NOTÍCIAS
 
Foto: Arquivo UPF
Inscrições para Vestibular de Verão da UPF encerram na segunda-feira
Inscrições podem ser feitas pelo site vestibular.upf.br. Prova no dia 18 de novembro
 
Chegou a hora de fazer parte da maior universidade do Norte do Rio Grande do Sul e usufruir dessa infraestrutura. A Universidade de Passo Fundo (UPF) inscreve, até segunda-feira, dia 13 de novembro, para o Vestibular de Verão. Neste processo seletivo, são oferecidas 58 opções de cursos na UPF em Passo Fundo e cursos nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. A inscrição deve ser feita pelo site vestibular.upf.br. A prova, que acontece no dia 18 de novembro a partir das 14h, está dividida em dois grupos: 1 e 2. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, já os candidatos aos cursos do Grupo 2 farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. A prova do Grupo 1 será das 14h às 15h30min, e as do Grupo 2, das 14h às 19h.
O reconhecimento como a maior instituição de ensino do norte do Rio Grande do Sul reflete a grandeza da UPF. A infraestrutura de uma universidade com quase 50 anos de tradição no ensino é um dos diferenciais da UPF, que, em seus mais de 400 hectares de área total, oferece um ambiente de socialização e conhecimento, proporcionando a formação profissional e ética nas mais diversas áreas.
Ao mesmo tempo em que acumula experiência, a Instituição inova constantemente, tornando-se protagonista em inovação tecnológica. A UPF conta com 150 clínicas e 300 laboratórios, 22 anfiteatros e auditórios, 176 salas de ensino prático-experimental, museus, centro de idiomas, ginásio poliesportivo e ampla área verde. A Rede de Bibliotecas, outro importante diferencial, coloca à disposição da comunidade acadêmica mais de 450 mil exemplares no acervo.
Atualmente, a UPF conta com mais de 900 professores, cerca 1.250 funcionários e mais de 20 mil alunos nos cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, ensino médio, cursos técnicos, cursos de idiomas e atividades de extensão. A instituição mantém 60 cursos de graduação e oferta a possibilidade de educação continuada por meio dos mais de 57 cursos de especialização em andamento, 15 mestrados, seis doutorados e nove estágios pós-doutorais.
Programa Recomeçar Plus
A UPF oferece ingresso diferenciado, por meio de prova única de redação, a pessoas com idade mínima de 40 anos e com ensino médio concluído, disponibilizando um excedente de até 10% das vagas em diferentes cursos. Será concedido desconto de 50% nas mensalidades ao candidato aprovado por esse programa, desde que não acumule outro benefício financeiro, conforme normativa institucional.

PAE UPF pré-aprovado
O Plano de Apoio Estudantil (PAE UPF) é um programa que garante aos matriculados das graduações da UPF a oportunidade de cursar a faculdade pagando somente 50% do valor da mensalidade. Os 50% restantes serão restituídos à UPF pelo aluno após a conclusão do curso, com um ano de carência. Com a pré-aprovação, o desconto já incide sobre a parcela da matrícula. A confirmação da concessão do benefício fica condicionada ao atendimento ao disposto no edital específico.

Benefícios financeiros
Além do PAE/UPF, o Vestibular de Verão conta com outros benefícios financeiros. Dentre as bolsas, estão o Prouni, dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública; a Bolsa Auxílio 25%, que prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem (B) e de Ciência da Computação (B); e a Bolsa FUPF, que prevê gratuidade de 50% para os seguintes cursos: Campus Passo Fundo: Administração (B) (manhã); Artes Visuais (B e L); Educação Física (L); Filosofia (B e L); Física (L); Geografia (L); História (L); Letras - Português e Espanhol (L); Letras - Português e Inglês (L); Matemática (L); Música (L); Pedagogia (L); Química (B e L); Secretariado Executivo (B) e Serviço Social (B); Campus Carazinho: Pedagogia (L); Campus Lagoa Vermelha: Pedagogia (L); Campus Soledade: Educação Física (L) e Pedagogia (L).

Dentre os financiamentos, estão o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF; o PEC, que é o Programa Emergencial de Crédito próprio da Instituição, um benefício estudantil regido por edital específico e de fluxo contínuo; e o Fies, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que financia até 100% das mensalidades dos alunos regularmente matriculados nos cursos habilitados pelo Ministério da Educação. O Fies tem inscrições realizadas no site http://www.sisfiesportal.mec.gov.br/ e segue um regramento próprio.

Informações
Saiba mais sobre as opções de bolsas e financiamentos no site do Vestibular, em vestibular.upf.br. Dúvidas podem ser esclarecidas, também, pelo “Disque Vestibular”, 0800-701-8220, ou pelo e-mail informacoes@upf.br.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
Vereador Braulio sugere que o Executivo se cadastre em Projetos de Qualificação Profissional
São Jorge: Feira Municipal da Saúde presta serviços e esclarecimentos a população
Sessão Ordinária do Programa Jovem Parlamentar acontece nesta terça-feira
Ibiaçaense foi morto a facadas em Passo Fundo
Ricardo Machado vence MTB 12 Horas em Itupeva
Moto Grupo Irmãos do Vento comemora 9 anos em Lagoa Vermelha
Presidente Nacional da OAB recebe medalha Universidade de Passo Fundo
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Ricardo Machado compete em São Paulo
Acadêmico da UPF realiza pesquisa sobre os impactos na redução do sódio em alimentos processados
Seminário “Turismo para todos” valoriza potenciais turísticos de Marcelino Ramos
 
   
publicidade - anuncie
   


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Luciano Andrade


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes