NOTÍCIAS
 
Seminário “Turismo para todos” valoriza potenciais turísticos de Marcelino Ramos
 
Preocupados com o futuro do Turismo de Marcelino Ramos a Ortus Consultoria, através do Projeto Jovem Cidadão, em parceria com a Associação dos Comerciantes do Balneário de Marcelino Ramos (ASCOBOL) e Prefeitura Municipal realizou de 7 a 9 de novembro o Seminário “Turismo para todos”. O evento contou com mais de 100 participantes e teve como objetivos promover o envolvimento e a articulação de jovens com outros atores interessados no desenvolvimento turístico de Marcelino Ramos e região, contribuindo para o compartilhamento do conhecimento empírico sobre os atrativos, as vocações e outras potencialidades turísticas municipais. Além disso, buscou também incentivar a avaliação participativa do cenário atual e o desenho de expectativas e cenários futuros para o desenvolvimento e a integração do turismo de Marcelino Ramos.
O Projeto Jovem Cidadão foi viabilizado através do Fundo da Infância e Adolescência, com recursos da ENGIE Brasil Energia e Itá Energética - ITASA. O projeto tomou forma através de um grande diagnóstico realizado com o jovens do Município, o qual foi traduzido em uma publicação lançada no começo de 2017, chamada “Qual é a tua?”. Através dela foram embasadas as etapas seguintes. A etapa atual, chamada “Competências Locais” já promoveu três grandes eventos: a Semana da Cidadania, a Semana da Juventude Rural e o Seminário Turismo para Todos. O Seminário trouxe profissionais de diversas áreas ligadas ao turismo para expor e auxiliar o debate sobre as potencialidades do turismo na região, contando com rodada de palestras, dinâmicas participativas e grupos de trabalho. Um dos pontos altos do evento foi uma pesquisa desenvolvida e apresentada por jovens alunos do município sobre o turismo, a partir de entrevistas realizadas com mais de 250 pessoas, praticamente 5% da população de Marcelino Ramos.
O município de Marcelino Ramos descobriu o seu potencial turístico e faz a lição de casa investindo na formação e competência locais. “Nós e nossos parceiros acreditamos ser possível e necessário impulsionar o papel dos jovens no âmbito municipal, tanto pela formação de competências locais quanto pelo fortalecimento de valores de cidadania”, afirma Guto Costa, um dos organizadores do seminário. A ideia, segundo ele, é buscar valorizar os atributos e as vocações de Marcelino Ramos, com foco diferenciado nos jovens do meio rural e urbano.
Para Reginaldo de Oliveira, gerente da Itá Energética - ITASA é importante apoiar este tipo de projeto, pois ele aborda e encaminha soluções para problemas atuais vivenciados pelas comunidades. “Tivemos a oportunidade de discutir com diversos segmentos da comunidade as maneiras e formas de conduzir soluções adequadas em relação aos jovens Marcelinenses, o município possui um grande potencial turístico, e o mesmo pode contribuir para o futuro da juventude, pelo fato de ser um dos principais setores que movimenta a economia”, finalizou Reginaldo.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
Vereador Braulio sugere que o Executivo se cadastre em Projetos de Qualificação Profissional
São Jorge: Feira Municipal da Saúde presta serviços e esclarecimentos a população
Sessão Ordinária do Programa Jovem Parlamentar acontece nesta terça-feira
Ibiaçaense foi morto a facadas em Passo Fundo
Ricardo Machado vence MTB 12 Horas em Itupeva
Moto Grupo Irmãos do Vento comemora 9 anos em Lagoa Vermelha
Presidente Nacional da OAB recebe medalha Universidade de Passo Fundo
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Público e entidades empresariais preparam a Expolagoa 2018
Ricardo Machado compete em São Paulo
Acadêmico da UPF realiza pesquisa sobre os impactos na redução do sódio em alimentos processados
Seminário “Turismo para todos” valoriza potenciais turísticos de Marcelino Ramos
 
   
publicidade - anuncie
   


Oscar Menna Barreto Grau
Médico Veterinário


Ronaldo Santini
Deputado Estadual


Frei Marcelo de Carvalho

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes