Colunistas
 
 
Mariluci Melo Ferreira
 
 
Grande oriente do brasil - 194 anos de história - 17/06/2016
 
No dia 17 de junho de 2016, o Grande Oriente do Brasil, primeira obediência maçônica brasileira comemora 194 anos de história. No ano de 1822, já existiam várias lojas maçônicas no Brasil. Contudo, as mesmas eram subordinadas a obediências internacionais. Foi então que as três Lojas Comércio e Artes na Idade do Ouro, União e Tranquilidade e Esperança de Niterói, resultantes da divisão da primeira, fundam o Grande Oriente do Brasil. Na época vivenciava-se a campanha pela independência do Brasil, que teve ativa participação de maçons da recém-criada obediência.
Seus primeiros mandatários foram José Bonifácio de Andrada e Silva (primeiro Grão-Mestre), ministro do Reino e Joaquim Gonçalves Ledo, primeiro vigilante. No dia 4 de outubro de 1822, poucos dias após a declaração de independência, assumiu no lugar de José Bonifácio como Grão-Mestre o então príncipe regente e logo depois, Imperador D. Pedro I (Irmão Guatimozim). Instalado no Palácio Maçônico do Lavradio, Rio de Janeiro (então capital do Império) a partir de 1842, e com Lojas em todas as regiões do país, o Grande Oriente do Brasil (GOB) sempre esteve à frente de movimentos de interesse coletivo da história do Brasil. Por meio de homens com notável espírito público que ocupavam funções de destaque na sociedade, o GOB foi participante ativo de todas as grandes conquistas do povo brasileiro tais como: campanha abolicionista, movimento republicano, laicização do Estado, ensino público e gratuito; definição das fronteiras do Brasil; enfim, sua história confunde-se com a própria história Nacional. Com o advento da República, o Marechal Deodoro da Fonseca que liderava as tropas do Exército e viria a ser o Grão-Mestre do GOB assume o cargo de primeiro Presidente da República e o primeiro ministério republicano era composto de maçons. No século XX, integrantes do GOB continuaram participando ativamente da vida brasileira.
Em 1978 a sede nacional do GOB foi transferida para Brasília, onde foi edificada uma majestosa e moderna sede. Com milhares de Lojas espalhadas pelo território nacional, o GOB é hoje a maior obediência maçônica do mundo latino. Atualmente os membros do GOB continuam fazendo jus a sua história, participando ativamente dos interesses coletivos, através de seus ramos de atuação. Em Lagoa Vermelha, o GOB é representado pela Loja Maçônica Fraternidade Lagoense, n° 4.214.
Parabéns a essa importante instituição pelos seus 194 anos de existência.
 
Outras colunas deste Autor
01/07/2016
Tradições indígenas e europeias na origem das festas juninas - 24/06/2016
Grande oriente do brasil - 194 anos de história - 17/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte III - 10/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - Parte II - 03/06/2016
Contestado: Caboclos em guerra - 27/05/2016
Um quarto de século... - 20/05/2016
Impeachment na história - 13/05/2016
Enfim, a emancipação de Lagoa Vermelha - 06/05/2016
Dia do trabalho na história do Brasil - 29/04/2016
Tiradentes: de líder rebelde à Patrono da Nação - 22/04/2016
Liberdade ainda que tardia - 15/04/2016
“Vem chuva?” História da meteorologia no Brasil - 08/04/2016
Quando uma campanha de vacinação virou caso de polícia - 01/04/2016
As fronteiras do Brasil e o legado de Rio Branco - 25/03/2016
 
   
publicidade - anuncie
   


Mariluci Melo Ferreira


Leodário Schuster
Empresário


Terezinha do Carmo
Pedagoga

Outros Colunistas (...)
Deputado Santini visita Folha do Nordeste
Deputado Ronaldo Santini, pré-candidato a deputado federal, realizou na tarde de hoje (17) visita a redação do jornal Folha do Nordeste, onde assina coluna semanal. Foi recebido pelo diretor Aldoir Ne (...)
Presidente da Câmara de Vereadores visita Expolagoa

Na manhã desta quinta-feira (17), o presidente do Legislativo, Braulio Guedes (PTB), acompanhado do deputado estadual Ronaldo Santini (PTB), esteve visitando a Expolagoa 2018. A exposi&ccedi (...)

Inicia funcionamento do Parque de Geração Solar Fotovoltaica da UPF

O Parque de Geração Solar Fotovoltaica da Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma realidade. A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora de energia elétrica da regiã (...)

Corede seleciona projetos para Consulta Popular

COREDE Nordeste realizou na tarde desta quarta-feira, 16, em Sananduva, Assembleia Regional Ampliada para a escolha dos projetos que farão parte da cédula de votação par (...)

Covatti Filho representa Câmara Federal na abertura da Expolagoa 2018

Deputado Covatti Filho, na sexta-feira, 18, às 18 horas, estará participando da abertura oficial da Expolagoa 2018, que acontece na Associação dos Motoristas. Na oportun (...)

 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes