NOTÍCIAS
 
Fotos: Silvia Brugnera
Carro elétrico é testado na UPF
Projeto está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da UPF em parceria com o inventor do carro, João Alfredo Dresch
 
Após pouco mais de nove meses de trabalho, uma equipe multidisciplinar da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou na tarde dessa terça-feira, 13 de junho, o primeiro teste do carro elétrico-motorizado JAD2, criado pelo inventor e aposentado João Alfredo Dresch, de Lajeado/RS. O teste aconteceu no módulo III do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque) e teve a presença do coordenador do UPF Parque, Charles Israel, do coordenador técnico do projeto, Mateus Pereira, do coordenador do projeto de extensão Moacir Carlos Gomes, além do idealizador do carro e de acadêmicos da UPF.

Desde setembro de 2016, a UPF e a empresa de Dresch mantêm um contrato de cooperação para a fabricação em escala do carro elétrico. O trabalho vem sendo realizado com o apoio do UPF Parque e também dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Design de Produto, Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

De acordo com o coordenador do UPF Parque, professor Charles Israel o teste é um momento muito importante porque este é um projeto multidisciplinar que conta com o apoio da academia e com o interesse da comunidade. O próximo passo, segundo o professor é consolidá-lo como um carro. “Depois desse teste a gente vai passar para as próximas etapas. Aí entra a parte de fechamento da estrutura, carenagem, a gente vai entrar também com alguns testes, por exemplo, vamos colocar painel solar, ver se é possível ou não. Cada hipótese de pesquisa vai gerar ou um TCC ou um estágio em algum dos cursos da UPF”, destacou o professor.

A previsão é de que, seguindo o ritmo atual, o carro tenha condições de trafegabilidade em um período de seis meses a um ano. “É um projeto muito bacana que não termina quando o carro começa a andar. Tem outros desafios, por exemplo, tornar ele um carro acessível para deficientes é uma possibilidade, reduzir o preço dele é outra possibilidade, reduzir o peso, então é como um indústria, é um trabalho contínuo”, disse.

Para o inventor do carro, João Alfredo Dresch, que já trabalha no projeto há mais de seis anos, ver o carro andando é como ver uma luz no fim do túnel. “Eu estou muito contente com o trabalho da Universidade, com o apoio dos professores e do próprio reitor. Eu já tenho o primeiro carro rodando em Lajeado e agora é hora de ver o segundo carro funcionando”, finalizou.

Características do JAD2
O JAD2 possui 2,45m de comprimento e 1,15m de largura. O modelo foi equipado com seis baterias, que lhe dão autonomia para percorrer até 150 km em uma velocidade que chega a 45km/h.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
Caminhão de Lagoa Vermelha incendeia em Ibiraiaras
Subseções da OAB estiveram reunidas em Lagoa Vermelha
Sicredi Ibiraiaras realizou assembleia em Lagoa Vermelha
Passeio ciclístico na UPF Lagoa Vermelha marca o dia do ciclista no município
Vereadores propõe transparência com os gastos públicos em publicidade
Brigada Militar apreende indivíduos com 12 tabletes de maconha em Ibiaçá
Ana Amélia destaca alternativa à crise enfrentada por produtores de leite e de arroz
Deputados protocolam retirada do regime de urgência do PL que trata da criação da Subsecretaria de Administração Prisional
UPF recebe candidatos para prova do Vestibular Complementar
Hospital de Sananduva deverá receber novos recursos
Reforma da Previdência: Ato público foi realizado em Lagoa Vermelha
Cine SESC de volta em Lagoa Vermelha
Vereador José Mario solicita restauração das estradas do interior
PSDB critica condução política do governo Bonotto
PRF apreende adolescente por porte ilegal de arma em Lagoa Vermelha
Secretaria da Educação define ações, programas e projetos estratégicos para o ano letivo
 
   
publicidade - anuncie
   


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica


Ronaldo Santini
Deputado Estadual

Outros Colunistas (...)
Deputados protocolam retirada do regime de urgência do PL que trata da criação da Subsecretaria de Administração Prisional
Durante a Sessão Plenária desta terça-feira (20/02), o deputado estadual Ronaldo Santini, juntamente ao líder do Governo, deputado estadual Gabriel Souza, protocolaram a retirada do regime de urgência (...)
UPF recebe candidatos para prova do Vestibular Complementar
A Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou na noite dessa terça-feira, 20 de fevereiro, a prova do Vestibular Complementar de Verão 2018. Os candidatos fizeram prova única de redação em Passo Fundo (...)
Hospital de Sananduva deverá receber novos recursos
Em recente roteiro pela região Nordeste o deputado federal Giovani Cherini (PR), acompanhado do pré-candidato a deputado estadual, Paparico Bacchi, visitou o Hospital São João de Sananduva. A institui (...)
Reforma da Previdência: Ato público foi realizado em Lagoa Vermelha
Através de ação conjunta entre o CPERS, MPA, Sindicomerciários, Sintracom, PT de Lagoa Vermelha e Caseiros, PT Regional, Fetraf/RS, MMC, MST, Cresol, Cetap, Coopervita, Coopervida, Copercasa, Associaç (...)
Cine SESC de volta em Lagoa Vermelha
Nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, vai acontecer a 3ª Edição do CineSesc Cinema de Rua em Lagoa Vermelha. O evento começará às 20 horas com a exibição do filme ‘‘ Eu e Meu Guarda-Chuva’’. As edi (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes