Radar online
Por Aldoir Nepomuceno
 
Meirelles afirma total interesse na assinatura da Recuperação Fiscal
 
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, nesta sexta-feira (10), que o governo federal vê com bons olhos o pedido de adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal. Em agenda oficial em Porto Alegre, Meirelles foi direto: "Temos total interesse em assinar o acordo com o Rio Grande do Sul. Agora, isso é uma lei, tem todas as questões legais que precisam ser cumpridas. A Advocacia Geral da União já começou a analisar isso".

O documento do pré-acordo foi entregue na quarta-feira (8), em Brasília, pelo governador José Ivo Sartori ao presidente Michel Temer. O Regime de Recuperação Fiscal ajudaria a aliviar a crise financeira do Estado, mas ainda precisa ser assinado com o Palácio do Planalto e depois aprovado pela Assembleia Legislativa do RS.

A principal vantagem é que o governo gaúcho ficaria três anos sem pagar a parcela da dívida que tem com a União, com a possibilidade de prorrogar esse benefício por mais três anos, num total de seis. Considerando apenas os três primeiros anos (2018-2020) de carência, cerca de R$ 11,3 bilhões deixam de sair dos cofres estaduais, segundo cálculos da Secretaria da Fazenda. É um dinheiro que poderia ser usado para evitar atrasos na folha de pagamento e investir em áreas essenciais, como Segurança Pública, Saúde, Educação e Políticas Sociais.

Em Porto Alegre, Meirelles e Sartori estiveram juntos em duas ocasiões: em reunião com economistas e empresários na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e, mais cedo, em painel no centro de eventos Opus One Business Center. A vinda de Meirelles a Porto Alegre teve como assunto principal a economia do país. O ministro falou da recessão de um ano atrás e das medidas que foram adotadas até agora. Segundo o ministro, elas estão fazendo o Brasil voltar a crescer. Citou, por exemplo, a aprovacão do teto que limita os gastos públicos e da Reforma Trabalhista, destacando a necessidade de aprovar também a Reforma da Previdência. "Hoje, estamos entrando em um novo período, uma fase de crescimento sustentável com base sólida. A inflação caiu, o PIB cresceu e os investidores estão voltando a confiar em nós. É importante unir todas as forças públicas e privadas para recuperar a economia", disse em palestra na Fiergs.

Na abertura do primeiro evento, Sartori agradeceu a visita do ministro e destacou o esforço que o Estado está fazendo para colocar as contas em dia. "Somos o estado que mais tem feito o dever de casa. Fizemos a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Previdência Complementar e cortamos na própria carne. Confiamos no trabalho que temos feito. A entrega do pré-acordo foi mais um passo importante nessa caminhada. O Rio Grande nunca faltou ao país. Tenho certeza de que o Brasil não faltará ao Rio Grande", afirmou.

(Secom/Palácio Piratini)
Mais informações
 
Operação C'est Fini: propina era paga até no Palácio Guanabara, diz MPF
Operação desarticula grupo que desviava recursos do transporte escolar na Bahia
Governo anuncia medidas voltadas à Segurança Pública
Maioria do STF vota pela restrição ao foro privilegiado para parlamentares
Economia cresce pelo 3º mês seguido e aumenta confiança do empresário
Temer reúne governadores em busca de apoio para reforma da Previdência
Ex-governador Garotinho e esposa presos no Rio de Janeiro
TRF4 nega recurso a Dirceu em decisão condenatória de processo da Lava Jato
Justiça reduz pena de Eduardo Cunha em 10 meses
Reforma da Previdência "não é muito ampla", diz Temer
TRF2 ordena nova prisão de Picciani, Melo e Albertassi após decisão da Alerj
Novo modelo de certidão de nascimento permite inclusão de nome de padrasto
Para aprovar Previdência, Temer deve indicar deputado ligado a Maia para Cidades
Russia suspende compra de carnes do Brasil
Receita passa a cobrar CPF de dependentes a partir de 8 anos de idade
 
 
   
publicidade - anuncie
   


Oscar Menna Barreto Grau
Médico Veterinário


Leodário Schuster
Empresário


Luciano Andrade

Outros Colunistas (...)
Audiência Pública discutirá a despesa do município para o exercício de 2018
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, será realizada uma audiência pública no Plenário Nady Maria Castellano. Na oportunidade, será analisado e discutido o Projeto de Lei que estima a rece (...)
PDT Lagoa Vermelha recebe lideranças e pré-candidato ao Governo do Estado
Os vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lagoa Vermelha, Ariovaldo Carlos da Silva, José Mário Ceni Barreto, Ranyeri Bozza e Vicente Durigon, recepcionaram líderes políticos nacionai (...)
Secretaria da Agricultura abre inscrições para construção de silos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha abre o período de inscrições para a construção de silos do tipo trincheiras ou limpeza dos já existentes. As inscrições irão até (...)
Sub 13 do Lagoa Futsal vence três confrontos
Jogando pela Copa Amunor, na quarta-feira, 15 de novembro, no Adolfo Stella, a categoria de Base Sub 13 do Lagoa Futsal venceu os três confrontos: Lagoa Futsal 3 x 0 Muitos Capões, Lagoa Futsal 15 x (...)
Câmara: Brigada Militar recebe homenagem pelos 180 anos
Poder Legislativo de Lagoa Vermelha, sob a presidência do vereador Ranyeri Bozza, realizou, na terça-feira, 14, sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar no Estado do Rio Grande do Su (...)
 
  Página Inicial | Contato | Empresa | Lagoa Vermelha

Simples.net Solucões Inteligentes