NOTÍCIAS
 
Fotos: Silvia Brugnera
Carro elétrico é testado na UPF
Projeto está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da UPF em parceria com o inventor do carro, João Alfredo Dresch
 
Após pouco mais de nove meses de trabalho, uma equipe multidisciplinar da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou na tarde dessa terça-feira, 13 de junho, o primeiro teste do carro elétrico-motorizado JAD2, criado pelo inventor e aposentado João Alfredo Dresch, de Lajeado/RS. O teste aconteceu no módulo III do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque) e teve a presença do coordenador do UPF Parque, Charles Israel, do coordenador técnico do projeto, Mateus Pereira, do coordenador do projeto de extensão Moacir Carlos Gomes, além do idealizador do carro e de acadêmicos da UPF.

Desde setembro de 2016, a UPF e a empresa de Dresch mantêm um contrato de cooperação para a fabricação em escala do carro elétrico. O trabalho vem sendo realizado com o apoio do UPF Parque e também dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Design de Produto, Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

De acordo com o coordenador do UPF Parque, professor Charles Israel o teste é um momento muito importante porque este é um projeto multidisciplinar que conta com o apoio da academia e com o interesse da comunidade. O próximo passo, segundo o professor é consolidá-lo como um carro. “Depois desse teste a gente vai passar para as próximas etapas. Aí entra a parte de fechamento da estrutura, carenagem, a gente vai entrar também com alguns testes, por exemplo, vamos colocar painel solar, ver se é possível ou não. Cada hipótese de pesquisa vai gerar ou um TCC ou um estágio em algum dos cursos da UPF”, destacou o professor.

A previsão é de que, seguindo o ritmo atual, o carro tenha condições de trafegabilidade em um período de seis meses a um ano. “É um projeto muito bacana que não termina quando o carro começa a andar. Tem outros desafios, por exemplo, tornar ele um carro acessível para deficientes é uma possibilidade, reduzir o preço dele é outra possibilidade, reduzir o peso, então é como um indústria, é um trabalho contínuo”, disse.

Para o inventor do carro, João Alfredo Dresch, que já trabalha no projeto há mais de seis anos, ver o carro andando é como ver uma luz no fim do túnel. “Eu estou muito contente com o trabalho da Universidade, com o apoio dos professores e do próprio reitor. Eu já tenho o primeiro carro rodando em Lajeado e agora é hora de ver o segundo carro funcionando”, finalizou.

Características do JAD2
O JAD2 possui 2,45m de comprimento e 1,15m de largura. O modelo foi equipado com seis baterias, que lhe dão autonomia para percorrer até 150 km em uma velocidade que chega a 45km/h.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
Próxima Sessão Legislativa será realizada na quarta-feira, 02 de maio
Projeto que corrige piso municipal do magistério está em tramitação na Câmara
Lagoa Vermelha realiza encontro preparatório para CONAE 2018
Reitoria da UPF conhece as instalações do Parque de Geração Solar Fotovoltaica
Copa de Integração de Esportes da ABAMF movimentou o esporte regional
Capão Bonito do Sul sediou 2º Seminário Regional sobre Pecuária de Corte
Ibiraiaras/Caseiros: Acidente causa uma morte e deixa três feridos
Em andamento, Copa ABAMF de Integração de Esportes
Ponte sobre o Rio Bernardo José é inaugurada
Associação Amigos da Casa da Cultura realiza Reunião Ordinária
Vereadora Márcia solicita recolhimento de resíduos
Sossella destaca aprovação na Assembleia de projeto de lei que combate roubo de cargas
Obra no Corpo de Bombeiros deve iniciar nos próximos dias
BR 285: Colisão envolve veículo com placas de Lagoa Vermelha
Cris & Ana Cláudia e DJ Vini Moraes estão entre as atrações do Maisnova Fest Show
Com casa cheia, Troféu Imprensa 2018 homenageia Lagoa Vermelha
 
   
publicidade - anuncie
   


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista


Henrique Rech Neto
Promotor de Justiça e professor da UPF hrechneto@gmail.com


Fabiana Rankrape

Outros Colunistas (...)
Em andamento, Copa ABAMF de Integração de Esportes
Em sua 20ª edição, neste sábado, teve início a vigésima edição da Copa ABAMF de Integração de Esportes. Várias modalidades esportivas estão sendo disputadas e algumas premiações já foram entregues n (...)
Ponte sobre o Rio Bernardo José é inaugurada
Depois de 25 anos de espera, a ponte sobre o Rio Bernardo José, no limite entre os municípios de Capão Bonito do Sul e Esmeralda é inaugurada nesta sexta-feira, 20. O ato contou com a presença do pref (...)
Associação Amigos da Casa da Cultura realiza Reunião Ordinária
Na próxima terça-feira, dia 24, a diretoria da Associação Amigos da Casa da Cultura de Lagoa Vermelha, convoca seus membros fundadores, associados e apoiadores para Reunião Ordinária. A reunião tra (...)
Vereadora Márcia solicita recolhimento de resíduos
Ouvir e encaminhar as demandas da comunidade é atividade constante no mandato da vereadora Márcia do Carmo (PSB). Na última segunda-feira (16), em Sessão Didática, a vereadora apresentou pedido de pro (...)
Sossella destaca aprovação na Assembleia de projeto de lei que combate roubo de cargas
Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (17) o Projeto de Lei 43/2018, que busca combater o roubo de cargas no Estado. A iniciativa determina o cancelamento da ins (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes