NOTÍCIAS
 
Foto: ASCOM Prefeitura de Tapejara
Tapejara decreta situação de emergência devido as fortes enxurradas
Prefeito Merotto busca auxílio em Porto Alegre com Ministro da Integração.
 
O Município de Tapejara, decretou sob nº 4.390/17, situação de emergência em toda a área rural e parte da urbana, afetada por fortes enxurradas. A reunião, para realização do decreto, foi realizada na manhã de domingo, 11 de junho, com a presença do prefeito Vilmar Merotto, representantes da Defesa Civil Municipal, Defesa Civil de Passo Fundo, secretários e coordenadores municipais.
Conforme o prefeito Merotto, o governo municipal disponibilizou todos os recursos materiais e humanos de forma a reparar os danos decorrentes da enxurradas, cujo levantamento dos prejuízos ainda está sendo realizado. Merotto ainda frisa que hoje, segunda-feira (12), estará participando de uma reunião com o ministro da Integração, Hélder Barbalho, na sede da Famurs, com os demais gestores do Rio Grande do Sul.
Durante o encontro, será entregue ao representante do Governo Federal uma pauta com pleitos da Federação. Entre os pedidos está o repasse de R$ 200 milhões para auxílio emergencial às cidades atingidas pela chuva.

ENTENDA A SITUAÇÃO
O município foi atingido por chuvas intensas que ocorreram ao longo do mês de maio e início de junho onde os pontos acumulados apontam para um volume de 610,1mm, tendo o 5 de junho como o dia em que as precipitações foram ainda mais intensas, num volume de 90,7mm, acarretando elevações dos níveis das águas dos rios e córregos. Os volumes de chuvas que caíram ultrapassaram, em muito, as médias históricas registradas.
Além das chuvas e enxurradas o município foi acometido por vendaval causando prejuízos materiais e ambientais expressivos em propriedades urbanas e rurais. Também afetou a infraestrutura pública, como o Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto, Biblioteca Pública Municipal, pavimentações de vias como estradas, pontes, pontilhões, bueiro, fossas sépticas e iluminação pública. No comércio causou alagamentos e, em pontos rurais, queda de árvores.
O levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da Emater, apontam que esta situação anormal causou prejuízos no setor da economia privada, com base em análises técnicas, com perdas significativas na fertilidade do solo, causadas pela lixiviação e perdas nas cultura de feijão, aveia em grão e olericultura; na bacia leiteira, com prejuízo da pastagem e, consequentemente, redução da produção leiteira.
Além disso, um grupo de 252 alunos ficaram sem aulas nos dia 8 e 9 de junho, devido a alagamento, provocado pelo transbordo do riacho próximo às escolas municipais do interior, onde muitos alunos não tiveram condições de retomar as suas residências, nem possibilitando que outros chegassem até ela, pois as estradas ficaram intransitáveis para a passagem do transporte escolar, não oferecendo segurança de trafegabilidade.
Por fim, de acordo com a Secretaria de Assistência Social, o evento adverso atingiu a anormalidade das famílias do meio urbano e rural, em especial as famílias de baixa renda e com registro no CadÚnico, 63 famílias apresentam grau significativo de vulnerabilidade.

MUNICÍPIOS ATINGIDOS
De acordo com uma pesquisa da Famurs, os 230 municípios gaúchos que informaram estimativa de prejuízo quantificaram em R $ 117 milhões o valor para a recuperação da infraestrutura danificada. Segundo o estudo, o número total de cidades que já estão ou admitem decretar situação de emergência pode chegar a 213 no Rio Grande do Sul.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
Vereadora Márcia solicita discussões sobre o lixo
SMOV realiza britamento em ruas do município
Secretária da Ação Social e Habitação participou do 1º Encontro Regional de Segurança Alimentar e Nutricional
Câmara de Vereadores sediou audiência pública sobre Segurança
Zanchin participa de encontro sobre segurança alimentar em Tapejara
Lagoa Futsal não consegue passar pelo Salto do Jacuí
Segurança Pública é tema de Audiência Pública em Lagoa Vermelha nesta segunda (19)
Loja Maçônica Atalaia do Norte tem nova administração
Igrejas São Paulo e Santo Antônio celebram Corpus Christi
Projeto de Lei de Sossella propõe unidade móvel para castração de cães e gatos no RS
Vereadora Márcia requer informações sobre programa que beneficia gestantes
Prefeitura Municipal adianta 35% do 13° salário dos servidores
Carro elétrico é testado na UPF
São Jorge: Obras para término da escola iniciam na próxima semana
Direção da Lagoa FM visita Folha do Nordeste
Secretário da Agricultura participa de reunião com o Conselho Municipal de Agropecuária
 
   
publicidade - anuncie
   


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador


Luciano Andrade


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado

Outros Colunistas (...)
Loja Maçônica Atalaia do Norte tem nova administração
Foi empossada a nova administração da Loja Maçônica Atalaia do Norte de Lagoa Vermelha: Ilário Frozi, Venerável Mestre; Aldoir Nepomuceno, 1º Vigilante; e Nelson Tonon, 2º Vigilante. Os ocupantes (...)
Igrejas São Paulo e Santo Antônio celebram Corpus Christi
A celebração de Corpus Christi teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o (...)
Projeto de Lei de Sossella propõe unidade móvel para castração de cães e gatos no RS
Facilitar o controle populacional de cães e gatos no Estado é o objetivo do Projeto de Lei 73/2017, protocolado pelo deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) na Assembleia Legislativa. Nesta terça-feir (...)
Vereadora Márcia requer informações sobre programa que beneficia gestantes
Preocupada com a qualidade de vida das gestantes e dos recém-nascidos lagoenses, a vereadora Márcia do Carmo (PSB), apresentou na última Sessão Ordinária, dia 13, pedido de informação sobre a situação (...)
Prefeitura Municipal adianta 35% do 13° salário dos servidores
Desde o início de 2017 foi realizado um planejamento financeiro através da Secretaria Municipal da Fazenda, referente à antecipação do pagamento do 13° salário. O planejamento prevê a provisão de 1/12 (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes