NOTÍCIAS
 
Fotos: Silvia Brugnera
Carro elétrico é testado na UPF
Projeto está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da UPF em parceria com o inventor do carro, João Alfredo Dresch
 
Após pouco mais de nove meses de trabalho, uma equipe multidisciplinar da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou na tarde dessa terça-feira, 13 de junho, o primeiro teste do carro elétrico-motorizado JAD2, criado pelo inventor e aposentado João Alfredo Dresch, de Lajeado/RS. O teste aconteceu no módulo III do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque) e teve a presença do coordenador do UPF Parque, Charles Israel, do coordenador técnico do projeto, Mateus Pereira, do coordenador do projeto de extensão Moacir Carlos Gomes, além do idealizador do carro e de acadêmicos da UPF.

Desde setembro de 2016, a UPF e a empresa de Dresch mantêm um contrato de cooperação para a fabricação em escala do carro elétrico. O trabalho vem sendo realizado com o apoio do UPF Parque e também dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Design de Produto, Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

De acordo com o coordenador do UPF Parque, professor Charles Israel o teste é um momento muito importante porque este é um projeto multidisciplinar que conta com o apoio da academia e com o interesse da comunidade. O próximo passo, segundo o professor é consolidá-lo como um carro. “Depois desse teste a gente vai passar para as próximas etapas. Aí entra a parte de fechamento da estrutura, carenagem, a gente vai entrar também com alguns testes, por exemplo, vamos colocar painel solar, ver se é possível ou não. Cada hipótese de pesquisa vai gerar ou um TCC ou um estágio em algum dos cursos da UPF”, destacou o professor.

A previsão é de que, seguindo o ritmo atual, o carro tenha condições de trafegabilidade em um período de seis meses a um ano. “É um projeto muito bacana que não termina quando o carro começa a andar. Tem outros desafios, por exemplo, tornar ele um carro acessível para deficientes é uma possibilidade, reduzir o preço dele é outra possibilidade, reduzir o peso, então é como um indústria, é um trabalho contínuo”, disse.

Para o inventor do carro, João Alfredo Dresch, que já trabalha no projeto há mais de seis anos, ver o carro andando é como ver uma luz no fim do túnel. “Eu estou muito contente com o trabalho da Universidade, com o apoio dos professores e do próprio reitor. Eu já tenho o primeiro carro rodando em Lajeado e agora é hora de ver o segundo carro funcionando”, finalizou.

Características do JAD2
O JAD2 possui 2,45m de comprimento e 1,15m de largura. O modelo foi equipado com seis baterias, que lhe dão autonomia para percorrer até 150 km em uma velocidade que chega a 45km/h.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
Vereador Braulio sugere que o Executivo se cadastre em Projetos de Qualificação Profissional
São Jorge: Feira Municipal da Saúde presta serviços e esclarecimentos a população
Sessão Ordinária do Programa Jovem Parlamentar acontece nesta terça-feira
Ibiaçaense foi morto a facadas em Passo Fundo
Ricardo Machado vence MTB 12 Horas em Itupeva
Moto Grupo Irmãos do Vento comemora 9 anos em Lagoa Vermelha
Presidente Nacional da OAB recebe medalha Universidade de Passo Fundo
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Ricardo Machado compete em São Paulo
Acadêmico da UPF realiza pesquisa sobre os impactos na redução do sódio em alimentos processados
Seminário “Turismo para todos” valoriza potenciais turísticos de Marcelino Ramos
 
   
publicidade - anuncie
   


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador


Marcos Roberto Nepomuceno


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes