NOTÍCIAS
 
Foto: Arquivo UPF
Inscrições para Vestibular de Verão da UPF encerram na segunda-feira
Inscrições podem ser feitas pelo site vestibular.upf.br. Prova no dia 18 de novembro
 
Chegou a hora de fazer parte da maior universidade do Norte do Rio Grande do Sul e usufruir dessa infraestrutura. A Universidade de Passo Fundo (UPF) inscreve, até segunda-feira, dia 13 de novembro, para o Vestibular de Verão. Neste processo seletivo, são oferecidas 58 opções de cursos na UPF em Passo Fundo e cursos nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. A inscrição deve ser feita pelo site vestibular.upf.br. A prova, que acontece no dia 18 de novembro a partir das 14h, está dividida em dois grupos: 1 e 2. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, já os candidatos aos cursos do Grupo 2 farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. A prova do Grupo 1 será das 14h às 15h30min, e as do Grupo 2, das 14h às 19h.
O reconhecimento como a maior instituição de ensino do norte do Rio Grande do Sul reflete a grandeza da UPF. A infraestrutura de uma universidade com quase 50 anos de tradição no ensino é um dos diferenciais da UPF, que, em seus mais de 400 hectares de área total, oferece um ambiente de socialização e conhecimento, proporcionando a formação profissional e ética nas mais diversas áreas.
Ao mesmo tempo em que acumula experiência, a Instituição inova constantemente, tornando-se protagonista em inovação tecnológica. A UPF conta com 150 clínicas e 300 laboratórios, 22 anfiteatros e auditórios, 176 salas de ensino prático-experimental, museus, centro de idiomas, ginásio poliesportivo e ampla área verde. A Rede de Bibliotecas, outro importante diferencial, coloca à disposição da comunidade acadêmica mais de 450 mil exemplares no acervo.
Atualmente, a UPF conta com mais de 900 professores, cerca 1.250 funcionários e mais de 20 mil alunos nos cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, ensino médio, cursos técnicos, cursos de idiomas e atividades de extensão. A instituição mantém 60 cursos de graduação e oferta a possibilidade de educação continuada por meio dos mais de 57 cursos de especialização em andamento, 15 mestrados, seis doutorados e nove estágios pós-doutorais.
Programa Recomeçar Plus
A UPF oferece ingresso diferenciado, por meio de prova única de redação, a pessoas com idade mínima de 40 anos e com ensino médio concluído, disponibilizando um excedente de até 10% das vagas em diferentes cursos. Será concedido desconto de 50% nas mensalidades ao candidato aprovado por esse programa, desde que não acumule outro benefício financeiro, conforme normativa institucional.

PAE UPF pré-aprovado
O Plano de Apoio Estudantil (PAE UPF) é um programa que garante aos matriculados das graduações da UPF a oportunidade de cursar a faculdade pagando somente 50% do valor da mensalidade. Os 50% restantes serão restituídos à UPF pelo aluno após a conclusão do curso, com um ano de carência. Com a pré-aprovação, o desconto já incide sobre a parcela da matrícula. A confirmação da concessão do benefício fica condicionada ao atendimento ao disposto no edital específico.

Benefícios financeiros
Além do PAE/UPF, o Vestibular de Verão conta com outros benefícios financeiros. Dentre as bolsas, estão o Prouni, dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública; a Bolsa Auxílio 25%, que prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem (B) e de Ciência da Computação (B); e a Bolsa FUPF, que prevê gratuidade de 50% para os seguintes cursos: Campus Passo Fundo: Administração (B) (manhã); Artes Visuais (B e L); Educação Física (L); Filosofia (B e L); Física (L); Geografia (L); História (L); Letras - Português e Espanhol (L); Letras - Português e Inglês (L); Matemática (L); Música (L); Pedagogia (L); Química (B e L); Secretariado Executivo (B) e Serviço Social (B); Campus Carazinho: Pedagogia (L); Campus Lagoa Vermelha: Pedagogia (L); Campus Soledade: Educação Física (L) e Pedagogia (L).

Dentre os financiamentos, estão o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF; o PEC, que é o Programa Emergencial de Crédito próprio da Instituição, um benefício estudantil regido por edital específico e de fluxo contínuo; e o Fies, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que financia até 100% das mensalidades dos alunos regularmente matriculados nos cursos habilitados pelo Ministério da Educação. O Fies tem inscrições realizadas no site http://www.sisfiesportal.mec.gov.br/ e segue um regramento próprio.

Informações
Saiba mais sobre as opções de bolsas e financiamentos no site do Vestibular, em vestibular.upf.br. Dúvidas podem ser esclarecidas, também, pelo “Disque Vestibular”, 0800-701-8220, ou pelo e-mail informacoes@upf.br.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
SMOV realiza a segunda etapa do calçamento da Rua Ulysses Bueno de Almeida
Secretaria de Obras realiza manutenção da Av. Circular e rua Dr. Jorge Moojen
Expolagoa poderá contar com shows de Michel Teló e Tiago Brava
Rodeio em Tapejara: Equipes trabalham em ritmo acelerado no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto
Estudo revela água contaminada por agrotóxicos em Lagoa Vermelha
Goergen anuncia trator agrícola para Lagoa Vermelha
Vice-prefeito Clóvis Neckel assume comando do Executivo
Inicia 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo
PRF alerta sobre cavalos abandonados na BR-285 em Lagoa Vermelha
CDL promoveu entrega oficial dos prêmios da Compra Premiada
Edeivison Vigo continua na presidência do Lagoa Futsal
Zanchin destaca sanção de novas medidas para a segurança
Membros do Conselho Municipal de Assistência Social são empossados
SMOV inicia reparos na Rua Dr. Jorge Moojen
Presidente do Legislativo mantém reunião com Executivo Municipal
Gabinete da primeira-dama recebe doações da Loja Maçônica Atalaia do Norte
 
   
publicidade - anuncie
   


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Ronaldo Santini
Deputado Estadual


Carlos R. Dellavalle Filho
Engenheiro Agrônomo

Outros Colunistas (...)
Inicia 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo
Teve início, no sábado, 13 de janeiro, a 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo. A primeira rodada contou com bom público e apresentou o seguinte resultado. Davi Canabarro 2 x 0 Veter (...)
PRF alerta sobre cavalos abandonados na BR-285 em Lagoa Vermelha
A PRF atendeu uma ocorrência de animais soltos na rodovia na manhã deste domingo (14), no km 193 da BR 285 em Lagoa Vermelha. Essa é a sexta vez que os mesmos animais são retirados do local. A equ (...)
CDL promoveu entrega oficial dos prêmios da Compra Premiada
Câmara de Dirigentes Lojistas de Lagoa Vermelha, sob a presidência de Rafael Nepomuceno, realizou a entrega oficial, na AABB, dia 12, da entrega premiação alusiva a Compra Premiada, edição 2017, onde (...)
Edeivison Vigo continua na presidência do Lagoa Futsal
Nesta semana, através de reunião realizada no Ginásio Adolfo Stella, ficou definida a nova diretoria do Lagoa Futsal para esta temporada. Edeivison Vigo continua como presidente. Os demais membros da (...)
Zanchin destaca sanção de novas medidas para a segurança
O deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB) ressaltou a importância de o Governo do Estado ter sancionado, nesta quinta-feira (11/1), 18 projetos de lei do pacote da segurança aprovado em dezembro na (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes