Colunistas
 
 
Mariluci Melo Ferreira
 
 
Um quarto de século... - 20/05/2016
 
Dez de maio de 1991. Naquela sexta-feira, Lagoa Vermelha comemorava seus 110 anos de emancipação. Era também um dia histórico para o Jornal Folha do Nordeste. Em Clemente Argolo, durante as festividades do dia do município era lançada a sua primeira edição. De lá para cá, vinte e cinco anos se passaram. Uma vida. Basta lembrar que a Folha do Nordeste é anterior a chegada da internet no Brasil, fato que se concretizou em 1995. É interessante retomar os acontecimentos políticos mais relevantes no âmbito mundial, nacional e regional a um quarto de século.
No início de 1991 o Iraque, presidido por Saddan Husein, invadiu o Kwait, dando início à Guerra do Golfo. Assistíamos ao vivo os bombardeios que tantas vítimas ceifaram no Oriente Médio. Enquanto a Guerra se desenrolava, o Pacto de Varsóvia, fundado décadas antes pela União Soviética foi extinto. As estruturas da aliança militar do leste Europeu deixaram de existir. O então presidente da antiga URSS, Mikhail Gorbatchev, implementou reformas que sepultaram a Guerra Fria e prepararam o caminho para a dissolução, em 1991, da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Na mesma época chamava a atenção da mídia americana a prisão do maior traficante da Colômbia, Pablo Escobar, depois de assassinar Luis Carlos Galán, candidato à presidência da Colômbia.
No Brasil, o presidente da República era Fernando Collor de Melo e a moeda brasileira era o Cruzeiro. Tínhamos uma inflação alta e o Governo Federal, que em 1990 confiscou as poupanças e congelou os preços dos produtos, em fevereiro de 1991 lançou a Medida Provisória nº 294, que um mês depois foi convertida na Lei de Conversão nº 8.177. Todo o esforço era para conter a inflação e cortar gastos desnecessários do governo. Foi também o ano em que o papa João Paulo II visitou o Brasil pela segunda vez.
Alceu Collares havia assumido o governo do estado do Rio Grande do Sul, eleito no 2º turno com 61% dos votos. E Paulo Moyses de Andrade era o prefeito de Lagoa Vermelha. Em termos regionais, ganhava espaço nos noticiários a mobilização de lideranças do distrito de Tupanci do Sul à época pertencente ao município de São José do Ouro, no sentido da sua emancipação. A intenção era integrar o território de Clemente Argolo a área do novo município, o que não foi aceito pelos habitantes daquele distrito, que organizaram uma manifestação que culminou justamente naquele 10 de maio de 1991. A comunidade lagoense, por sua vez, prontamente apoiou a manifestação, uma vez que não desejava perder esse importante distrito. Em sinal de solidariedade ao movimento, organizou-se pelo Piquete 35 de Lagoa Vermelha uma cavalgada até Clemente Argolo para participar do evento que contou também com a presença de várias lideranças políticas. E lá se foi um quarto de século.
Parabéns a toda equipe da Folha do Nordeste pelos seus 25 anos. Jornalismo levado a sério.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Tradições indígenas e europeias na origem das festas juninas - 24/06/2016
Grande oriente do brasil - 194 anos de história - 17/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte III - 10/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte II - 03/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - 27/05/2016
Um quarto de século... - 20/05/2016
Impeachment na história - 13/05/2016
Enfim, a emancipação de Lagoa Vermelha - 06/05/2016
Dia do trabalho na história do Brasil - 29/04/2016
Tiradentes: de líder rebelde à Patrono da Nação - 22/04/2016
Liberdade ainda que tardia - 15/04/2016
“Vem chuva?” História da meteorologia no Brasil - 08/04/2016
Quando uma campanha de vacinação virou caso de polícia - 01/04/2016
As fronteiras do Brasil e o legado de Rio Branco - 25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Luciano Andrade


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS

Outros Colunistas (...)
PRF apreende adolescente por porte ilegal de arma em Lagoa Vermelha
A PRF apreendeu um adolescente de 15 anos por porte ilegal de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (16), na BR 470 em Lagoa Vermelha. Ele conduzia uma motocicleta Honda CG 150 Titan. Durante as (...)
Secretaria da Educação define ações, programas e projetos estratégicos para o ano letivo
A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto realizou na manhã desta sexta-feira (16), uma reunião para definição das ações, programas e projetos estratégicos para este ano letivo. Liderad (...)
Presidente do Legislativo manifesta-se no grande expediente
O presidente do Legislativo, Braulio Joares Guedes (PTB),) na Sessão Ordinária desta quarta-feira (15), realizou manifestação no grande expediente. De acordo com o novo regimento interno, nesta ocasiã (...)
Lagoa Vermelha vai sediar ato público contra Reforma da Previdência
Numa iniciativa conjunta entre o CPERS, MPA, Sindicomerciários, Sintracom, PT de Lagoa Vermelha e Caseiros, PT Regional, Fetraf/RS, MMC, MST, Cresol, Cetap, Coopervita, Coopervida, Copercasa, Associaç (...)
Ciclista da UPF se prepara para a 3ª Copa Lagoa UPF de Mountain Bike
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado já está realizando, desde o início de janeiro, seus treinamentos para a temporada de 2018. Em sua preparação, além de pedalar várias ho (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes