COLUNISTAS

Exercícios físicos: Bom para o corpo e para a mente! 09/06/2023

Recomendados amplamente por quase todas as áreas da medicina, só traz benefícios  para quem os pratica, porque só quem faz desses exercícios uma rotina, pode reconhecer e valorizar o ganho na melhoria de vida que se tem.
Particularmente evidenciando a vivência com o pilates, embora todos os métodos possuam suas vantagens, quase uma década de frequência, me fazem ousar falar pois os resultados são compensadores. 
A origem deste método tem contribuição em teorias orientais que pregam essa integração: corpo/mente.
 
 Seu idealizador
Joseph Pilates após muito estudo e observações criou esse método reconhecido no mundo inteiro. Surgiu no início do século passado e tem como principal objetivo trazer qualidade de vida, bem-estar e saúde corporal.
Não é um conjunto de exercícios prontos e generalizados, pois consiste em observar e perceber quais as necessidades que o aluno tem e dessa forma adaptar os movimentos para alcançar os resultados necessários. Integrando corpo, mente e espírito e com isso ser capaz de ter o controle do próprio corpo.
A medida que vamos envelhecendo vamos perdendo força muscular e óssea o que torna muito difícil as vezes manter a mesma qualidade de vida que tínhamos anteriormente e também não se tendo a mesma disposição.
Embora seja praticada por pessoas de qualquer idade,  incluindo gestantes e crianças, um dos grupos que mais cresce cada dia nos estúdios, são os de terceira idade. Independendo também de sexo, e sendo mais popular entre as mulheres, os homens também estão aderindo pois entendem que não são somente alongamentos, uma vez que os exercícios trabalham a musculatura do corpo todo.
Durante a pandemia  onde as aulas foram suspensas os prejuízos foram claramente percebidos (particularmente) porém os benefícios logo retornaram com o recomeço das aulas, onde visivelmente observamos o aumento novamente da flexibilidade, correção da postura, alívio das dores musculares também auxiliando na prevenção de quedas.
A prática libera dopamina e serotonina que são os hormônios responsáveis pelo bem estar contribuindo para um melhor controle emocional tão necessário em meio as tribulações do nosso dia a dia.
Somado a tudo, ainda de forma saudável, vamos angariando amizades que construímos com os objetivos comuns.
Uma vez que geralmente temos uma aula cortesia sem compromisso para conhecer o método, bora lá! 

Outras colunas deste Autor