NOTÍCIAS
 
Fotos: Silvia Brugnera
Carro elétrico é testado na UPF
Projeto está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da UPF em parceria com o inventor do carro, João Alfredo Dresch
 
Após pouco mais de nove meses de trabalho, uma equipe multidisciplinar da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou na tarde dessa terça-feira, 13 de junho, o primeiro teste do carro elétrico-motorizado JAD2, criado pelo inventor e aposentado João Alfredo Dresch, de Lajeado/RS. O teste aconteceu no módulo III do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque) e teve a presença do coordenador do UPF Parque, Charles Israel, do coordenador técnico do projeto, Mateus Pereira, do coordenador do projeto de extensão Moacir Carlos Gomes, além do idealizador do carro e de acadêmicos da UPF.

Desde setembro de 2016, a UPF e a empresa de Dresch mantêm um contrato de cooperação para a fabricação em escala do carro elétrico. O trabalho vem sendo realizado com o apoio do UPF Parque e também dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Design de Produto, Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

De acordo com o coordenador do UPF Parque, professor Charles Israel o teste é um momento muito importante porque este é um projeto multidisciplinar que conta com o apoio da academia e com o interesse da comunidade. O próximo passo, segundo o professor é consolidá-lo como um carro. “Depois desse teste a gente vai passar para as próximas etapas. Aí entra a parte de fechamento da estrutura, carenagem, a gente vai entrar também com alguns testes, por exemplo, vamos colocar painel solar, ver se é possível ou não. Cada hipótese de pesquisa vai gerar ou um TCC ou um estágio em algum dos cursos da UPF”, destacou o professor.

A previsão é de que, seguindo o ritmo atual, o carro tenha condições de trafegabilidade em um período de seis meses a um ano. “É um projeto muito bacana que não termina quando o carro começa a andar. Tem outros desafios, por exemplo, tornar ele um carro acessível para deficientes é uma possibilidade, reduzir o preço dele é outra possibilidade, reduzir o peso, então é como um indústria, é um trabalho contínuo”, disse.

Para o inventor do carro, João Alfredo Dresch, que já trabalha no projeto há mais de seis anos, ver o carro andando é como ver uma luz no fim do túnel. “Eu estou muito contente com o trabalho da Universidade, com o apoio dos professores e do próprio reitor. Eu já tenho o primeiro carro rodando em Lajeado e agora é hora de ver o segundo carro funcionando”, finalizou.

Características do JAD2
O JAD2 possui 2,45m de comprimento e 1,15m de largura. O modelo foi equipado com seis baterias, que lhe dão autonomia para percorrer até 150 km em uma velocidade que chega a 45km/h.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
Estadual Sub 20: Lagoa Futsal 5 x 3 São José do Inhacorá
Em Cerro Branco, Lagoa Futsal empata com a ACBF
Sub 20 do Lagoa Futsal tem partida decisiva neste domingo, 23
Sindilojas comemorou Dia do Comerciante com jantar
Capão Bonito do Sul: Secretaria da Agricultura oferece atendimento veterinário gratuito
Consulta Popular acontecerá de 1 a 3 de agosto
Lions Clube Lagoa Vermelha entrega premiações
Ricardo Machado no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico
Bonotto e Secretário de Obras e Viação visitam obras no bairro Alto Pedregal
Recadastramento do cartão SUS é prorrogado
Lagoa Futsal vai jogar em Cerro Branco, dia 22
Felipe Ubaldini assume presidência da ACISAU de São João da Urtiga
Vereadora Márcia solicita melhorias no trânsito do interior e da cidade
Corpo de Bombeiros recebe nova viatura
Lagoa Futsal faz bonito frente o Parobé: 8 x 2
Sub 17 do Lagoa Futsal estreia na Copa Amunor
 
   
publicidade - anuncie
   


Luciano Andrade


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador


Victor Hugo Muraro Filho
Advogado

Outros Colunistas (...)
Ricardo Machado no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado vai participar do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico. A prova será realizada em Domingos Martins (ES), no pró (...)
Bonotto e Secretário de Obras e Viação visitam obras no bairro Alto Pedregal
No final da tarda da última sexta-feira (14), Bonotto visitou as obras da Rua Sargento Salvador Felício Bueno, no Bairro Alto Pedregal, juntamente com o Secretário Municipal de Obras e Viação, Admilso (...)
Recadastramento do cartão SUS é prorrogado
A Secretaria Municipal da Saúde iniciou no mês de julho o recadastramento do cartão sus, devido ao alto número de cartões emitidos comparados com o número real de habitantes do nosso município. Devid (...)
Lagoa Futsal vai jogar em Cerro Branco, dia 22
Depois da ótima vitória frente ao Parobé, jogando em casa, no Adolfo Stella, quando venceu pelo placar de 8 x 2, o Lagoa Futsal estará voltando a atuar fora de casa, desta vez em Cerro Branco. Vai enf (...)
Felipe Ubaldini assume presidência da ACISAU de São João da Urtiga
Na noite do dia 13 de julho de 2017, nova diretoria tomou posse da Associação Comercial de São João da Urtiga. A cerimônia ocorreu no Centro de Eventos Scalco com um jantar e palestra, e contou com a (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes