne do suíno que tínhamos anos atrás. Conceitos equivocados ainda influenciam negativamente o consumo de carne suína, assim faz-se necessário mais investimento em marketing e esclarecimento do valor nutricional da carne e seus derivados.
 
Outras colunas deste Autor
Sistema de confinamento Compost Barn - 24/06/2016
Criação e produção de ovinos - 29/04/2016
O consumo de carne suína - 15/04/2016
Qualidade do leite - 01/04/2016
Qual o efeito do estresse térmico no desempenho de bovinos? - 19/02/2016
Produção animal em pastagem nativa - 05/02/2016
Como evitar perdas no processo de ensilagem? - 24/12/2015
Planejamento das atividades Agropecuárias - 27/11/2015
Rio Grande do Sul votará lei para impedir fraudes com o leite - 13/11/2015
A importância da qualidade da água na Produção Animal - 16/10/2015
Controle das cigarrinhas-das-pastagens - 02/10/2015
Mormo e o desfile da Semana Farroupilha - 04/09/2015
Nutrição animal - 21/08/2015
Interação genótipo-ambiente - 07/08/2015
Bem-estar animal, por que se preocupar? - 24/07/2015
 
   
publicidade - anuncie
   


Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista


Luciano Andrade


Terezinha do Carmo
Pedagoga

Outros Colunistas (...)
Justiça Federal determina multa de R$ 1.000,00 por hora para quem bloquear rodovias federais gaúchas

Na manhã desta quinta (24), a Justiça Federal -  TRF-4 concedeu liminar em favor da União visando garantir o direito de livre circulação.

Demandada (...)

Presidente do Legislativo participa da organização de evento que busca oportunidades de emprego aos lagoenses

O presidente do Legislativo, Braulio Guedes (PTB), participou nesta quarta-feira (23), de uma reunião a fim de organizar o Empregar RS. O evento acontecerá no dia 15 de junho, das 9h (...)

Mesa Diretora busca a instalação de abrigo para a Rodoviária

Na sessão ordinária desta segunda-feira (21), o presidente Braulio Guedes (PTB), representando a Mesa Diretora do Legislativo, formalizou pedido de providência ao Executivo Muni (...)

Ruth fiscaliza andamento das Obras

 Na manhã de terça-feira(22), a vereadora do Progressista, Ruth Bussolotto acompanhou o andamento do trabalho da Secretaria de Obras e Viação. Junto com o secret&aa (...)

Mais pinheiros, mais pinhas, mais pinhão: a produção sustentável da araucária

O que resta é cerca de 3% das araucárias que habitavam o Brasil entre 1800 e 1900, quando começou o ciclo da madeira e iniciou a exploração dessa árvore, a (...)

 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes