Colunistas
 
 
Mariluci Melo Ferreira
 
 
Grande oriente do brasil - 194 anos de história - 17/06/2016
 
No dia 17 de junho de 2016, o Grande Oriente do Brasil, primeira obediência maçônica brasileira comemora 194 anos de história. No ano de 1822, já existiam várias lojas maçônicas no Brasil. Contudo, as mesmas eram subordinadas a obediências internacionais. Foi então que as três Lojas Comércio e Artes na Idade do Ouro, União e Tranquilidade e Esperança de Niterói, resultantes da divisão da primeira, fundam o Grande Oriente do Brasil. Na época vivenciava-se a campanha pela independência do Brasil, que teve ativa participação de maçons da recém-criada obediência.
Seus primeiros mandatários foram José Bonifácio de Andrada e Silva (primeiro Grão-Mestre), ministro do Reino e Joaquim Gonçalves Ledo, primeiro vigilante. No dia 4 de outubro de 1822, poucos dias após a declaração de independência, assumiu no lugar de José Bonifácio como Grão-Mestre o então príncipe regente e logo depois, Imperador D. Pedro I (Irmão Guatimozim). Instalado no Palácio Maçônico do Lavradio, Rio de Janeiro (então capital do Império) a partir de 1842, e com Lojas em todas as regiões do país, o Grande Oriente do Brasil (GOB) sempre esteve à frente de movimentos de interesse coletivo da história do Brasil. Por meio de homens com notável espírito público que ocupavam funções de destaque na sociedade, o GOB foi participante ativo de todas as grandes conquistas do povo brasileiro tais como: campanha abolicionista, movimento republicano, laicização do Estado, ensino público e gratuito; definição das fronteiras do Brasil; enfim, sua história confunde-se com a própria história Nacional. Com o advento da República, o Marechal Deodoro da Fonseca que liderava as tropas do Exército e viria a ser o Grão-Mestre do GOB assume o cargo de primeiro Presidente da República e o primeiro ministério republicano era composto de maçons. No século XX, integrantes do GOB continuaram participando ativamente da vida brasileira.
Em 1978 a sede nacional do GOB foi transferida para Brasília, onde foi edificada uma majestosa e moderna sede. Com milhares de Lojas espalhadas pelo território nacional, o GOB é hoje a maior obediência maçônica do mundo latino. Atualmente os membros do GOB continuam fazendo jus a sua história, participando ativamente dos interesses coletivos, através de seus ramos de atuação. Em Lagoa Vermelha, o GOB é representado pela Loja Maçônica Fraternidade Lagoense, n° 4.214.
Parabéns a essa importante instituição pelos seus 194 anos de existência.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Tradições indígenas e europeias na origem das festas juninas - 24/06/2016
Grande oriente do brasil - 194 anos de história - 17/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte III - 10/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte II - 03/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - 27/05/2016
Um quarto de século... - 20/05/2016
Impeachment na história - 13/05/2016
Enfim, a emancipação de Lagoa Vermelha - 06/05/2016
Dia do trabalho na história do Brasil - 29/04/2016
Tiradentes: de líder rebelde à Patrono da Nação - 22/04/2016
Liberdade ainda que tardia - 15/04/2016
“Vem chuva?” História da meteorologia no Brasil - 08/04/2016
Quando uma campanha de vacinação virou caso de polícia - 01/04/2016
As fronteiras do Brasil e o legado de Rio Branco - 25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo


Mariluci Melo Ferreira


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS

Outros Colunistas (...)
Vereador Durigon solicita informações sobre o Hospital São Paulo
Em atendimento a solicitação do Vereador Vicente Durigon (PDT), por meio de Requerimento Verbal, um ofício foi encaminhado à Fundação Araucária, solicitando que a Instituição informe o total de valore (...)
Irresponsabilidade da oposição penalizará 15 milhões de trabalhadores, alerta Ana Amélia
A promessa de líderes da oposição de que irão obstruir todas votações em protesto contra o governo penalizará 15 milhões de trabalhadores que ainda não efetuaram o saque das suas contas inativas do FG (...)
Relatório de Gestão do SUS é apresentado em São Jorge
Na última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada no dia 18, na Câmara Municipal de Vereadores de São Jorge, além da pauta do dia, os vereadores e comunidade presente, acompanhou a apresentaç (...)
Projeto de Marcelo Sgarbossa recebe prêmio em Porto Alegre
O vereador Marcelo Sgarbossa recebeu o Prêmio Destaque em Saúde em solenidade realizada nesta quinta-feira (18/5), na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) devido a Lei 12 (...)
Vereador Braulio representa Legislativo na VI Conferência Municipal da Saúde
Nesta sexta-feira (19), o Governo Municipal promoveu no anfiteatro da Casa da Cultura, a VI Conferência Municipal da Saúde. Durante o evento, foram realizadas palestras sobre proteção da criança e ado (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes