Radar online
Por Aldoir Nepomuceno
 
Falta de professores afeta escolas da rede estadual no Norte do RS
 
A falta de professores têm causado problemas para alunos e diretores de escolas da região de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. Estudantes de mais de 30 cidades estão sem docentes de várias disciplinas. A situação se agravou com a aposentadoria ou com os pedidos de licença e aposentadoria.

Desde que começaram as aulas, o diretor da Escola Protásio Alves, em Passo Fundo, tem se desdobrado para cobrir a falta de professores. No local estudam mais de 1,1 mil alunos. São 34 turmas sem professores das disciplinas de inglês, história e português.

"Nós vamos fazendo conforme dá, por exemplo, a gente tenta dar aula, suprir esses espaço faltante do professor, encaminha alguns trabalhos porque a gente fica preocupado com o aluno, com o rendimento do aluno", afirma o vice-diretor da escola Laércio Fernandes dos Santos.

O período da aula de inglês, por exemplo, foi transformado em uma atividade diferente pela orientadora educacional para que os alunos não fiquem ociosos. "Hoje teria a aula de língua inglesa, só que a professora está de laudo", conta a orientadora educacional Vivivane Bertoldi, dizendo que foi feito o trabalho de escolha de representante de turma.

Esse problema tem atingido outras 32 cidades que são atendidas pela Coordenadoria Regional de Educação. Faltam 79 professores. "Nós tínhamos a previsão de quantas pessoas estariam se aposentando, e bem como a equidade entre as diferentes áreas. Todas as áreas teriam o mesmo número de períodos. E isso revelou que em história, geografia e ciências, teríamos carência de recursos humanos", afirma o coordenador do 7º Conselho Regional de Educação, Santos Olavo Misturini, dizendo que foi aberto um edital com 1,8 mil inscritos que aguardam a liberação de contratos para atender a deficiência.

Do quadro de 3 mil professores que dão aulas nessas cidades, havia a previsão de 300 se aposentando em 2017. O número chega a 250, segundo a coordenadoria, desde o mês de janeiro, além das licenças de saúde solicitadas pelos docentes. "Isso representa praticamente 10% desse contingente, também tivemos muitos abandonos ou demissões, porque apareceram novas oportunidades, mas isso faz parte do contexto.

A contratação emergencial já foi autorizada pelo governo do estado, e os professores devem começar a ser chamados a partir dessa semana.

(G1 RS)
Mais informações
 
Atividade da construção civil e emprego tiveram retração em maio
Reforma trabalhista pode ser votado pelo Senado na próxima semana, diz Jucá
Temer diz estar sofrendo ataque injurioso, indigno e infamante
PGR oferece denúncia contra Temer por corrupção passiva
Produção industrial cresce e emprego cai em maio, diz CNI
Dívida pública federal subiu 0,26% em maio
Temer sanciona lei que permite descontos para compras feitas em dinheiro
Polícia faz ação para prender 11 pessoas acusadas de lavagem de dinheiro
Palocci é condenado a 12 anos por corrupção e lavagem de dinheiro
Janot vai fatiar denúncias contra Temer
Prévia da inflação oficial em junho é a menor para o mês desde 2006
Governo poderá utilizar o FGTS para substituir pagamento do seguro-desemprego
Com mira em Temer, Funaro pretende fechar delação com PGR na próxima semana
BC mantém projeção de crescimento do PIB em 0,5%; inflação deve ficar em 3,8%
Demanda por crédito das empresas cai 5,4% em maio
 
 
   
publicidade - anuncie
   


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador


Juliana Chilanti Tonial
Advogada especialista em Direito Civil. Mestrada em Direito Ambiental - UCS


Fabiana Rankrape

Outros Colunistas (...)
Sananduva anuncia a instalação de sistema de videomonitoramento
Através da iniciativa do Governo do Município de Sananduva, na manhã de segunda-feira (12), entidades estiveram reunidas para a assinatura do Termo de Cooperação que prevê a instalação do sistema de v (...)
Senadora Ana Amélia se declara independente
Pelo menos dez senadores de partidos aliados do governo Michel Temer resolveram nesta semana se declarar “independentes”. Os parlamentares demonstram desconforto com a crise no Planalto e pedem reação (...)
Zanchin comemora investimento de R$ 1,2 milhão em escolas da região
O deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB) destacou o anúncio de obras de reformas e ampliações em 20 escolas da rede estadual, feito hoje pelo governador José Ivo Sartori. Ao todo, serão investidos R$ (...)
9° Batalhão de Engenharia de Construção visita prefeito Gustavo
Na tarde última quarta-feira (21), o Prefeito Municipal Gustavo Bonotto recebeu em seu Gabinete militares do 9° Batalhão de Engenharia de Construção. O batalhão foi criado em 26 de dezembro de 1917 em (...)
Vereadora Márcia solicita discussões sobre o lixo
Em Sessão Ordinária, a vereadora Márcia do Carmo (PSB) voltou a mencionar e lembrar sobre o gerenciamento de resíduos em Lagoa Vermelha. A vereadora apresentou pedido de indicação solicitando que o (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes