Radar online
Por Aldoir Nepomuceno
 
Decisão do TRF4 sobre Lula será definitiva, ressalta desembargador
 
O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Carlos Thompson Flores, comentou na manhã desta quinta-feira à Rádio Guaíba a situação do processo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato. Lula foi condenado a nove anos de prisão nessa quarta-feira. A defesa do petista – e o Ministério Público Federal, querendo aumentar a pena – irão recorrer e o processo terá uma sentença definitiva. Ele projetou que todas as etapas devem estar superadas em um ano. “Acredito que até agosto do ano que vem, estes processos já estejam pautados para julgamento.”


Thompson Flores salientou que a futura decisão do colegiado de três desembargadores do TRF4, que tem sede em Porto Alegre, será definitiva, mesmo que ainda haja a possibilidade de o caso vir a ser analisado no Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça. “A decisão do TRF4 é final. O STJ e o STF irão examinar questão de direito, como se teria havido violação ao direito da defesa. Mas eles não vão reexaminar prova de novo, se o que a testemunha declarou estava ou não correto”, explicou. “Em matéria de fato, o que o Tribunal decidir, está, digamos, encerrado.”



Quanto a possíveis manifestações mais fortes ao TRF4, o desembargador disse esperar que os protestos ocorram dentro da ordem. “Dentro da lei, não há nenhum problema”, assegurou. “Mas aquilo que exceder os marcos da lei, terão as consequências previstas na própria lei”, advertiu. Ele citou as manifestações ocorridas em Curitiba quando Lula prestou depoimento e que, na ocasião, a Polícia Militar do Paraná foi acionada. Cenário parecido poderá ocorrer em Porto Alegre: “Se houver ameaça à ordem pública vamos entrar em contato com a SSP para proteção ao prédio e demais instalações.”


Maioria das sentenças de Moro são confirmadas


O presidente do TRF4 salientou que manifestações não irão alterar qualquer questão no julgamento: “Pressões não terá nenhum efeito”. De acordo com ele, em todo o período da Lava Jato, o TRF4 examinou 701 processos relacionados à operação. A maioria era pedido de habeas corpus.


Thompson Flores destacou que o TRF4 atua de maneira isenta. “O Tribunal está agindo de forma imparcial, com rapidez e sem ser irresponsável”, destacou. Ele lembrou que há cerca de duas semanas, o TRF4 absolveu o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Porém, informou, a maioria das sentenças proferidas juiz Sérgio Moro tem sido mantidas: “As decisões do juiz Moro foram confirmadas em quase 90% em todas as instâncias”.

(Correio do Povo)
Mais informações
 
Presidente da Câmara defende votação da PEC sobre prisão de condenados em segunda instância
Presidente da Câmara defende votação da PEC sobre prisão de condenados em segunda instância
Lula pediu para receber visitas da família às quintas-feiras
Inflação fica em 0,09% em março, a menor taxa para o mês desde 1994
Temer e Cármen Lúcia discutem segurança pública e intervenção no Rio
Justiça Federal manda soltar Joesley Batista
Defesa do prefeito de Bom Jesus vai recorrer da decisão do TRE de cassação do mandato
Inflação oficial tem a menor taxa para fevereiro desde 2000
Brasileiros com nome em cadastro de devedores chegam a 40,5% da população
Delfim Netto é alvo da 49ª fase da Operação Lava Jato
Ministro do STJ nega prisão domiciliar a deputado Paulo Maluf
Olívio Dutra alerta para risco de eleição não acontecer em 2018
Juros do cheque especial sobem para 324,7% ao ano
Temer: transferência da PF para Ministério da Segurança não interrompe Lava Jato
Jungmann vai chefiar novo Ministério da Segurança Pública
 
 
   
publicidade - anuncie
   


Cláudio Júnior Damin
Cientista Político


Grieco Rodrigo Bossardi
Doutorado em Administração - Professor Universitário - Contador


Henrique Rech Neto
Promotor de Justiça e professor da UPF hrechneto@gmail.com

Outros Colunistas (...)
Em andamento, Copa ABAMF de Integração de Esportes
Em sua 20ª edição, neste sábado, teve início a vigésima edição da Copa ABAMF de Integração de Esportes. Várias modalidades esportivas estão sendo disputadas e algumas premiações já foram entregues n (...)
Ponte sobre o Rio Bernardo José é inaugurada
Depois de 25 anos de espera, a ponte sobre o Rio Bernardo José, no limite entre os municípios de Capão Bonito do Sul e Esmeralda é inaugurada nesta sexta-feira, 20. O ato contou com a presença do pref (...)
Associação Amigos da Casa da Cultura realiza Reunião Ordinária
Na próxima terça-feira, dia 24, a diretoria da Associação Amigos da Casa da Cultura de Lagoa Vermelha, convoca seus membros fundadores, associados e apoiadores para Reunião Ordinária. A reunião tra (...)
Vereadora Márcia solicita recolhimento de resíduos
Ouvir e encaminhar as demandas da comunidade é atividade constante no mandato da vereadora Márcia do Carmo (PSB). Na última segunda-feira (16), em Sessão Didática, a vereadora apresentou pedido de pro (...)
Sossella destaca aprovação na Assembleia de projeto de lei que combate roubo de cargas
Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (17) o Projeto de Lei 43/2018, que busca combater o roubo de cargas no Estado. A iniciativa determina o cancelamento da ins (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes