Radar online
Por Aldoir Nepomuceno
 
Falta de professores afeta escolas da rede estadual no Norte do RS
 
A falta de professores têm causado problemas para alunos e diretores de escolas da região de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. Estudantes de mais de 30 cidades estão sem docentes de várias disciplinas. A situação se agravou com a aposentadoria ou com os pedidos de licença e aposentadoria.

Desde que começaram as aulas, o diretor da Escola Protásio Alves, em Passo Fundo, tem se desdobrado para cobrir a falta de professores. No local estudam mais de 1,1 mil alunos. São 34 turmas sem professores das disciplinas de inglês, história e português.

"Nós vamos fazendo conforme dá, por exemplo, a gente tenta dar aula, suprir esses espaço faltante do professor, encaminha alguns trabalhos porque a gente fica preocupado com o aluno, com o rendimento do aluno", afirma o vice-diretor da escola Laércio Fernandes dos Santos.

O período da aula de inglês, por exemplo, foi transformado em uma atividade diferente pela orientadora educacional para que os alunos não fiquem ociosos. "Hoje teria a aula de língua inglesa, só que a professora está de laudo", conta a orientadora educacional Vivivane Bertoldi, dizendo que foi feito o trabalho de escolha de representante de turma.

Esse problema tem atingido outras 32 cidades que são atendidas pela Coordenadoria Regional de Educação. Faltam 79 professores. "Nós tínhamos a previsão de quantas pessoas estariam se aposentando, e bem como a equidade entre as diferentes áreas. Todas as áreas teriam o mesmo número de períodos. E isso revelou que em história, geografia e ciências, teríamos carência de recursos humanos", afirma o coordenador do 7º Conselho Regional de Educação, Santos Olavo Misturini, dizendo que foi aberto um edital com 1,8 mil inscritos que aguardam a liberação de contratos para atender a deficiência.

Do quadro de 3 mil professores que dão aulas nessas cidades, havia a previsão de 300 se aposentando em 2017. O número chega a 250, segundo a coordenadoria, desde o mês de janeiro, além das licenças de saúde solicitadas pelos docentes. "Isso representa praticamente 10% desse contingente, também tivemos muitos abandonos ou demissões, porque apareceram novas oportunidades, mas isso faz parte do contexto.

A contratação emergencial já foi autorizada pelo governo do estado, e os professores devem começar a ser chamados a partir dessa semana.

(G1 RS)
Mais informações
 
Collor anuncia que é pré-candidato a Presidente da República
Defesa de Temer pede arquivamento de inquérito sobre portos
Governo recorre ao STJ para garantir Cristiane Brasil como ministra do Trabalho
Aumenta número de notas zero nas redações do Enem
Inflação do aluguel acumula queda de 0,34% em 12 meses
Moro ordena transferência de Sérgio Cabral do Rio para o Paraná
Operação investiga importação fraudulenta de equipamentos médicos no RS e em 17 estados
Marun admite que ainda não tem votos suficientes para a reforma da Previdência
Aumenta a oferta de emprego na indústria brasileira, diz CNI
Maia: reforma da Previdência é prioridade, mas sem otimismo quanto à aprovação
Jornalista morto em casa teria levado cerca de 30 facadas
IGP-10 registra inflação de 0,79% em janeiro
Confiança do consumidor fecha 2017 estável, mostra indicador do SPC Brasil
Mercado projeta inflação de 3,95% e crescimento do PIB de 2,7%, em 2018
Marun: cenário para aprovar reforma da Previdência é melhor do que em dezembro
 
 
   
publicidade - anuncie
   


Luciano Andrade


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista


Mariluci Melo Ferreira

Outros Colunistas (...)
Inicia 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo
Teve início, no sábado, 13 de janeiro, a 1ª Copa Ramo Agrícola CER Santos de Futebol de Campo. A primeira rodada contou com bom público e apresentou o seguinte resultado. Davi Canabarro 2 x 0 Veter (...)
PRF alerta sobre cavalos abandonados na BR-285 em Lagoa Vermelha
A PRF atendeu uma ocorrência de animais soltos na rodovia na manhã deste domingo (14), no km 193 da BR 285 em Lagoa Vermelha. Essa é a sexta vez que os mesmos animais são retirados do local. A equ (...)
CDL promoveu entrega oficial dos prêmios da Compra Premiada
Câmara de Dirigentes Lojistas de Lagoa Vermelha, sob a presidência de Rafael Nepomuceno, realizou a entrega oficial, na AABB, dia 12, da entrega premiação alusiva a Compra Premiada, edição 2017, onde (...)
Edeivison Vigo continua na presidência do Lagoa Futsal
Nesta semana, através de reunião realizada no Ginásio Adolfo Stella, ficou definida a nova diretoria do Lagoa Futsal para esta temporada. Edeivison Vigo continua como presidente. Os demais membros da (...)
Zanchin destaca sanção de novas medidas para a segurança
O deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB) ressaltou a importância de o Governo do Estado ter sancionado, nesta quinta-feira (11/1), 18 projetos de lei do pacote da segurança aprovado em dezembro na (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes