NOTÍCIAS
 
Foto: Wilson Cardoso
Projeto de Lei de Sossella propõe unidade móvel para castração de cães e gatos no RS
 
Facilitar o controle populacional de cães e gatos no Estado é o objetivo do Projeto de Lei 73/2017, protocolado pelo deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) na Assembleia Legislativa. Nesta terça-feira (13), a proposta foi distribuída na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para relatoria, que ficou a cargo do deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB).
“Recebemos a sugestão da vereadora de Pelotas, Cristina Oliveira (PDT), que é uma defensora da causa animal, para que apresentássemos esse projeto de lei que regulamenta, por meio de unidade móveis de castração, o que chamamos de castramóvel, o serviço público de controle reprodutivo de cães e gatos. O controle populacional evita o abandono e o sofrimento dos animais, além de combater a proliferação de zoonoses nos municípios gaúchos”, justificou Sossella.
Entre as finalidades do projeto está a conscientização da população em relação aos cuidados necessários à criação de animais e a importância da castração. “Trata-se de medida efetiva no auxílio à saúde pública e uma importante ferramenta na garantia dos direitos dos animais. Além disso, cabe ressaltar que diversas cidades em nosso país utilizam, ou já utilizaram, políticas semelhantes de tratamento, com efetivos resultados alcançados”, informou o deputado.
A proposta de Sossella prevê que os veículos serão itinerantes, devidamente adequados para a realização do serviço. O “castramóvel” contará com mesa de cirurgia, foco cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória, balança para pesagem dos animais, e demais materiais cirúrgicos e equipamentos que se fizerem indispensáveis à viabilidade do projeto.
Além disso, os serviços prestados nas unidades móveis deverão observar as normas dos Conselhos Federais e Estaduais de Medicina Veterinária. De acordo com o projeto serão contemplados os municípios que se cadastrarem junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado do Rio Grande do Sul, obedecendo a ordem de atuação determinada pelo Estado.
O cronograma de atuação deverá observar a ordem de cadastramento, logística e, ou, a necessidade de atendimento em localidades com quadros de superpopulação ou epidemias de zoonoses. O Estado deverá informar ainda aos municípios contemplados a data de atuação das unidades móveis com a antecedência mínima de 30 dias.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
Próxima Sessão Legislativa será realizada na quarta-feira, 02 de maio
Projeto que corrige piso municipal do magistério está em tramitação na Câmara
Lagoa Vermelha realiza encontro preparatório para CONAE 2018
Reitoria da UPF conhece as instalações do Parque de Geração Solar Fotovoltaica
Copa de Integração de Esportes da ABAMF movimentou o esporte regional
Capão Bonito do Sul sediou 2º Seminário Regional sobre Pecuária de Corte
Ibiraiaras/Caseiros: Acidente causa uma morte e deixa três feridos
Em andamento, Copa ABAMF de Integração de Esportes
Ponte sobre o Rio Bernardo José é inaugurada
Associação Amigos da Casa da Cultura realiza Reunião Ordinária
Vereadora Márcia solicita recolhimento de resíduos
Sossella destaca aprovação na Assembleia de projeto de lei que combate roubo de cargas
Obra no Corpo de Bombeiros deve iniciar nos próximos dias
BR 285: Colisão envolve veículo com placas de Lagoa Vermelha
Cris & Ana Cláudia e DJ Vini Moraes estão entre as atrações do Maisnova Fest Show
Com casa cheia, Troféu Imprensa 2018 homenageia Lagoa Vermelha
 
   
publicidade - anuncie
   


Marcos Roberto Nepomuceno


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista

Outros Colunistas (...)
Em andamento, Copa ABAMF de Integração de Esportes
Em sua 20ª edição, neste sábado, teve início a vigésima edição da Copa ABAMF de Integração de Esportes. Várias modalidades esportivas estão sendo disputadas e algumas premiações já foram entregues n (...)
Ponte sobre o Rio Bernardo José é inaugurada
Depois de 25 anos de espera, a ponte sobre o Rio Bernardo José, no limite entre os municípios de Capão Bonito do Sul e Esmeralda é inaugurada nesta sexta-feira, 20. O ato contou com a presença do pref (...)
Associação Amigos da Casa da Cultura realiza Reunião Ordinária
Na próxima terça-feira, dia 24, a diretoria da Associação Amigos da Casa da Cultura de Lagoa Vermelha, convoca seus membros fundadores, associados e apoiadores para Reunião Ordinária. A reunião tra (...)
Vereadora Márcia solicita recolhimento de resíduos
Ouvir e encaminhar as demandas da comunidade é atividade constante no mandato da vereadora Márcia do Carmo (PSB). Na última segunda-feira (16), em Sessão Didática, a vereadora apresentou pedido de pro (...)
Sossella destaca aprovação na Assembleia de projeto de lei que combate roubo de cargas
Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (17) o Projeto de Lei 43/2018, que busca combater o roubo de cargas no Estado. A iniciativa determina o cancelamento da ins (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes