Radar online
Por Aldoir Nepomuceno
 
Rio Grande do Sul tenta fechar acordo de recuperação fiscal com a União
 
O governo do Rio Grande Sul busca uma saída para crise financeira por meio de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. Hoje (11), em Brasília, o secretário de Fazenda do estado, Giovani Feltes, esteve reunido com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, para discutir meios de adesão ao regime, como ocorreu com o Rio de Janeiro.

No mês passado, o Rio homologou acordo com a União. A medida permite a suspensão dos pagamentos à União, desde que atendidas as contrapartidas constantes da proposta. Após esse período, os estados voltam a quitar seus débitos, mas ainda com parcelas reduzidas. Para aderir ao regime, é necessária a aprovação de leis estaduais impondo restrições nos gastos e privatizações.

Para Feltes, há “boa vontade” da equipe econômica do governo federal em fazer o acordo com o Rio Grande do Sul.

Ele destacou que o governo estadual já adotou uma série de medidas para reequilibrar as contas públicas, como aumento da contribuição previdenciária dos servidores, criação de previdência complementar e elevação da carga tributária.

Privatizações e venda de ações

Além disso, foi enviada à Assembleia Legislativa proposta de privatização da empresa Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul, da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Mas o estado tem enfrentado dificuldades para aprovar a privatização.

No último dia 4, o governo gaúcho anunciou a venda de 49% das ações ordinárias (com direito a voto) do banco estadual Banrisul. Mesmo com a venda das ações, o controle do banco permanecerá com o governo do Rio Grande do Sul. De acordo com o secretário, o Tesouro nunca se opões à venda de ações do banco, em vez de privatização.

Feltes evitou dar uma previsão de quando o acordo poderá ser fechado com a União. “Prefiro não especular. As necessidades impõem que fosse amanhã, ou melhor, hoje à tardezinha. É possível fazer? Não é. Há situações a serem superadas. E a gente tem expectativa que a curto espaço de tempo possamos superar. Está próximo de o Rio Grande de Sul de sair dessa situação que aí está”, disse, ao deixar o Ministério da Fazenda, após reunião na Secretaria do Tesouro.

(Agência Brasil)
Mais informações
 
Com voto pronto, Marco Aurélio indica ser a favor de PF fazer delações premiadas
Justiça determina transferência de Sérgio Cabral para presídio federal
Dívida pública sobe para R$ 3,4 trilhões em setembro, informa Tesouro
Mercado prevê inflação de 3,06% e nova queda da Selic esta semana
Relatório de CPI do Senado diz que Previdência Social não tem déficit
Não existe possibilidade de intervenção militar, afirma ministro da Defesa
MPC-RS entrega parecer desfavorável às contas do governo Sartori
Condenado pela terceira vez, Cabral pega pena de 13 anos de prisão
Temer admite reforma da Previdência limitada e não garante aprovação este ano
IGP-M acumula deflação de 1,3% em 12 meses
Gás de botijão leva prévia da inflação oficial a 0,34% em outubro, diz IBGE
STJ manda soltar Carlos Arthur Nuzman, ex-presidente do COB
Chuvas e ventos causam estragos no Rio Grande do Sul
CCJ aprova relatório pela inadmissibilidade de denúncia contra Temer
Após depoimento de Funaro, Dilma tenta anular impeachment no STF
 
 
   
publicidade - anuncie
   


Jaine Cerioli
Psicopedagoga Clínica


Aldoir Rodrigues Nepomuceno
Advogado e Jornalista


Marcos Roberto Nepomuceno

Outros Colunistas (...)
Ana Amélia é escolhida melhor senadora de 2017 no prêmio Congresso em Foco
A parlamentar gaúcha Ana Amélia (PP-RS) foi escolhida como a melhor senadora de 2017 na 10ª edição do tradicional prêmio Congresso em Foco, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (19), em Brasília. (...)
Combate a exploração sexual no RS: Homem é preso em Lagoa Vermelha
Nove homens foram presos em flagrante nesta sexta-feira (20) em uma operação contra a exploração sexual no Rio Grande do Sul, que também é realizada em outros 24 estados. Em solo gaúcho foram apreendi (...)
PRF prende homem que furtou armas dentro do Fórum de Lagoa Vermelha
A PRF prendeu um homem que estava com dois revólveres que foram furtados do Fórum da cidade de Lagoa Vermelha, na tarde desta quinta-feira (19), na BR 285 em Mato Castelhano. A equipe da PRF recebe (...)
Estrutura multicampi da UPF facilita o acesso ao ensino superior na região
A Universidade de Passo Fundo (UPF) é a maior instituição de ensino superior da região Norte do Rio Grande do Sul e sua estrutura é composta por nove campi, instalados em Passo Fundo (I, II e III), Ca (...)
l Encontro de Gestantes aconteceu na última segunda-feira
Na última segunda-feira (16) no turno da tarde, foi realizado na Casa da Cultura Athos Branco o I Encontro das Gestantes de Lagoa Vermelha com o tema “É na gravidez que a magia da vida acontece”. O ev (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes