Colunistas
 
 
Mariluci Melo Ferreira
 
 
Contestado: Caboclos em guerra - Parte II - 03/06/2016
 
A Guerra do Contestado (1912-1916) desenrolou-se numa região muito próxima à Lagoa Vermelha. É importante lembrar que até a década de 1960, o município lagoense estendia-se até a divisa com Santa Catarina. O interior catarinense e paranaense desenvolveu-se tardiamente a partir do século XVIII, como rota dos tropeiros que partiam do Rio Grande do Sul em direção à São Paulo. No século XIX poucas e esparsas cidades se formaram após a Guerra dos Farrapos, originando uma sociedade agropastoril. Com a Proclamação da República os estados adquiriram maior autonomia e o fenômeno do coronelismo era evidente nos quatro cantos da nação. O coronel era o chefe local, rico fazendeiro que contava com jagunços e agregados para controlar sua complexa rede de influências garantindo votos em épocas de eleições. Havia ainda disputas entre os coronéis envolvendo questões de demarcações de terras ou mesmo pelo controle político do estado.
Em 1908 o presidente da República, Afonso Pena, firmou um convênio com a empresa norte americana Brazil Railway Company. A partir desse acordo, a empresa recebeu do governo federal uma faixa de terra de 30Km de largura, que atravessava os quatro estados do sul do país, para a construção de uma ferrovia que ligaria o Rio Grande do Sul a São Paulo. Ao mesmo tempo, a empresa Lumber Company passaria a explorar e comercializar a madeira da floresta de araucárias da região, com o direito de receber terras devolutas, outrora destinadas à colonização com imigrantes. A população sertaneja local ficou, assim, impedida de requerer posse do chão em que morava e trabalhava. Para piorar o quadro, milhares de trabalhadores trazidos de vários estados pela empresa e dispensados das obras entre 1911 e 1912, embrenhou-se no sertão. O alto índice de desemprego aumentou a marginalidade social. Esse grupo desfavorecido ficava a mercê do mandonismo dos coronéis e da rígida estrutura fundiária. Elementos que, somados a ignorância, determinaram o desenvolvimento de grande religiosidade, misticismo e messianismo entre os caboclos da região...
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Tradições indígenas e europeias na origem das festas juninas - 24/06/2016
Grande oriente do brasil - 194 anos de história - 17/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte III - 10/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte II - 03/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - 27/05/2016
Um quarto de século... - 20/05/2016
Impeachment na história - 13/05/2016
Enfim, a emancipação de Lagoa Vermelha - 06/05/2016
Dia do trabalho na história do Brasil - 29/04/2016
Tiradentes: de líder rebelde à Patrono da Nação - 22/04/2016
Liberdade ainda que tardia - 15/04/2016
“Vem chuva?” História da meteorologia no Brasil - 08/04/2016
Quando uma campanha de vacinação virou caso de polícia - 01/04/2016
As fronteiras do Brasil e o legado de Rio Branco - 25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Laura Helena Pacheco Roman
Professora


Terezinha do Carmo
Pedagoga

Outros Colunistas (...)
Vereador Durigon solicita informações sobre o Hospital São Paulo
Em atendimento a solicitação do Vereador Vicente Durigon (PDT), por meio de Requerimento Verbal, um ofício foi encaminhado à Fundação Araucária, solicitando que a Instituição informe o total de valore (...)
Irresponsabilidade da oposição penalizará 15 milhões de trabalhadores, alerta Ana Amélia
A promessa de líderes da oposição de que irão obstruir todas votações em protesto contra o governo penalizará 15 milhões de trabalhadores que ainda não efetuaram o saque das suas contas inativas do FG (...)
Relatório de Gestão do SUS é apresentado em São Jorge
Na última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada no dia 18, na Câmara Municipal de Vereadores de São Jorge, além da pauta do dia, os vereadores e comunidade presente, acompanhou a apresentaç (...)
Projeto de Marcelo Sgarbossa recebe prêmio em Porto Alegre
O vereador Marcelo Sgarbossa recebeu o Prêmio Destaque em Saúde em solenidade realizada nesta quinta-feira (18/5), na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) devido a Lei 12 (...)
Vereador Braulio representa Legislativo na VI Conferência Municipal da Saúde
Nesta sexta-feira (19), o Governo Municipal promoveu no anfiteatro da Casa da Cultura, a VI Conferência Municipal da Saúde. Durante o evento, foram realizadas palestras sobre proteção da criança e ado (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes