Colunistas
 
 
Mariluci Melo Ferreira
 
 
Impeachment na história - 13/05/2016
 
O conceito de impeachment foi criado na Inglaterra no final da Idade Média. No dicionário informal, impeachment é “o processo que se instaura contra as altas autoridades do governo com o fim de as destituir do cargo por denúncia de infração grave dos deveres funcionais.” O primeiro impeachment da história foi registrado em 1376, na Inglaterra. Naquela época os reis governavam de maneira absolutista e não eram atingíveis pela lei. O processo judicial, que durou quatro meses tinha por objetivo “frear” o poder do rei, responsabilizando os oficiais próximos a ele. Os alvos foram os secretários de alto escalão do rei Edward III, acusados pelo Parlamento de imporem uma taxação desnecessária para coletar fundos para a Guerra dos Cem Anos.
Em 1787 o recurso do impeachment constava na Constituição dos Estados Unidos, sendo adaptado ao sistema republicano e federativo daquele país. Dois processos de impedimento presidencial aconteceram nos EUA. O primeiro em 1867, contra Andrew Johnson, substituto de Abraham Lincoln, que fora assassinado. E mais recentemente contra Bill Clinton, em 1999. Em ambos os casos, os governantes, envolvidos em polêmicas na esfera pessoal, foram absolvidos. Em 1996 foi a vez do presidente colombiano Ernesto Samper sofrer o impeachment. Na época ele era acusado de receber altos valores do Cartel de Cáli para financiar a sua campanha presidencial. O Congresso o absolveu, não obstante a pressão dos EUA para a sua condenação. A popularidade de Ernesto Samper e o apoio do Congresso garantiram a sua permanência no poder. Em 2001 o presidente das Filipinas, Joseph Estrada também sofreu processo de impedimento. Foi acusado de corrupção e absolvido pelo Senado. Uma revolta popular tomou conta das ruas e paralisou as Filipinas. Diante do clamor popular, a Suprema Corte o destituiu.
No Brasil, em vinte e cinco anos vivenciamos dois processos de impeachment. Em 1992, contra o ex-presidente Fernando Collor de Melo, acusado de cometer irregularidades administrativas. A Câmara dos Deputados abriu a CPI para apurar as acusações, aprovou a abertura do impeachment que não chegou ao Senado, porque Collor renunciou ao mandato. E o momento ímpar em que vivemos, quando no amanhecer desse 12 de maio, o Senado Federal, depois de uma sessão histórica que durou 20 horas, aprovou por maioria absoluta o afastamento da presidente Dilma Roussef por 180 dias. Agora o presidente do Supremo Tribunal Federal comandará o processo de julgamento definitivo propriamente dito do impeachment que deverá ocorrer no mesmo prazo. A história revela que num processo de impeachment as questões legais são importantes, mas as motivações políticas são decisivas para o impedimento do mandato de um presidente.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Tradições indígenas e europeias na origem das festas juninas - 24/06/2016
Grande oriente do brasil - 194 anos de história - 17/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte III - 10/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte II - 03/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - 27/05/2016
Um quarto de século... - 20/05/2016
Impeachment na história - 13/05/2016
Enfim, a emancipação de Lagoa Vermelha - 06/05/2016
Dia do trabalho na história do Brasil - 29/04/2016
Tiradentes: de líder rebelde à Patrono da Nação - 22/04/2016
Liberdade ainda que tardia - 15/04/2016
“Vem chuva?” História da meteorologia no Brasil - 08/04/2016
Quando uma campanha de vacinação virou caso de polícia - 01/04/2016
As fronteiras do Brasil e o legado de Rio Branco - 25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Leodário Schuster
Empresário


Mariluci Melo Ferreira


José Antônio de Andrade
joseantonio@somarimoveis.com

Outros Colunistas (...)
Deputado Santini visita Folha do Nordeste
Deputado Ronaldo Santini, pré-candidato a deputado federal, realizou na tarde de hoje (17) visita a redação do jornal Folha do Nordeste, onde assina coluna semanal. Foi recebido pelo diretor Aldoir Ne (...)
Presidente da Câmara de Vereadores visita Expolagoa

Na manhã desta quinta-feira (17), o presidente do Legislativo, Braulio Guedes (PTB), acompanhado do deputado estadual Ronaldo Santini (PTB), esteve visitando a Expolagoa 2018. A exposi&ccedi (...)

Inicia funcionamento do Parque de Geração Solar Fotovoltaica da UPF

O Parque de Geração Solar Fotovoltaica da Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma realidade. A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora de energia elétrica da regiã (...)

Corede seleciona projetos para Consulta Popular

COREDE Nordeste realizou na tarde desta quarta-feira, 16, em Sananduva, Assembleia Regional Ampliada para a escolha dos projetos que farão parte da cédula de votação par (...)

Covatti Filho representa Câmara Federal na abertura da Expolagoa 2018

Deputado Covatti Filho, na sexta-feira, 18, às 18 horas, estará participando da abertura oficial da Expolagoa 2018, que acontece na Associação dos Motoristas. Na oportun (...)

 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes