NOTÍCIAS
 
Foto: ASCOM Prefeitura de Tapejara
Tapejara decreta situação de emergência devido as fortes enxurradas
Prefeito Merotto busca auxílio em Porto Alegre com Ministro da Integração.
 
O Município de Tapejara, decretou sob nº 4.390/17, situação de emergência em toda a área rural e parte da urbana, afetada por fortes enxurradas. A reunião, para realização do decreto, foi realizada na manhã de domingo, 11 de junho, com a presença do prefeito Vilmar Merotto, representantes da Defesa Civil Municipal, Defesa Civil de Passo Fundo, secretários e coordenadores municipais.
Conforme o prefeito Merotto, o governo municipal disponibilizou todos os recursos materiais e humanos de forma a reparar os danos decorrentes da enxurradas, cujo levantamento dos prejuízos ainda está sendo realizado. Merotto ainda frisa que hoje, segunda-feira (12), estará participando de uma reunião com o ministro da Integração, Hélder Barbalho, na sede da Famurs, com os demais gestores do Rio Grande do Sul.
Durante o encontro, será entregue ao representante do Governo Federal uma pauta com pleitos da Federação. Entre os pedidos está o repasse de R$ 200 milhões para auxílio emergencial às cidades atingidas pela chuva.

ENTENDA A SITUAÇÃO
O município foi atingido por chuvas intensas que ocorreram ao longo do mês de maio e início de junho onde os pontos acumulados apontam para um volume de 610,1mm, tendo o 5 de junho como o dia em que as precipitações foram ainda mais intensas, num volume de 90,7mm, acarretando elevações dos níveis das águas dos rios e córregos. Os volumes de chuvas que caíram ultrapassaram, em muito, as médias históricas registradas.
Além das chuvas e enxurradas o município foi acometido por vendaval causando prejuízos materiais e ambientais expressivos em propriedades urbanas e rurais. Também afetou a infraestrutura pública, como o Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto, Biblioteca Pública Municipal, pavimentações de vias como estradas, pontes, pontilhões, bueiro, fossas sépticas e iluminação pública. No comércio causou alagamentos e, em pontos rurais, queda de árvores.
O levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da Emater, apontam que esta situação anormal causou prejuízos no setor da economia privada, com base em análises técnicas, com perdas significativas na fertilidade do solo, causadas pela lixiviação e perdas nas cultura de feijão, aveia em grão e olericultura; na bacia leiteira, com prejuízo da pastagem e, consequentemente, redução da produção leiteira.
Além disso, um grupo de 252 alunos ficaram sem aulas nos dia 8 e 9 de junho, devido a alagamento, provocado pelo transbordo do riacho próximo às escolas municipais do interior, onde muitos alunos não tiveram condições de retomar as suas residências, nem possibilitando que outros chegassem até ela, pois as estradas ficaram intransitáveis para a passagem do transporte escolar, não oferecendo segurança de trafegabilidade.
Por fim, de acordo com a Secretaria de Assistência Social, o evento adverso atingiu a anormalidade das famílias do meio urbano e rural, em especial as famílias de baixa renda e com registro no CadÚnico, 63 famílias apresentam grau significativo de vulnerabilidade.

MUNICÍPIOS ATINGIDOS
De acordo com uma pesquisa da Famurs, os 230 municípios gaúchos que informaram estimativa de prejuízo quantificaram em R $ 117 milhões o valor para a recuperação da infraestrutura danificada. Segundo o estudo, o número total de cidades que já estão ou admitem decretar situação de emergência pode chegar a 213 no Rio Grande do Sul.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
Próxima Sessão Legislativa será realizada na quarta-feira, 02 de maio
Projeto que corrige piso municipal do magistério está em tramitação na Câmara
Lagoa Vermelha realiza encontro preparatório para CONAE 2018
Reitoria da UPF conhece as instalações do Parque de Geração Solar Fotovoltaica
Copa de Integração de Esportes da ABAMF movimentou o esporte regional
Capão Bonito do Sul sediou 2º Seminário Regional sobre Pecuária de Corte
Ibiraiaras/Caseiros: Acidente causa uma morte e deixa três feridos
Em andamento, Copa ABAMF de Integração de Esportes
Ponte sobre o Rio Bernardo José é inaugurada
Associação Amigos da Casa da Cultura realiza Reunião Ordinária
Vereadora Márcia solicita recolhimento de resíduos
Sossella destaca aprovação na Assembleia de projeto de lei que combate roubo de cargas
Obra no Corpo de Bombeiros deve iniciar nos próximos dias
BR 285: Colisão envolve veículo com placas de Lagoa Vermelha
Cris & Ana Cláudia e DJ Vini Moraes estão entre as atrações do Maisnova Fest Show
Com casa cheia, Troféu Imprensa 2018 homenageia Lagoa Vermelha
 
   
publicidade - anuncie
   


Ronaldo Santini
Deputado Estadual


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado


José Antônio de Andrade
joseantonio@somarimoveis.com

Outros Colunistas (...)
Em andamento, Copa ABAMF de Integração de Esportes
Em sua 20ª edição, neste sábado, teve início a vigésima edição da Copa ABAMF de Integração de Esportes. Várias modalidades esportivas estão sendo disputadas e algumas premiações já foram entregues n (...)
Ponte sobre o Rio Bernardo José é inaugurada
Depois de 25 anos de espera, a ponte sobre o Rio Bernardo José, no limite entre os municípios de Capão Bonito do Sul e Esmeralda é inaugurada nesta sexta-feira, 20. O ato contou com a presença do pref (...)
Associação Amigos da Casa da Cultura realiza Reunião Ordinária
Na próxima terça-feira, dia 24, a diretoria da Associação Amigos da Casa da Cultura de Lagoa Vermelha, convoca seus membros fundadores, associados e apoiadores para Reunião Ordinária. A reunião tra (...)
Vereadora Márcia solicita recolhimento de resíduos
Ouvir e encaminhar as demandas da comunidade é atividade constante no mandato da vereadora Márcia do Carmo (PSB). Na última segunda-feira (16), em Sessão Didática, a vereadora apresentou pedido de pro (...)
Sossella destaca aprovação na Assembleia de projeto de lei que combate roubo de cargas
Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (17) o Projeto de Lei 43/2018, que busca combater o roubo de cargas no Estado. A iniciativa determina o cancelamento da ins (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes