NOTÍCIAS
 
Flicom integra a programação paralela da 16ª Jornada Nacional de Literatura
Realizada em parceria com a Intercom, a Festa literária da comunicação (Flicom) reúne anualmente pesquisadores de comunicação, jornalistas, publicitários e profissionais da área que escrevem e fazem literatura
 
Além da programação no palco principal, a 16ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS, também terá diferentes atividades na programação paralela. Entre seminários e oficinas, um dos destaques dessa edição é a realização da Festa Literária da Comunicação (Flicom), iniciativa realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom) e que reúne pesquisadores de comunicação, jornalistas, publicitários e profissionais da área que escrevem e fazem literatura. A programação da Flicom na Jornada inclui mesas de debates que acontecem nos dias 3 e 4 de outubro, no turno da tarde.

O objetivo da Flicom é, de acordo com o coordenador geral, o jornalista, escritor e um dos coordenadores de debates da Jornada, Felipe Pena, promover anualmente o encontro de pessoas que pensam a comunicação e a literatura em uma grande festa literária. Neste ano, isso tudo terá como cenário as Jornadas Literárias. Entre os temas que serão debatidos na Flicom, estão as fronteiras entre ficção e realidade nas narrativas contemporâneas; a leitura em rede; as interações, performances e recursos estilísticos; e a iconoclastia, história e narrativas políticas. Para isso, a festa terá convidados importantes, como o músico Tico Santa Cruz – que, segundo Pena, além de uma grande figura da comunicação que tem mais de três milhões de seguidores no Facebook, também é músico e ativista e consegue transitar muito nessas áreas – e o jornalista Juremir Machado, considerado por Pena um dos maiores professores de comunicação do Brasil e que tem uma obra de ficção consagrada.

Na opinião do coordenador, o espírito dessa festa é o de conseguir dar uma dinâmica diferenciada e “rebelde” ao que se chama de literatura. “Vamos ultrapassar os cânones e ter uma nova visão daquilo que a gente chama convencionalmente na academia de literatura. Vamos partir para uma narrativa que seja a tradução da complexidade e isso significa ser simples. A simplicidade não é superficialidade, a simplicidade é a laboriosa tradução da complexidade. Escrever fácil é muito difícil”, destacou.

Para a coordenadora local da Flicom, a professora da UPF Bibiana de Paula Friderichs, o encontro é especialmente interessante a alunos e profissionais de comunicação, mas também pode ser muito interessante para o público como um todo, porque as temáticas são interdisciplinares. Para ela, a própria Jornada é um evento de convergências, seja de suporte, de linguagem, de prática e de públicos. “Qualquer pessoa que se interessa pela leitura, num sentido amplo, vai se interessar pelas temáticas discutidas na Flicom porque elas são muito convergentes com os assuntos debatidos na Jornada”, finalizou.

As mesas de debates da Flicom acontecem nos dias 3 e 4 de outubro, das 14h às 18h, no auditório do Laboratório Central de Informática (LCI), prédio B5, Campus I da UPF. As inscrições devem ser feitas no momento da inscrição para a Jornada Nacional de Literatura, escolhendo a opção "Jornada de Literatura + Flicom" no site www.upf.br/16jornada.

Sobre as Jornadas Literárias
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios da Ambev, do Banrisul, da Corsan, da Companhia Zaffari & Bourbon, Fapergs, da Ipiranga, Panvel, da SulGás, da Triway e da TechDEC, com o apoio cultural da BSBIOS e do Sesi, patrocínio promocional da Capes, Italac e Oniz, com a parceria cultural do Sesc, financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC e realização do Ministério da Cultura.

As inscrições para a Jornada e para a Jornadinha estão abertas e são limitadas. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.

Confira a programação completa da Flicom:

Mesa 1: dia 3 de outubro, das 14h às 16h
Local: Auditório do Laboratório Central de Informática - LCI/ICEG (prédio B5) – Campus I – UPF
Fronteiras entre ficção e realidade nas narrativas contemporâneas
Mediação: Felipe Pena (jornalista e escritor)
- Alison Entrekin – tradutora. Responsável pelas novas versões da obra de Guimarães Rosa para o inglês
- Luize Valente – jornalista, ex-editora da GloboNews, escritora e pesquisadora. Autora dos romances históricos “O segredo do Oratório” e “Uma praça em Antuérpia”
- Henrique Rodrigues – jornalista e escritor
- Fernando Molica – jornalista, escritor e autor de “Um selfie com Lenin”, entre outros romances

Mesa 2: dia 3 de outubro, das 16h às 18h
Local: Auditório do Laboratório Central de Informática - LCI/ICEG (prédio B5) – Campus I – UPF
Iconoclastia, história e narrativas políticas
Mediação: Ana Spannenberg (Jornalista e professora da Universidade Federal de Uberlândia)
- Juremir Machado – jornalista, professor universitário e tradutor. Autor de duas dezenas de livros, foi coordenador da pós-graduação em comunicação da PUC-RS e é comentarista do programa Esfera Pública, na TV Record. Está lançando o livro “Raízes do conservadorismo brasileiro”
- Felipe Pena – jornalista, psicólogo e professor da Universidade Federal Fluminense. Autor de 15 livros, entre eles, os romances que compõem a Trilogia do Campus (ed. Record, 2010, 2011 e 2012). Foi finalista do prêmio Jabuti duas vezes, em 2011 e 2013. Está lançando o livro “Crônicas do Golpe”.
- Manuel Costa Pinto – jornalista, escritor e curador de festivais literários (a confirmar)

Mesa 3: dia 4 de outubro, das 14h às 16h
Local: Auditório do Laboratório Central de Informática - LCI/ICEG (prédio B5) – Campus I – UPF
Booktubers, bloggers e plataformas digitais: a leitura na rede
Mediação: Felipe Pena (jornalista e escritor)
- Denise Guilherme, do site A taba
- Vana Campos do tvculturando
- Daisy Carias, do A cigarra e a formiga
- Flávia Scherner, do canal Fafaconta

Mesa 4: dia 4 de outubro, das 16h às 18h
Local: Auditório do Laboratório Central de Informática - LCI/ICEG (prédio B5) – Campus I – UPF
Interações, performances e recursos estilísticos
Mediação: Felipe Pena (jornalista e escritor)
- Afonso Borges – jornalista, escritor e produtor cultural. Está lançando o livro “Olhos de Carvão”
- Tico Santa Cruz – escritor, compositor e ativista político
- Sonia Virginia Moreira – Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, membro do conselho curador da Intercom e board member-at-large for the Americas da International Communication Association (ICA)
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
Deputados protocolam retirada do regime de urgência do PL que trata da criação da Subsecretaria de Administração Prisional
UPF recebe candidatos para prova do Vestibular Complementar
Hospital de Sananduva deverá receber novos recursos
Reforma da Previdência: Ato público foi realizado em Lagoa Vermelha
Cine SESC de volta em Lagoa Vermelha
Vereador José Mario solicita restauração das estradas do interior
PSDB critica condução política do governo Bonotto
PRF apreende adolescente por porte ilegal de arma em Lagoa Vermelha
Secretaria da Educação define ações, programas e projetos estratégicos para o ano letivo
Presidente do Legislativo manifesta-se no grande expediente
Lagoa Vermelha vai sediar ato público contra Reforma da Previdência
Ciclista da UPF se prepara para a 3ª Copa Lagoa UPF de Mountain Bike
Vereadora Márcia solicita manutenção de fios e postes
Oito projetos deram entrada na última Sessão Legislativa da Câmara
Vice-prefeito de São João da Urtiga recebe Associação Comercial e SEBRAE
Prefeito Bonotto em férias e Neckel assume o Executivo
 
   
publicidade - anuncie
   


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Frei Marcelo de Carvalho

Outros Colunistas (...)
PRF apreende adolescente por porte ilegal de arma em Lagoa Vermelha
A PRF apreendeu um adolescente de 15 anos por porte ilegal de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (16), na BR 470 em Lagoa Vermelha. Ele conduzia uma motocicleta Honda CG 150 Titan. Durante as (...)
Secretaria da Educação define ações, programas e projetos estratégicos para o ano letivo
A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto realizou na manhã desta sexta-feira (16), uma reunião para definição das ações, programas e projetos estratégicos para este ano letivo. Liderad (...)
Presidente do Legislativo manifesta-se no grande expediente
O presidente do Legislativo, Braulio Joares Guedes (PTB),) na Sessão Ordinária desta quarta-feira (15), realizou manifestação no grande expediente. De acordo com o novo regimento interno, nesta ocasiã (...)
Lagoa Vermelha vai sediar ato público contra Reforma da Previdência
Numa iniciativa conjunta entre o CPERS, MPA, Sindicomerciários, Sintracom, PT de Lagoa Vermelha e Caseiros, PT Regional, Fetraf/RS, MMC, MST, Cresol, Cetap, Coopervita, Coopervida, Copercasa, Associaç (...)
Ciclista da UPF se prepara para a 3ª Copa Lagoa UPF de Mountain Bike
O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado já está realizando, desde o início de janeiro, seus treinamentos para a temporada de 2018. Em sua preparação, além de pedalar várias ho (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes