NOTÍCIAS
 
Foto: Jéssica França
Extensão acadêmica em debate na UPF
Os desafios e a importância da extensão universitária foram tema de encontro realizado pela Faculdade de Medicina
 

Buscando qualificar o ensino, a Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF) realizou, na terça-feira, 18 de abril, uma mesa redonda para discutir e promover a extensão universitária.
O encontro, que ocorreu no auditório Biomédico da FM, Campus II UPF, teve como objetivo proporcionar um espaço de debates sobre a extensão e seus desafios na unidade acadêmica. “Todas as terceiras terças-feiras do mês nós temos o ciclo de palestras na Faculdade de Medicina e trazemos uma temática que está emergente entre a comunidade interna ou na comunidade externa. Temos em torno de 500 alunos e aproximadamente a metade do corpo discente está envolvida com projetos de extensão seja com bolsa ou de forma voluntária, o que justifica a importância da discussão”, destacou a coordenadora de extensão da Faculdade de Medicina, Cristiane Barelli.
De acordo com Cristiane, a Lei de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação determina que 10% da formação do aluno seja na área da extensão, razão pela qual vem se discutindo a curricularização da extensão. “A extensão trabalha em uma lógica de aprender junto, então, quando vamos a uma comunidade e passamos a ter um olhar crítico sobre aquela realidade, construímos juntos alternativas, e, dessa forma, estamos fazendo o processo formativo mais ético, cidadão e responsável”, destacou.

O desafio de curricularizar a extensão
A programação contou com a participação da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Bernadete Dalmolin, que abordou o tema a “A extensão universitária na UPF: situação atual e desafios”. “A sala de aula é todo lugar que a gente aprende, ela não precisa ser necessariamente dentro de um prédio, ela pode ser junto a um projeto ou atendimento junto à comunidade. Então, a ideia é que nós possamos fazer com que a sala de aula seja mais prazerosa e ativa, estando envolvida também por outros atores que compõem a sociedade”, disse.

De acordo com a vice-reitora Bernadete, a extensão é um pilar fundamental para formação, e, por entender que a universidade precisa estar mais próxima das demandas sociais, se tem buscado um currículo mais aberto. “Há muitos exemplos de situações que precisam ser enfrentadas no setor de saúde e que nós temos ainda bastante limite de intervenção. Dentre eles, é possível citar o atendimento à população LGBT e a prevenção em saúde, que é uma questão que parece simples, mas, na verdade, estamos perdendo para as doenças crônicas. Por tudo isso, nós, enquanto instituição formadora, precisamos pensar problematizando essas demandas”, destacou.

O evento contou ainda com a presença do professor Claudio Wagner, que apresentou um relato sobre a experiência do projeto de extensão Programa de Atenção ao Portador de Déficit de Atenção e Hiperatividade (PADAH); e do professor Rubens Rodrigues, que falou sobre a experiência do Projeto Liga de Patologia.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
EMEI Alegria realiza projeto sobre educação fiscal e alimentação saudável
Prefeito Bonotto recebe alunos da EMEF Antônio Carlos de Andrade Nácul
Sessão Especial debate primeiro ano da Lei do abigeato
Vereadores apresentam campanhas à UPF
Marli Schenatto deve assumir no Legislativo
Funcionamento de food trucks em espaços público será tema de audiência na Assembleia
São Jorge: Alunos prestam homenagem aos pais nas escolas
Deputado Afonso Hamm participa de homenagem à Força-Tarefa de Combate ao Abigeato
Clube Comercial retoma atividades no Boteko
Lagoa Futsal perde para o Passo Fundo em casa
Lagoa Futsal entrega premiação do 6º Campeonato Interno
Jantar comemora Dia do Advogado
Em Carazinho, secretário JP fala do PePe implantando no Município
Presidente Ranyeri e vereadora Márcia apresentam campanhas à Unopar
Dia do Agricultor é comemorado em Lagoa Vermelha
Federico Andahazi integra a programação da 16ª Jornada Nacional de Literatura
 
   
publicidade - anuncie
   


Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo


Luciano Andrade


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político

Outros Colunistas (...)
Deputado Afonso Hamm participa de homenagem à Força-Tarefa de Combate ao Abigeato
Na última quinta-feira, 10, o deputado Afonso Hamm participou do Grande Expediente na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que homenageou os integrantes da Força-Tarefa de Combate aos Crimes R (...)
Clube Comercial retoma atividades no Boteko
Sob a presidência de Sérgio Vieira, o Clube Comercial, em Lagoa Vermelha, levou bom público para a sua sede social, quando foi realizada mais uma edição do O Boteko, ponto de encontro de associ (...)
Lagoa Futsal perde para o Passo Fundo em casa
Em mais uma partida válida pela Série Prata de Futsal, o Lagoa Futsal, no sábado, 12, às 19 horas, recebeu no Adolfo Stella a equipe do Passo Fundo. O time treinado por Tiago Bernar (...)
Lagoa Futsal entrega premiação do 6º Campeonato Interno
A direção do Lagoa Futsal, na sexta-feira, 11 de agosto, à noite, realizou jantar com a entrega de premiação alusiva ao 6º Campeonato Interno desenvolvido no Ginásio Adolfo Stella. Presidente Edeivis (...)
Jantar comemora Dia do Advogado
Sob a presidência de Gladimir Casarin, a OAB Subseção de Lagoa Vermelha, realizou no dia 11 de agosto, a quinta edição de sua tradicional feijoada, tendo como objetivo principal comemorar o Dia do Adv (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes