NOTÍCIAS
 
Foto: Wilson Cardoso
Projeto de Lei de Sossella propõe unidade móvel para castração de cães e gatos no RS
 
Facilitar o controle populacional de cães e gatos no Estado é o objetivo do Projeto de Lei 73/2017, protocolado pelo deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) na Assembleia Legislativa. Nesta terça-feira (13), a proposta foi distribuída na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para relatoria, que ficou a cargo do deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB).
“Recebemos a sugestão da vereadora de Pelotas, Cristina Oliveira (PDT), que é uma defensora da causa animal, para que apresentássemos esse projeto de lei que regulamenta, por meio de unidade móveis de castração, o que chamamos de castramóvel, o serviço público de controle reprodutivo de cães e gatos. O controle populacional evita o abandono e o sofrimento dos animais, além de combater a proliferação de zoonoses nos municípios gaúchos”, justificou Sossella.
Entre as finalidades do projeto está a conscientização da população em relação aos cuidados necessários à criação de animais e a importância da castração. “Trata-se de medida efetiva no auxílio à saúde pública e uma importante ferramenta na garantia dos direitos dos animais. Além disso, cabe ressaltar que diversas cidades em nosso país utilizam, ou já utilizaram, políticas semelhantes de tratamento, com efetivos resultados alcançados”, informou o deputado.
A proposta de Sossella prevê que os veículos serão itinerantes, devidamente adequados para a realização do serviço. O “castramóvel” contará com mesa de cirurgia, foco cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória, balança para pesagem dos animais, e demais materiais cirúrgicos e equipamentos que se fizerem indispensáveis à viabilidade do projeto.
Além disso, os serviços prestados nas unidades móveis deverão observar as normas dos Conselhos Federais e Estaduais de Medicina Veterinária. De acordo com o projeto serão contemplados os municípios que se cadastrarem junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado do Rio Grande do Sul, obedecendo a ordem de atuação determinada pelo Estado.
O cronograma de atuação deverá observar a ordem de cadastramento, logística e, ou, a necessidade de atendimento em localidades com quadros de superpopulação ou epidemias de zoonoses. O Estado deverá informar ainda aos municípios contemplados a data de atuação das unidades móveis com a antecedência mínima de 30 dias.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
Getulio Cerioli admite, pela primeira vez, que vai concorrer a deputado
Desfile assinala Semana Farroupilha 2017 em Lagoa Vermelha
Câmara de Vereadores realizará sessão solene nesta terça-feira
Sub 20: Lagoa Futsal recebe o Bella Futsal de Caxias do Sul
UPF promove exposição em Dia de Mobilização pelo Trânsito Seguro
Santini e presidente do STR de Lagoa Vermelha reúnem-se com ministro do Trabalho
Lagoa Futsal aplica goleada no Figueira: 12 x 1
Mulher em Evidência mantém tradição e acontece com casa cheia
Sub 20 do Lagoa Futsal realizou amistoso frente o Ibiraiaras
Desfile Farroupilha foi adiado para o dia 20 de setembro devido ao tempo chuvoso
Lagoa Futsal enfrenta o Figueira, neste sábado, 16
Tempo chuvoso causa mudanças no cronograma da prefeitura
Programação da Semana Farroupilha desta sexta-feira acontecerá na Casa da Cultura
Ibiraiaras: Campanha de multivacinação teve início
Vereadora solicita informações sobre a Gruta de São João Maria
Vereadora Marli solicita recuperação da pavimentação em ruas do município
 
   
publicidade - anuncie
   


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Fabiana Rankrape


Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo

Outros Colunistas (...)
Mulher em Evidência mantém tradição e acontece com casa cheia
Muito glamour, beleza e talento da mulher regional no baile Mulher em Evidência 2017, promoção da NG Revista. O evento aconteceu no dia 16 de setembro, no Clube Comercial. Casa cheia. 81 homenageadas. (...)
Sub 20 do Lagoa Futsal realizou amistoso frente o Ibiraiaras
O Sub 20 do Lagoa Futsal realizou, no sábado, 16, jogo amistoso no Adolfo Stella, em Lagoa Vermelha. Enfrentou o Ibiraiaras Futsal. Placar final: 3 x 1 para Ibiraiaras. (...)
Desfile Farroupilha foi adiado para o dia 20 de setembro devido ao tempo chuvoso
As atividades em comemoração à Semana Farroupilha 2017 irão ocorrer até o dia 20 de setembro e, devido ao tempo chuvoso, o Desfile Farroupilha que aconteceria no próximo sábado (16) na Av. Afonso Pena (...)
Lagoa Futsal enfrenta o Figueira, neste sábado, 16
O ginásio Adolfo Stella mais uma vez será palco de importante partida válida pelo estadual Série Prata de Futsal. Na quadra, neste sábado, 16, a partir das 20 horas, o Lagoa Futsal enfrenta a equipe d (...)
Tempo chuvoso causa mudanças no cronograma da prefeitura
A Prefeitura Municipal informa que devido ao tempo chuvoso e à previsão de chuva que continua para o final de semana, haverá mudança no cronograma de trabalho e algumas ações que estavam previstas ser (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes