Colunistas
 
 
Mariluci Melo Ferreira
 
 
Dia do trabalho na história do Brasil - 29/04/2016
 
O dia 1º de maio é tido como o Dia do Trabalho em vários países ocidentais. Não por acaso a data foi escolhida para homenagear os trabalhadores. Foi no 1º de maio de 1886 que uma greve geral paralisou as indústrias de Chicago, nos Estados Unidos. A greve foi violentamente reprimida pela ação policial. A repressão estimulou outras manifestações envolvendo cada vez mais operários. No dia 4 de maio daquele ano, durante um grande ato dos trabalhadores em Chicago uma bomba explodiu matando sete e ferindo dezenas de pessoas, entre manifestantes e policiais. Os policiais revidaram atirando contra a multidão fazendo mais vítimas fatais. Esses acontecimentos tornaram-se símbolo para as manifestações e lutas trabalhistas ao redor do mundo.
No Brasil, a referência àquele 1º de maio começou em 1890, quando o processo de industrialização já estava consolidado. No início do século XX os trabalhadores de São Paulo e Rio de Janeiro, em especial da indústria têxtil, já promoviam movimentos organizados exigindo melhores condições de trabalho. As ideologias anarquistas e comunistas inspiravam a maioria daqueles movimentos. Em 1917 em São Paulo aconteceu uma grande mobilização dos trabalhadores que culminou com a greve geral, a maior já registrada na história do Brasil. Naquele ano o Rio Grande do Sul também registrou paralizações de operários das fábricas. Borges de Medeiros, que na época era o presidente do Estado, numa atitude conciliadora, chegou a receber os grevistas no palácio do Governo. O movimento dos trabalhadores adquiriu tamanha proporção que em 1925, o então presidente da República Arthur Bernardes oficializou o 1º de maio como o Dia do Trabalho no Brasil, e a data passou a ser feriado nacional. Mas foi durante o Estado Novo (1937-1945) que Getúlio Vargas usou a data para eventos de autopromoção do seu governo com festas para os trabalhadores e discursos que iniciavam com a saudação “Trabalhadores do Brasil!!” No dia 1º de maio de 1943, o presidente Vargas aproveitou um grande evento no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, para assinar o Decreto-Lei que instituiu a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que preparou o caminho para os avanços que foram conquistados nas décadas seguintes, sejam eles Constitucionais ou advindos de Convenções Coletivas de Trabalho. Com 922 artigos, a CLT foi e continua sendo a principal regulamentadora das relações trabalhistas.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Tradições indígenas e europeias na origem das festas juninas - 24/06/2016
Grande oriente do brasil - 194 anos de história - 17/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte III - 10/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte II - 03/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - 27/05/2016
Um quarto de século... - 20/05/2016
Impeachment na história - 13/05/2016
Enfim, a emancipação de Lagoa Vermelha - 06/05/2016
Dia do trabalho na história do Brasil - 29/04/2016
Tiradentes: de líder rebelde à Patrono da Nação - 22/04/2016
Liberdade ainda que tardia - 15/04/2016
“Vem chuva?” História da meteorologia no Brasil - 08/04/2016
Quando uma campanha de vacinação virou caso de polícia - 01/04/2016
As fronteiras do Brasil e o legado de Rio Branco - 25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Henrique Rech Neto
Promotor de Justiça e professor da UPF hrechneto@gmail.com

Outros Colunistas (...)
PRF apreende adolescente por porte ilegal de arma em Lagoa Vermelha
A PRF apreendeu um adolescente de 15 anos por porte ilegal de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (16), na BR 470 em Lagoa Vermelha. Ele conduzia uma motocicleta Honda CG 150 Titan. Durante as (...)
Secretaria da Educação define ações, programas e projetos estratégicos para o ano letivo
A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto realizou na manhã desta sexta-feira (16), uma reunião para definição das ações, programas e projetos estratégicos para este ano letivo. Liderad (...)
Presidente do Legislativo manifesta-se no grande expediente
O presidente do Legislativo, Braulio Joares Guedes (PTB),) na Sessão Ordinária desta quarta-feira (15), realizou manifestação no grande expediente. De acordo com o novo regimento interno, nesta ocasiã (...)
Lagoa Vermelha vai sediar ato público contra Reforma da Previdência
Numa iniciativa conjunta entre o CPERS, MPA, Sindicomerciários, Sintracom, PT de Lagoa Vermelha e Caseiros, PT Regional, Fetraf/RS, MMC, MST, Cresol, Cetap, Coopervita, Coopervida, Copercasa, Associaç (...)
Ciclista da UPF se prepara para a 3ª Copa Lagoa UPF de Mountain Bike
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado já está realizando, desde o início de janeiro, seus treinamentos para a temporada de 2018. Em sua preparação, além de pedalar várias ho (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes