NOTÍCIAS
 
Seminário “Turismo para todos” valoriza potenciais turísticos de Marcelino Ramos
 
Preocupados com o futuro do Turismo de Marcelino Ramos a Ortus Consultoria, através do Projeto Jovem Cidadão, em parceria com a Associação dos Comerciantes do Balneário de Marcelino Ramos (ASCOBOL) e Prefeitura Municipal realizou de 7 a 9 de novembro o Seminário “Turismo para todos”. O evento contou com mais de 100 participantes e teve como objetivos promover o envolvimento e a articulação de jovens com outros atores interessados no desenvolvimento turístico de Marcelino Ramos e região, contribuindo para o compartilhamento do conhecimento empírico sobre os atrativos, as vocações e outras potencialidades turísticas municipais. Além disso, buscou também incentivar a avaliação participativa do cenário atual e o desenho de expectativas e cenários futuros para o desenvolvimento e a integração do turismo de Marcelino Ramos.
O Projeto Jovem Cidadão foi viabilizado através do Fundo da Infância e Adolescência, com recursos da ENGIE Brasil Energia e Itá Energética - ITASA. O projeto tomou forma através de um grande diagnóstico realizado com o jovens do Município, o qual foi traduzido em uma publicação lançada no começo de 2017, chamada “Qual é a tua?”. Através dela foram embasadas as etapas seguintes. A etapa atual, chamada “Competências Locais” já promoveu três grandes eventos: a Semana da Cidadania, a Semana da Juventude Rural e o Seminário Turismo para Todos. O Seminário trouxe profissionais de diversas áreas ligadas ao turismo para expor e auxiliar o debate sobre as potencialidades do turismo na região, contando com rodada de palestras, dinâmicas participativas e grupos de trabalho. Um dos pontos altos do evento foi uma pesquisa desenvolvida e apresentada por jovens alunos do município sobre o turismo, a partir de entrevistas realizadas com mais de 250 pessoas, praticamente 5% da população de Marcelino Ramos.
O município de Marcelino Ramos descobriu o seu potencial turístico e faz a lição de casa investindo na formação e competência locais. “Nós e nossos parceiros acreditamos ser possível e necessário impulsionar o papel dos jovens no âmbito municipal, tanto pela formação de competências locais quanto pelo fortalecimento de valores de cidadania”, afirma Guto Costa, um dos organizadores do seminário. A ideia, segundo ele, é buscar valorizar os atributos e as vocações de Marcelino Ramos, com foco diferenciado nos jovens do meio rural e urbano.
Para Reginaldo de Oliveira, gerente da Itá Energética - ITASA é importante apoiar este tipo de projeto, pois ele aborda e encaminha soluções para problemas atuais vivenciados pelas comunidades. “Tivemos a oportunidade de discutir com diversos segmentos da comunidade as maneiras e formas de conduzir soluções adequadas em relação aos jovens Marcelinenses, o município possui um grande potencial turístico, e o mesmo pode contribuir para o futuro da juventude, pelo fato de ser um dos principais setores que movimenta a economia”, finalizou Reginaldo.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
SMOV realiza a segunda etapa do calçamento da Rua Ulysses Bueno de Almeida
Secretaria de Obras realiza manutenção da Av. Circular e rua Dr. Jorge Moojen
Expolagoa poderá contar com shows de Michel Teló e Tiago Brava
Rodeio em Tapejara: Equipes trabalham em ritmo acelerado no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto
Estudo revela água contaminada por agrotóxicos em Lagoa Vermelha
Goergen anuncia trator agrícola para Lagoa Vermelha
Vice-prefeito Clóvis Neckel assume comando do Executivo
Inicia 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo
PRF alerta sobre cavalos abandonados na BR-285 em Lagoa Vermelha
CDL promoveu entrega oficial dos prêmios da Compra Premiada
Edeivison Vigo continua na presidência do Lagoa Futsal
Zanchin destaca sanção de novas medidas para a segurança
Membros do Conselho Municipal de Assistência Social são empossados
SMOV inicia reparos na Rua Dr. Jorge Moojen
Presidente do Legislativo mantém reunião com Executivo Municipal
Gabinete da primeira-dama recebe doações da Loja Maçônica Atalaia do Norte
 
   
publicidade - anuncie
   


Leodário Schuster
Empresário


Terezinha do Carmo
Pedagoga


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político

Outros Colunistas (...)
Inicia 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo
Teve início, no sábado, 13 de janeiro, a 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo. A primeira rodada contou com bom público e apresentou o seguinte resultado. Davi Canabarro 2 x 0 Veter (...)
PRF alerta sobre cavalos abandonados na BR-285 em Lagoa Vermelha
A PRF atendeu uma ocorrência de animais soltos na rodovia na manhã deste domingo (14), no km 193 da BR 285 em Lagoa Vermelha. Essa é a sexta vez que os mesmos animais são retirados do local. A equ (...)
CDL promoveu entrega oficial dos prêmios da Compra Premiada
Câmara de Dirigentes Lojistas de Lagoa Vermelha, sob a presidência de Rafael Nepomuceno, realizou a entrega oficial, na AABB, dia 12, da entrega premiação alusiva a Compra Premiada, edição 2017, onde (...)
Edeivison Vigo continua na presidência do Lagoa Futsal
Nesta semana, através de reunião realizada no Ginásio Adolfo Stella, ficou definida a nova diretoria do Lagoa Futsal para esta temporada. Edeivison Vigo continua como presidente. Os demais membros da (...)
Zanchin destaca sanção de novas medidas para a segurança
O deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB) ressaltou a importância de o Governo do Estado ter sancionado, nesta quinta-feira (11/1), 18 projetos de lei do pacote da segurança aprovado em dezembro na (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes