Colunistas
 
 
Mariluci Melo Ferreira
 
 
Dia do trabalho na história do Brasil - 29/04/2016
 
O dia 1º de maio é tido como o Dia do Trabalho em vários países ocidentais. Não por acaso a data foi escolhida para homenagear os trabalhadores. Foi no 1º de maio de 1886 que uma greve geral paralisou as indústrias de Chicago, nos Estados Unidos. A greve foi violentamente reprimida pela ação policial. A repressão estimulou outras manifestações envolvendo cada vez mais operários. No dia 4 de maio daquele ano, durante um grande ato dos trabalhadores em Chicago uma bomba explodiu matando sete e ferindo dezenas de pessoas, entre manifestantes e policiais. Os policiais revidaram atirando contra a multidão fazendo mais vítimas fatais. Esses acontecimentos tornaram-se símbolo para as manifestações e lutas trabalhistas ao redor do mundo.
No Brasil, a referência àquele 1º de maio começou em 1890, quando o processo de industrialização já estava consolidado. No início do século XX os trabalhadores de São Paulo e Rio de Janeiro, em especial da indústria têxtil, já promoviam movimentos organizados exigindo melhores condições de trabalho. As ideologias anarquistas e comunistas inspiravam a maioria daqueles movimentos. Em 1917 em São Paulo aconteceu uma grande mobilização dos trabalhadores que culminou com a greve geral, a maior já registrada na história do Brasil. Naquele ano o Rio Grande do Sul também registrou paralizações de operários das fábricas. Borges de Medeiros, que na época era o presidente do Estado, numa atitude conciliadora, chegou a receber os grevistas no palácio do Governo. O movimento dos trabalhadores adquiriu tamanha proporção que em 1925, o então presidente da República Arthur Bernardes oficializou o 1º de maio como o Dia do Trabalho no Brasil, e a data passou a ser feriado nacional. Mas foi durante o Estado Novo (1937-1945) que Getúlio Vargas usou a data para eventos de autopromoção do seu governo com festas para os trabalhadores e discursos que iniciavam com a saudação “Trabalhadores do Brasil!!” No dia 1º de maio de 1943, o presidente Vargas aproveitou um grande evento no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, para assinar o Decreto-Lei que instituiu a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que preparou o caminho para os avanços que foram conquistados nas décadas seguintes, sejam eles Constitucionais ou advindos de Convenções Coletivas de Trabalho. Com 922 artigos, a CLT foi e continua sendo a principal regulamentadora das relações trabalhistas.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Tradições indígenas e europeias na origem das festas juninas - 24/06/2016
Grande oriente do brasil - 194 anos de história - 17/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte III - 10/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte II - 03/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - 27/05/2016
Um quarto de século... - 20/05/2016
Impeachment na história - 13/05/2016
Enfim, a emancipação de Lagoa Vermelha - 06/05/2016
Dia do trabalho na história do Brasil - 29/04/2016
Tiradentes: de líder rebelde à Patrono da Nação - 22/04/2016
Liberdade ainda que tardia - 15/04/2016
“Vem chuva?” História da meteorologia no Brasil - 08/04/2016
Quando uma campanha de vacinação virou caso de polícia - 01/04/2016
As fronteiras do Brasil e o legado de Rio Branco - 25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista

Outros Colunistas (...)
Vereador Durigon solicita informações sobre o Hospital São Paulo
Em atendimento a solicitação do Vereador Vicente Durigon (PDT), por meio de Requerimento Verbal, um ofício foi encaminhado à Fundação Araucária, solicitando que a Instituição informe o total de valore (...)
Irresponsabilidade da oposição penalizará 15 milhões de trabalhadores, alerta Ana Amélia
A promessa de líderes da oposição de que irão obstruir todas votações em protesto contra o governo penalizará 15 milhões de trabalhadores que ainda não efetuaram o saque das suas contas inativas do FG (...)
Relatório de Gestão do SUS é apresentado em São Jorge
Na última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada no dia 18, na Câmara Municipal de Vereadores de São Jorge, além da pauta do dia, os vereadores e comunidade presente, acompanhou a apresentaç (...)
Projeto de Marcelo Sgarbossa recebe prêmio em Porto Alegre
O vereador Marcelo Sgarbossa recebeu o Prêmio Destaque em Saúde em solenidade realizada nesta quinta-feira (18/5), na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) devido a Lei 12 (...)
Vereador Braulio representa Legislativo na VI Conferência Municipal da Saúde
Nesta sexta-feira (19), o Governo Municipal promoveu no anfiteatro da Casa da Cultura, a VI Conferência Municipal da Saúde. Durante o evento, foram realizadas palestras sobre proteção da criança e ado (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes