NOTÍCIAS
 
Foto: Jéssica França
Extensão acadêmica em debate na UPF
Os desafios e a importância da extensão universitária foram tema de encontro realizado pela Faculdade de Medicina
 

Buscando qualificar o ensino, a Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF) realizou, na terça-feira, 18 de abril, uma mesa redonda para discutir e promover a extensão universitária.
O encontro, que ocorreu no auditório Biomédico da FM, Campus II UPF, teve como objetivo proporcionar um espaço de debates sobre a extensão e seus desafios na unidade acadêmica. “Todas as terceiras terças-feiras do mês nós temos o ciclo de palestras na Faculdade de Medicina e trazemos uma temática que está emergente entre a comunidade interna ou na comunidade externa. Temos em torno de 500 alunos e aproximadamente a metade do corpo discente está envolvida com projetos de extensão seja com bolsa ou de forma voluntária, o que justifica a importância da discussão”, destacou a coordenadora de extensão da Faculdade de Medicina, Cristiane Barelli.
De acordo com Cristiane, a Lei de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação determina que 10% da formação do aluno seja na área da extensão, razão pela qual vem se discutindo a curricularização da extensão. “A extensão trabalha em uma lógica de aprender junto, então, quando vamos a uma comunidade e passamos a ter um olhar crítico sobre aquela realidade, construímos juntos alternativas, e, dessa forma, estamos fazendo o processo formativo mais ético, cidadão e responsável”, destacou.

O desafio de curricularizar a extensão
A programação contou com a participação da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Bernadete Dalmolin, que abordou o tema a “A extensão universitária na UPF: situação atual e desafios”. “A sala de aula é todo lugar que a gente aprende, ela não precisa ser necessariamente dentro de um prédio, ela pode ser junto a um projeto ou atendimento junto à comunidade. Então, a ideia é que nós possamos fazer com que a sala de aula seja mais prazerosa e ativa, estando envolvida também por outros atores que compõem a sociedade”, disse.

De acordo com a vice-reitora Bernadete, a extensão é um pilar fundamental para formação, e, por entender que a universidade precisa estar mais próxima das demandas sociais, se tem buscado um currículo mais aberto. “Há muitos exemplos de situações que precisam ser enfrentadas no setor de saúde e que nós temos ainda bastante limite de intervenção. Dentre eles, é possível citar o atendimento à população LGBT e a prevenção em saúde, que é uma questão que parece simples, mas, na verdade, estamos perdendo para as doenças crônicas. Por tudo isso, nós, enquanto instituição formadora, precisamos pensar problematizando essas demandas”, destacou.

O evento contou ainda com a presença do professor Claudio Wagner, que apresentou um relato sobre a experiência do projeto de extensão Programa de Atenção ao Portador de Déficit de Atenção e Hiperatividade (PADAH); e do professor Rubens Rodrigues, que falou sobre a experiência do Projeto Liga de Patologia.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
Ricardo Machado conquista vice-campeonato em São Paulo
Lagoa Futsal passa pelo Caipirinha em Horizontina
PTB evita disputa interna e Bráulio Guedes assume presidência
E.M.E.I Arco-íris realiza atividades voltadas ao tradicionalismo
Lagoa Futsal e Bella Futsal se enfrentaram pelo Campeonato Sub 20
Assessores do Poder Legislativo divulgam campanha de biometria
Secretaria da Educação participa de prêmio Gestor Público 2017 com projeto “Adote uma família e viaje com ela pelo mundo da leitura”
Getulio Cerioli admite, pela primeira vez, que vai concorrer a deputado
Desfile assinala Semana Farroupilha 2017 em Lagoa Vermelha
Câmara de Vereadores realizará sessão solene nesta terça-feira
Sub 20: Lagoa Futsal recebe o Bella Futsal de Caxias do Sul
UPF promove exposição em Dia de Mobilização pelo Trânsito Seguro
Santini e presidente do STR de Lagoa Vermelha reúnem-se com ministro do Trabalho
Lagoa Futsal aplica goleada no Figueira: 12 x 1
Mulher em Evidência mantém tradição e acontece com casa cheia
Sub 20 do Lagoa Futsal realizou amistoso frente o Ibiraiaras
 
   
publicidade - anuncie
   


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador


Ademar Fagundes
Jornalista e Radialista

Outros Colunistas (...)
Getulio Cerioli admite, pela primeira vez, que vai concorrer a deputado
O ex-prefeito Getulio Cerioli, PDT, que por dois mandatos comandou o município de Lagoa Vermelha, admitiu pela primeira vez para a reportagem da FOLHA DO NORDESTE que seu nome está à disposição do pa (...)
Desfile assinala Semana Farroupilha 2017 em Lagoa Vermelha
O 20 de Setembro, em Lagoa Vermelha, pela manhã, foi assinalado pela realização do tradicional desfile alusivo a Semana Farroupilha, envolvendo entidades tradicionalistas, setores da comunidade, pren (...)
Câmara de Vereadores realizará sessão solene nesta terça-feira
A Semana Farroupilha está sendo comemorada no Rio Grande do Sul e integra eventos em homenagem à cultura gaúcha e aos líderes da Revolução Farroupilha, que lutaram por liberdade e igualdade. Nesta (...)
Sub 20: Lagoa Futsal recebe o Bella Futsal de Caxias do Sul
Em mais um confronto válido pelo estadual, o Lagoa Futsal, no dia 20 de setembro, feriado, estará jogando no Ginásio Adolfo Stella, em Lagoa Vermelha. Vai enfrentar a equipe Bella Futsal, de Caxias do (...)
UPF promove exposição em Dia de Mobilização pelo Trânsito Seguro
A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) e do curso de Artes Visuais, em parceria com a Divisão de Extensão e Assuntos Comunitários, promoveu, nesta segu (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes