Colunistas
 
 
Mariluci Melo Ferreira
 
 
Liberdade ainda que tardia - 15/04/2016
 
A imagem da Bandeira do estado de Minas Gerais foi o estandarte da Inconfidência Mineira, um expressivo movimento de contestação registrado no Brasil no final do século XVIII. Os dizeres estão em latim e a sua tradução é “Liberdade ainda que tardia”.
O mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes foi um dos líderes da revolta e acabou virando o mártir da Inconfidência, sendo condenado à forca para servir de exemplo. A principal motivação dessa revolta colonial foi a alta carga tributária imposta pelos dominadores portugueses e que recaía sobre os mineradores.
No século XVIII o território brasileiro ainda era colônia de Portugal, portanto ainda não era pensado como nação. Portugal, que na época era governado pela rainha D. Maria “a louca”, começou a intervir mais na política da colônia. O principal foco fiscalizador era Minas Gerais, devido aos metais preciosos descobertos naquela região. Vinte por cento de todo o ouro descoberto era entregue às autoridades portuguesas (nas casas de fundição), era o imposto chamado “quinto”. Teve um tempo em que a produção aurífera apresentou declínio, em contrapartida o governo de Portugal aumentou a carga tributária. A crise na região das Minas se agravou e a situação ficou insustentável com a criação da “derrama”, que era a cobrança dos “quintos” atrasados. Boa parte da elite colonial além de mineradores, padres, fazendeiros, advogados, funcionários públicos e militares foi atingida com a derrama. Eram os que deviam altas somas ao erário português e que eram severamente cobrados por força da derrama. Não tardou para que se iniciasse uma conspiração contra a Coroa, num movimento que pretendia a separação da capitania de Minas Gerais e a instalação de um governo republicano unitário. Porém, os planos dos inconfidentes foram frustrados depois que alguns membros do grupo foram intimados a comparecerem à Junta da Fazenda Real, dentre eles Joaquim Silvério dos Reis, que denunciou seus companheiros de luta, em troca do perdão da sua dívida. Por conta daquela “delação premiada”, Joaquim José da Silva Xavier, o alferes Tiradentes, que se relacionava bem com a elite mineira, foi apontado como o líder da Inconfidência. Instaurou-se um inquérito contra os revoltosos: a chamada “devassa”. Os conspiradores foram condenados e Tiradentes foi punido “exemplarmente”...
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Tradições indígenas e europeias na origem das festas juninas - 24/06/2016
Grande oriente do brasil - 194 anos de história - 17/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte III - 10/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte II - 03/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - 27/05/2016
Um quarto de século... - 20/05/2016
Impeachment na história - 13/05/2016
Enfim, a emancipação de Lagoa Vermelha - 06/05/2016
Dia do trabalho na história do Brasil - 29/04/2016
Tiradentes: de líder rebelde à Patrono da Nação - 22/04/2016
Liberdade ainda que tardia - 15/04/2016
“Vem chuva?” História da meteorologia no Brasil - 08/04/2016
Quando uma campanha de vacinação virou caso de polícia - 01/04/2016
As fronteiras do Brasil e o legado de Rio Branco - 25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Leodário Schuster
Empresário


Ronaldo Santini
Deputado Estadual

Outros Colunistas (...)
PRF apreende adolescente por porte ilegal de arma em Lagoa Vermelha
A PRF apreendeu um adolescente de 15 anos por porte ilegal de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (16), na BR 470 em Lagoa Vermelha. Ele conduzia uma motocicleta Honda CG 150 Titan. Durante as (...)
Secretaria da Educação define ações, programas e projetos estratégicos para o ano letivo
A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto realizou na manhã desta sexta-feira (16), uma reunião para definição das ações, programas e projetos estratégicos para este ano letivo. Liderad (...)
Presidente do Legislativo manifesta-se no grande expediente
O presidente do Legislativo, Braulio Joares Guedes (PTB),) na Sessão Ordinária desta quarta-feira (15), realizou manifestação no grande expediente. De acordo com o novo regimento interno, nesta ocasiã (...)
Lagoa Vermelha vai sediar ato público contra Reforma da Previdência
Numa iniciativa conjunta entre o CPERS, MPA, Sindicomerciários, Sintracom, PT de Lagoa Vermelha e Caseiros, PT Regional, Fetraf/RS, MMC, MST, Cresol, Cetap, Coopervita, Coopervida, Copercasa, Associaç (...)
Ciclista da UPF se prepara para a 3ª Copa Lagoa UPF de Mountain Bike
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado já está realizando, desde o início de janeiro, seus treinamentos para a temporada de 2018. Em sua preparação, além de pedalar várias ho (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes