NOTÍCIAS
 
Foto: Alessandra Pasinato
Empresa incubada no UPF Parque lança tecnologia na Expodireto
Trabalho de conclusão de curso evoluiu para uma empresa, que desenvolveu sistema automático de limpeza para ordenhadeiras canalizadas. Equipamento foi lançado nessa quinta-feira, 8 de março
 
A necessidade de melhoria na propriedade da família fez com que o então estudante de Engenharia Elétrica da Universidade de Passo Fundo (UPF) Elias Sgarbossa pensasse em um equipamento inovador: o ROV – Sistema Automático de Limpeza para Ordenhadeiras Canalizadas. O trabalho de conclusão de curso evoluiu para uma empresa que hoje está incubada no Parque Científico e Tecnológico Planalto Médio (UPF Parque) e, além de engenheiro elétrico, Elias se tornou empresário.

Nessa quinta-feira, dia 8 de março, a tecnologia foi lançada na Expodireto Cotrijal, sendo apresentada para toda a comunidade como solução para o produtor de leite. O equipamento realiza todo o processo de limpeza do equipamento de ordenha sem qualquer intervenção humana. O processo de higienização inicia e finaliza automaticamente 30 minutos antes do horário programado para o início da ordenha.

Presente na solenidade, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos destacou que o diferencial da Instituição com o UPF Parque é possibilitar interações como essas. “O que mais queremos dessa estrutura é que o aluno possa sair da Instituição como empresário”, disse, tomando o trabalho de Sgarbossa como um importante referencial. “Uma ideia que nasceu de um TCC, foi patenteada, está licenciada e se tornou um equipamento que automatiza a limpeza e auxilia o trabalho no campo”, frisou.

Inovando a propriedade
Segundo Sgarbossa, sua família dedicou-se à produção leiteira durante 37 anos. “Durante o processo de ordenha, ficava pensando em uma solução para que não precisasse perder de 20 a 30 minutos em limpeza a cada ordenha. Em cada cadeira do curso de Engenharia Elétrica, ia aperfeiçoando a ideia, e, ao final do curso, vislumbrei a possibilidade de transformar esse desejo em algo real, em um equipamento”, comentou ele. A propriedade da família, de 16 hectares, tinha 30 vacas em lactação e uma produção média de 700 litros de leite por dia.

A ideia surgiu ainda em 2014, mas foi em 2015 que o acadêmico começou a colocá-la em prática. “Em maio de 2016, finalizamos os testes e estávamos com o produto pronto para ser utilizado em qualquer propriedade”, disse ele. Desde a faculdade, Sgarbossa e o colega Charles Bortolanza já conversavam sobre ter um negócio juntos. “Quando ele viu que o projeto poderia ter uma patente e poderia surgir uma empresa, fui contatado para fazer parte da equipe e contribuir em transformar o projeto em um produto. Assim surgiu a parceria da empresa”, contou Bortolanza.

O professor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura Adriano Toazza orientou o trabalho e comentou que, para ele, representa a conclusão de um processo que iniciou no curso e transformou-se em um produto. “Estamos finalizando um ciclo que completa o propósito da Universidade, levando tecnologia ao consumidor”, pontuou. A produção é própria, sendo que os próprios egressos realizam todo o processo de manufatura, desde as placas eletrônicas até a montagem da central e a instalação na propriedade. A empresa Z2S Sistemas Automáticos está localizada no módulo II do UPF Parque.
 

Fonte: Jornalismo - Folha do Nordeste

Mais Notícias
 
Mais pinheiros, mais pinhas, mais pinhão: a produção sustentável da araucária
Grupo de hipertensos e diabéticos do ESF Gaúcha realiza encontro com nutricionista
Acompanhado da Senadora Ana Amélia, Bonotto participa audiência sobre BR 470
Prefeito Armando Dupont e Secretário da Administração estiveram em Brasília em busca de recursos para o município de São João da Urtiga.
UPF recebe o III Seminário Sul-Brasileiro sobre a Sustentabilidade da Araucária
Partido Novo terá candidato a deputado em Lagoa Vermelha
Escolas municipais oportunizam oficinas pedagógicas
Em Brasília, Bonotto participa da Marcha dos Prefeitos e reunião sobre a BR 470
Câmara agradece relevantes serviços prestados pela Folha do Nordeste
Vereadora Márcia solicita informações sobre Agentes de Saúde
Ex-presidente do TRF4 fará palestra em Lagoa Vermelha
Público lota os estandes da Expolagoa 2018 no domingo
Ana Amélia renova apoio à conclusão da pavimentação BR-470
SEBRAE/RS e Município celebram termo de cooperação
Progressistas estiveram reunidos com Ana Amélia
Ana Amélia participa da abertura oficial da Expolagoa 2018
 
   
publicidade - anuncie
   


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Marcos Roberto Nepomuceno

Outros Colunistas (...)
Em Brasília, Bonotto participa da Marcha dos Prefeitos e reunião sobre a BR 470
De segunda até quarta-feira, o prefeito Gustavo Bonotto participa da XX Marcha dos Prefeitos em Brasília. No evento serão abordados diversos assuntos de interesse municipalista como divisão de recurso (...)
Câmara agradece relevantes serviços prestados pela Folha do Nordeste

A Câmara de Vereadores, em ofício à direção, parabenizou “o jornal Folha do Nordeste pelos seus 27 anos de fundação e formalizou agradecimentos (...)

Vereadora Márcia solicita informações sobre Agentes de Saúde

Em visita a bairros de Lagoa Vermelha, a vereadora Márcia do Carmo (PSB) conversou com moradores que relatar (...)

Ex-presidente do TRF4 fará palestra em Lagoa Vermelha
Desembargador Federal aposentado, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da quarta região, Nylson Paim de Abreu, proferirá palestra em Lagoa Vermelha, no dia 25 de maio, sexta-feira próxima, às 1 (...)
Público lota os estandes da Expolagoa 2018 no domingo
O domingo, 20,na Expolagoa 2018, foi de intensa movimentação, onde a população foi até a Associação dos Motoristas, e visitou os mais de cem estandes a Feira, que encerra com sucesso absoluto, apesar (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes