NOTÍCIAS
 
Foto: ASCOM Prefeitura de Tapejara
Tapejara decreta situação de emergência devido as fortes enxurradas
Prefeito Merotto busca auxílio em Porto Alegre com Ministro da Integração.
 
O Município de Tapejara, decretou sob nº 4.390/17, situação de emergência em toda a área rural e parte da urbana, afetada por fortes enxurradas. A reunião, para realização do decreto, foi realizada na manhã de domingo, 11 de junho, com a presença do prefeito Vilmar Merotto, representantes da Defesa Civil Municipal, Defesa Civil de Passo Fundo, secretários e coordenadores municipais.
Conforme o prefeito Merotto, o governo municipal disponibilizou todos os recursos materiais e humanos de forma a reparar os danos decorrentes da enxurradas, cujo levantamento dos prejuízos ainda está sendo realizado. Merotto ainda frisa que hoje, segunda-feira (12), estará participando de uma reunião com o ministro da Integração, Hélder Barbalho, na sede da Famurs, com os demais gestores do Rio Grande do Sul.
Durante o encontro, será entregue ao representante do Governo Federal uma pauta com pleitos da Federação. Entre os pedidos está o repasse de R$ 200 milhões para auxílio emergencial às cidades atingidas pela chuva.

ENTENDA A SITUAÇÃO
O município foi atingido por chuvas intensas que ocorreram ao longo do mês de maio e início de junho onde os pontos acumulados apontam para um volume de 610,1mm, tendo o 5 de junho como o dia em que as precipitações foram ainda mais intensas, num volume de 90,7mm, acarretando elevações dos níveis das águas dos rios e córregos. Os volumes de chuvas que caíram ultrapassaram, em muito, as médias históricas registradas.
Além das chuvas e enxurradas o município foi acometido por vendaval causando prejuízos materiais e ambientais expressivos em propriedades urbanas e rurais. Também afetou a infraestrutura pública, como o Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto, Biblioteca Pública Municipal, pavimentações de vias como estradas, pontes, pontilhões, bueiro, fossas sépticas e iluminação pública. No comércio causou alagamentos e, em pontos rurais, queda de árvores.
O levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da Emater, apontam que esta situação anormal causou prejuízos no setor da economia privada, com base em análises técnicas, com perdas significativas na fertilidade do solo, causadas pela lixiviação e perdas nas cultura de feijão, aveia em grão e olericultura; na bacia leiteira, com prejuízo da pastagem e, consequentemente, redução da produção leiteira.
Além disso, um grupo de 252 alunos ficaram sem aulas nos dia 8 e 9 de junho, devido a alagamento, provocado pelo transbordo do riacho próximo às escolas municipais do interior, onde muitos alunos não tiveram condições de retomar as suas residências, nem possibilitando que outros chegassem até ela, pois as estradas ficaram intransitáveis para a passagem do transporte escolar, não oferecendo segurança de trafegabilidade.
Por fim, de acordo com a Secretaria de Assistência Social, o evento adverso atingiu a anormalidade das famílias do meio urbano e rural, em especial as famílias de baixa renda e com registro no CadÚnico, 63 famílias apresentam grau significativo de vulnerabilidade.

MUNICÍPIOS ATINGIDOS
De acordo com uma pesquisa da Famurs, os 230 municípios gaúchos que informaram estimativa de prejuízo quantificaram em R $ 117 milhões o valor para a recuperação da infraestrutura danificada. Segundo o estudo, o número total de cidades que já estão ou admitem decretar situação de emergência pode chegar a 213 no Rio Grande do Sul.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
Caminhão de Lagoa Vermelha incendeia em Ibiraiaras
Subseções da OAB estiveram reunidas em Lagoa Vermelha
Sicredi Ibiraiaras realizou assembleia em Lagoa Vermelha
Passeio ciclístico na UPF Lagoa Vermelha marca o dia do ciclista no município
Vereadores propõe transparência com os gastos públicos em publicidade
Brigada Militar apreende indivíduos com 12 tabletes de maconha em Ibiaçá
Ana Amélia destaca alternativa à crise enfrentada por produtores de leite e de arroz
Deputados protocolam retirada do regime de urgência do PL que trata da criação da Subsecretaria de Administração Prisional
UPF recebe candidatos para prova do Vestibular Complementar
Hospital de Sananduva deverá receber novos recursos
Reforma da Previdência: Ato público foi realizado em Lagoa Vermelha
Cine SESC de volta em Lagoa Vermelha
Vereador José Mario solicita restauração das estradas do interior
PSDB critica condução política do governo Bonotto
PRF apreende adolescente por porte ilegal de arma em Lagoa Vermelha
Secretaria da Educação define ações, programas e projetos estratégicos para o ano letivo
 
   
publicidade - anuncie
   


Marcos Roberto Nepomuceno


Fabiana Rankrape


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica

Outros Colunistas (...)
Deputados protocolam retirada do regime de urgência do PL que trata da criação da Subsecretaria de Administração Prisional
Durante a Sessão Plenária desta terça-feira (20/02), o deputado estadual Ronaldo Santini, juntamente ao líder do Governo, deputado estadual Gabriel Souza, protocolaram a retirada do regime de urgência (...)
UPF recebe candidatos para prova do Vestibular Complementar
A Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou na noite dessa terça-feira, 20 de fevereiro, a prova do Vestibular Complementar de Verão 2018. Os candidatos fizeram prova única de redação em Passo Fundo (...)
Hospital de Sananduva deverá receber novos recursos
Em recente roteiro pela região Nordeste o deputado federal Giovani Cherini (PR), acompanhado do pré-candidato a deputado estadual, Paparico Bacchi, visitou o Hospital São João de Sananduva. A institui (...)
Reforma da Previdência: Ato público foi realizado em Lagoa Vermelha
Através de ação conjunta entre o CPERS, MPA, Sindicomerciários, Sintracom, PT de Lagoa Vermelha e Caseiros, PT Regional, Fetraf/RS, MMC, MST, Cresol, Cetap, Coopervita, Coopervida, Copercasa, Associaç (...)
Cine SESC de volta em Lagoa Vermelha
Nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, vai acontecer a 3ª Edição do CineSesc Cinema de Rua em Lagoa Vermelha. O evento começará às 20 horas com a exibição do filme ‘‘ Eu e Meu Guarda-Chuva’’. As edi (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes