NOTÍCIAS
 
Foto: Wilson Cardoso
Projeto de Lei de Sossella propõe unidade móvel para castração de cães e gatos no RS
 
Facilitar o controle populacional de cães e gatos no Estado é o objetivo do Projeto de Lei 73/2017, protocolado pelo deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) na Assembleia Legislativa. Nesta terça-feira (13), a proposta foi distribuída na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para relatoria, que ficou a cargo do deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB).
“Recebemos a sugestão da vereadora de Pelotas, Cristina Oliveira (PDT), que é uma defensora da causa animal, para que apresentássemos esse projeto de lei que regulamenta, por meio de unidade móveis de castração, o que chamamos de castramóvel, o serviço público de controle reprodutivo de cães e gatos. O controle populacional evita o abandono e o sofrimento dos animais, além de combater a proliferação de zoonoses nos municípios gaúchos”, justificou Sossella.
Entre as finalidades do projeto está a conscientização da população em relação aos cuidados necessários à criação de animais e a importância da castração. “Trata-se de medida efetiva no auxílio à saúde pública e uma importante ferramenta na garantia dos direitos dos animais. Além disso, cabe ressaltar que diversas cidades em nosso país utilizam, ou já utilizaram, políticas semelhantes de tratamento, com efetivos resultados alcançados”, informou o deputado.
A proposta de Sossella prevê que os veículos serão itinerantes, devidamente adequados para a realização do serviço. O “castramóvel” contará com mesa de cirurgia, foco cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória, balança para pesagem dos animais, e demais materiais cirúrgicos e equipamentos que se fizerem indispensáveis à viabilidade do projeto.
Além disso, os serviços prestados nas unidades móveis deverão observar as normas dos Conselhos Federais e Estaduais de Medicina Veterinária. De acordo com o projeto serão contemplados os municípios que se cadastrarem junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado do Rio Grande do Sul, obedecendo a ordem de atuação determinada pelo Estado.
O cronograma de atuação deverá observar a ordem de cadastramento, logística e, ou, a necessidade de atendimento em localidades com quadros de superpopulação ou epidemias de zoonoses. O Estado deverá informar ainda aos municípios contemplados a data de atuação das unidades móveis com a antecedência mínima de 30 dias.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
Estadual Sub 20: Lagoa Futsal 5 x 3 São José do Inhacorá
Em Cerro Branco, Lagoa Futsal empata com a ACBF
Sub 20 do Lagoa Futsal tem partida decisiva neste domingo, 23
Sindilojas comemorou Dia do Comerciante com jantar
Capão Bonito do Sul: Secretaria da Agricultura oferece atendimento veterinário gratuito
Consulta Popular acontecerá de 1 a 3 de agosto
Lions Clube Lagoa Vermelha entrega premiações
Ricardo Machado no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico
Bonotto e Secretário de Obras e Viação visitam obras no bairro Alto Pedregal
Recadastramento do cartão SUS é prorrogado
Lagoa Futsal vai jogar em Cerro Branco, dia 22
Felipe Ubaldini assume presidência da ACISAU de São João da Urtiga
Vereadora Márcia solicita melhorias no trânsito do interior e da cidade
Corpo de Bombeiros recebe nova viatura
Lagoa Futsal faz bonito frente o Parobé: 8 x 2
Sub 17 do Lagoa Futsal estreia na Copa Amunor
 
   
publicidade - anuncie
   


Marcos Roberto Nepomuceno


Leodário Schuster
Empresário


Fabiana Rankrape

Outros Colunistas (...)
Ricardo Machado no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado vai participar do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico. A prova será realizada em Domingos Martins (ES), no pró (...)
Bonotto e Secretário de Obras e Viação visitam obras no bairro Alto Pedregal
No final da tarda da última sexta-feira (14), Bonotto visitou as obras da Rua Sargento Salvador Felício Bueno, no Bairro Alto Pedregal, juntamente com o Secretário Municipal de Obras e Viação, Admilso (...)
Recadastramento do cartão SUS é prorrogado
A Secretaria Municipal da Saúde iniciou no mês de julho o recadastramento do cartão sus, devido ao alto número de cartões emitidos comparados com o número real de habitantes do nosso município. Devid (...)
Lagoa Futsal vai jogar em Cerro Branco, dia 22
Depois da ótima vitória frente ao Parobé, jogando em casa, no Adolfo Stella, quando venceu pelo placar de 8 x 2, o Lagoa Futsal estará voltando a atuar fora de casa, desta vez em Cerro Branco. Vai enf (...)
Felipe Ubaldini assume presidência da ACISAU de São João da Urtiga
Na noite do dia 13 de julho de 2017, nova diretoria tomou posse da Associação Comercial de São João da Urtiga. A cerimônia ocorreu no Centro de Eventos Scalco com um jantar e palestra, e contou com a (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes