Lagoa Vermelha
Autor: Davino Valdir Rodrigues Nepomuceno
Pesquisador - Maio 2006
Situação, Área e População 
Lagoa Vermelha fica situada nos Campos de Cima da Serra, nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Possui atualmente 1.313,75 km2; conta, em 2006, com aproximadamente 30 mil habitantes e mais de 20 mil eleitores.
 

Formação do Município

A fundação da Colônia do Santíssimo Sacramento, ao lado do Rio da Prata, próxima a Buenos Aires, em 1680, contribuiu em muito para o surgimento do Rio Grande do Sul, com os atuais contornos e, posteriormente, no nordeste do Estado, Lagoa Vermelha e municípios dos Campos de Cima da Serra.
Em 1750, pelo tratado de Madri, Portugal e Espanha aceitam o princípio do Uti Possidetis, (posse útil). Cada país tinha direito sobre as terras ocupadas. A Colônia do Santíssimo Sacramento passa para Espanha e a região das Missões para Portugal. 
Em 1807 é criada a Capitania de São Pedro de Rio Grande.
Em 1809, o Rio Grande é elevado a Capitania geral independente do Rio de Janeiro, possuindo quatro municípios: Santo Antônio da Patrulha, Porto Alegre, Rio Grande e Rio Pardo.
O tropeiro paulista João de Barros, em 1819, abriu o caminho de Vacaria a Cruz Alta, passando pelos campos de Passo Fundo (estes próximos a Lagoa Vermelha), seguindo pelo Mato Português, Campo do Meio e Mato Castelhano, possibilitando, desta forma, a vinda dos primeiros povoadores à região de Lagoa Vermelha, localidade esta fundada, oficialmente, pelo Capitão José Ferreira Bueno, natural de Curitiba, com a inauguração da Capela, São Paulo da Lagoa Vermelha em 1845. Após a abertura do caminho por João de Barros, em 1819, o Marquês do Alegrete, determinou a abertura de outra estrada, cabendo essa tarefa ao Conde de Palmas, que com sessenta homens, chefiados por Antônio da Rocha Loures, abriu o caminho que, partindo de Palmas, no Paraná, passava por Campos Novos, em Santa Catarina, atravessava o Passo do Pontão, entrando no Rio Grande do Sul, pelo atual município do Barracão, antigo território de Lagoa Vermelha. 
O nome "Lagoa Vermelha" foi dado pelos tropeiros em virtude da existência de uma Lagoa de cor avermelhada existente na localidade.
Decorridas algumas décadas da primeira divisão territorial, em 1857, o Rio Grande do Sul passou a ter 26 municípios e, em 1900, já contava com 64.
Na primeira divisão em quatro municípios, os territórios de Lagoa Vermelha e Vacaria pertenciam a Santo Antônio da Patrulha.
Nos campos da Vacaria dos Pinhais, como era conhecida a região, que incluía Lagoa Vermelha, em 1702, teria ocorrido o início da povoação, com a fundação da cidade de Vacaria.

 

Povoadores

Concorreram para a povoação de Lagoa Vermelha, além dos índios, os luso-brasileiros, oriundos da Província de São Paulo e de outras regiões, castelhanos e mais tarde, negros alemães, italianos e, em menor número, ingleses franceses, poloneses, árabes e pertencentes a outras nacionalidades.

 

Emancipações

Em 1850, emancipa-se de Santo Antônio da Patrulha o município de Vacaria e, em 16 de janeiro de 1857, a sede da Vila de Vacaria é transferida para Lagoa Vermelha. Em 26 de novembro de 1857, Vacaria e Lagoa Vermelha, por divergências políticas, voltam a pertencer a Santo Antônio da Patrulha.
Em 12 de abril de 1876, foi criado o município de Lagoa Vermelha, abrangendo o de Vacaria.
Em 1º de abril de 1878, criou-se definitivamente o município de Vacaria abrangendo Lagoa Vermelha.
Finalmente, em 10 de maio de 1881, aconteceu à emancipação definitiva de Lagoa Vermelha.

 

Desmembramentos

Lagoa Vermelha, territorialmente era um grande município. Atualmente, o antigo território lagoense, compõe-se de 30 municípios, mais as áreas que foram cedidas para a formação de outras comunidades autônomas.

 

Economia

A economia lagoense está baseada na agropecuária, indústria de móveis, agroindústria e fruticultura. Desfruta de um razoável comércio e diversificação na prestação de serviços. A agricultura cresce continuamente tendo em vista que seus campos são favoráveis à lavoura mecanizada, produzindo, notadamente: soja, milho, trigo, feijão, aveia, cevada, batatinha e outras culturas agrícolas. Na atualidade, ano de 2006, no perímetro urbano, observa-se acentuado progresso, notadamente na construção civil. Prédios novos estão surgindo e assim, mudando a fisionomia da cidade.

 

Turismo e Educação

O Município possui um bom potencial turístico. Alguns produtos estão prontos e outros dependem de investimentos. Desfruta de uma ampla avenida central, bastante arborizada. Conta também com interessantes locais históricos, entre eles: a Lagoa que deu origem ao nome do município, a famosa "Biquinha" que teria sido benta por São João Maria. Realiza de dois em dois anos, o Rodeio Crioulo e a festa Nacional do Churrasco e da Comida Campeira.

Foram construídas modernas instalações para o Campus universitário onde são ministradas aulas aos alunos integrantes de oito cursos superiores, com possibilidade de ampliação. No mesmo local, ou seja, área do antigo Aeroporto Municipal - deverão ser construídos outros prédios, entre eles - o da nova sede do Fórum da Comarca de Lagoa Vermelha e o do Ministério Público, promotores de justiça. 

A rede estadual e municipal de escolas do ensino básico é expressiva. Funcionam escolas razoavelmente equipadas, beneficiando desde o ensino infantil até o ensino fundamental e médio. Apesar desses avanços a educação no Brasil ainda tem muito a progredir.

Assim, Lagoa Vermelha possui importante estrutura, clima semelhante ao europeu, apresentando, no inverno temperaturas abaixo de zero, e um verão agradável, sendo um ótimo lugar para se viver e investir.

 
 
   
publicidade - anuncie
   


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica


Leodário Schuster
Empresário

Outros Colunistas (...)
Inicia 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo
Teve início, no sábado, 13 de janeiro, a 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo. A primeira rodada contou com bom público e apresentou o seguinte resultado. Davi Canabarro 2 x 0 Veter (...)
PRF alerta sobre cavalos abandonados na BR-285 em Lagoa Vermelha
A PRF atendeu uma ocorrência de animais soltos na rodovia na manhã deste domingo (14), no km 193 da BR 285 em Lagoa Vermelha. Essa é a sexta vez que os mesmos animais são retirados do local. A equ (...)
CDL promoveu entrega oficial dos prêmios da Compra Premiada
Câmara de Dirigentes Lojistas de Lagoa Vermelha, sob a presidência de Rafael Nepomuceno, realizou a entrega oficial, na AABB, dia 12, da entrega premiação alusiva a Compra Premiada, edição 2017, onde (...)
Edeivison Vigo continua na presidência do Lagoa Futsal
Nesta semana, através de reunião realizada no Ginásio Adolfo Stella, ficou definida a nova diretoria do Lagoa Futsal para esta temporada. Edeivison Vigo continua como presidente. Os demais membros da (...)
Zanchin destaca sanção de novas medidas para a segurança
O deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB) ressaltou a importância de o Governo do Estado ter sancionado, nesta quinta-feira (11/1), 18 projetos de lei do pacote da segurança aprovado em dezembro na (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes