Radar online
Por Aldoir Nepomuceno
 
Falta de professores afeta escolas da rede estadual no Norte do RS
 
A falta de professores têm causado problemas para alunos e diretores de escolas da região de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. Estudantes de mais de 30 cidades estão sem docentes de várias disciplinas. A situação se agravou com a aposentadoria ou com os pedidos de licença e aposentadoria.

Desde que começaram as aulas, o diretor da Escola Protásio Alves, em Passo Fundo, tem se desdobrado para cobrir a falta de professores. No local estudam mais de 1,1 mil alunos. São 34 turmas sem professores das disciplinas de inglês, história e português.

"Nós vamos fazendo conforme dá, por exemplo, a gente tenta dar aula, suprir esses espaço faltante do professor, encaminha alguns trabalhos porque a gente fica preocupado com o aluno, com o rendimento do aluno", afirma o vice-diretor da escola Laércio Fernandes dos Santos.

O período da aula de inglês, por exemplo, foi transformado em uma atividade diferente pela orientadora educacional para que os alunos não fiquem ociosos. "Hoje teria a aula de língua inglesa, só que a professora está de laudo", conta a orientadora educacional Vivivane Bertoldi, dizendo que foi feito o trabalho de escolha de representante de turma.

Esse problema tem atingido outras 32 cidades que são atendidas pela Coordenadoria Regional de Educação. Faltam 79 professores. "Nós tínhamos a previsão de quantas pessoas estariam se aposentando, e bem como a equidade entre as diferentes áreas. Todas as áreas teriam o mesmo número de períodos. E isso revelou que em história, geografia e ciências, teríamos carência de recursos humanos", afirma o coordenador do 7º Conselho Regional de Educação, Santos Olavo Misturini, dizendo que foi aberto um edital com 1,8 mil inscritos que aguardam a liberação de contratos para atender a deficiência.

Do quadro de 3 mil professores que dão aulas nessas cidades, havia a previsão de 300 se aposentando em 2017. O número chega a 250, segundo a coordenadoria, desde o mês de janeiro, além das licenças de saúde solicitadas pelos docentes. "Isso representa praticamente 10% desse contingente, também tivemos muitos abandonos ou demissões, porque apareceram novas oportunidades, mas isso faz parte do contexto.

A contratação emergencial já foi autorizada pelo governo do estado, e os professores devem começar a ser chamados a partir dessa semana.

(G1 RS)
Mais informações
 
Comissão aprova reforma trabalhista
Depois da chuva vem o frio
STF revoga prisão domiciliar de Bumlai
Brasileiros estimam inflação de 7,5% nos próximos 12 meses, diz FGV
Janot adia votação de resolução que pode afetar Lava Jato
Presidente da Câmara quer votar reforma trabalhista até quinta-feira,27
País registrou queda no número de celulares e de TV por assinatura, diz Anatel
Roubo de R$ 100 milhões leva cenário de guerra à fronteira Brasil-Paraguai
Temer pede empenho de Ministros para aprovação das reformas
Em 3 anos, principais empresas citadas na Lava jato demitiram quase 600 mil
Temer: confiança na economia do Brasil voltou
Campanhas presidenciais de 2014 receberam R$ 37 mi em caixa 2, dizem delatores
Cerca de 70% dos inquéritos abertos por Fachin envolvem pagamento de caixa 2
Meirelles diz que país pode crescer mais de 3% se reformas forem aprovadas
Produto Interno Bruto cresce 0,78% de janeiro para fevereiro, diz FGV
 
 
   
publicidade - anuncie
   


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista


Ronaldo Santini
Deputado Estadual

Outros Colunistas (...)
Feriado Municipal é transferido para o dia 15 de maio
A Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha informa que no ano de 2017, conforme prevê no art. 4º, da Lei Orgânica Municipal, o feriado municipal que ocorreria na quarta-feira, dia 10 de maio, foi transf (...)
Prefeitura abre vagas para professores de ciências e matemática
A prefeitura Municipal abriu processo seletivo simplificado para a contratação de professores para atuarem no ensino municipal, sendo três vagas para professores de Matemática e uma vaga para professo (...)
Lagoa Vermelha está sem agência do IPERGS, cobra vereador
O vereador Braulio Guedes encaminhou requerimento através da Câmara de Vereadores para que o Poder Legislativo solicite explicações para o Governo do Estado, sobre o fechamento da Agência do Instituto (...)
Extensão acadêmica em debate na UPF
Buscando qualificar o ensino, a Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF) realizou, na terça-feira, 18 de abril, uma mesa redonda para discutir e promover a extensão universitári (...)
Vereadora Ruth participa da Conferência Municipal em Saúde das Mulheres
Nesta quarta-feira (19), a vereadora Ruth Bussolotto (PP) participou da Conferência Municipal em Saúde das Mulheres, realizada na Casa da Cultura. Durante o evento foram abordados os seguintes temas: (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes