COLUNISTAS

O verdadeiro sentido da eleição 26/07/2024

Pois, meus amigos, de quatro em quatro anos, temos eleições gerais para eleger presidente da República, vice-presidente, senadores (estes com 8 anos de mandato) deputados federais, governadores de estado, vice-governador e deputados estaduais. Estas eleições acontecem com dois anos de diferença dos pleitos municipais, onde os mais de 5 mil municípios brasileiros elegem prefeito, vice-prefeito e vereador. Estes com suas funções específicas, mas, na verdade, grandes cabos eleitorais dos deputados federais e estaduais. Esta é a parte legal e formal definida pela Justiça Eleitoral. 
Mas o que desejo mesmo é trocar ideias com vocês a respeito do real sentido das eleições. Considero um momento raro em nossas vidas e uma grande oportunidade de decidir o destino de nosso país, de nosso estado e do município. Infelizmente, perdemos esta oportunidade na grande maioria das vezes. Quando nos perdemos em disputas menores, com denúncias, com discussões menores e até com ameaças que jamais serão cumpridas e que nunca acontecem. 
Ao invés de ouvir as propostas, analisar os planos, os projetos, os programas básicos que envolvem nosso dia a dia, nos deixamos levar por discursos vazios e ideologias radicais quer de esquerda, quer de direita, com ameaças e auto nomeações de Deus, salvadores da Pátria ou de que os outros são demônios e nós todos anjos. Esta é a pior parte da política e das eleições. Sugiro que estejamos todos alertas para estes desvios do real sentido de uma eleição.
Vamos analisar, estudar, ouvir, questionar os candidatos e escolher os melhores. Só assim estaremos exercendo o verdadeiro sentido político-eleitoral e comentário. Brigas e debates vazios, não levam a nada. Ou pior, levam a intrigas, discussões, desavenças e prejuízos comunitários, com divisões que só nos distanciam dos verdadeiros objetivos de uma eleição.
 
 
JÁ DEU BRIGA FEIA E DISPUTA PELA INDICAÇÃO DO VICE. No caso do Podemos x PL quando o deputado Santini acabou levando a melhor. Meteu goela abaixo o Alessandro, depois que o Carvalho negou o estribo.
 
FOI UMA VITÓRIA COM GOSTO AMARGO. Rachou o bloco do bolsonarismo do PL.  Uma parte ameaça se bandear para o lado da oposição com Getulio Cerioli e outra, mais ligada aos cargos no governo do PP,  fica firme.
 
MAS A COISA NÃO ESTÁ CONSOLIDADA e pode dar muito o que falar nos próximos dias. O PL terá que tomar uma decisão oficial. Não vai poder ficar em cima do muro. Ou 8 ou 80.
 
E O DR. ALTAIR VALORIZOU O PASSE. E de vice não aceitou. Até concorreria, se o Getulio fosse seu vice, um pouco parecido com o Datena em São Paulo. Ainda pode aparecer na lista de vereador. Já esteve lá e sabe e pode chegar novamente. É só querer. Será que Ele quer? Resposta até a semana que vem.
 
A VICE DO GETULIO ACABOU SENDO Silvana Luvison da família dos Luvison do Rincão São Francisco, ungida pelo ex-prefeito e presidente do MDB. Embora desconhecida tem carisma, talento e pode surpreender na eleição. 
 
UNIÃO BRASIL, PSD, PODEMOS, (meio PL) ESTÃO COM O PP. Teoricamente ficou muito forte o bloco, especialmente depois que João Cesar desistiu de concorrer a prefeito e anunciou apoio ao Morona e Alessandro.
 
A OPOSIÇÃO SE ORGANIZA E GARANTE QUE VENCE, especialmente na opinião do presidente do MDB, Paulo Andrade, que deve concorrer a vereador, juntamente com o PSDB e PDT que já faz oposição ao atual governo. 
 
O PLEITO PROMETE MUITO, especialmente na polarização, nos debates, nas denúncias, nas brigas de "bugio" e assim por diante. Uma coisa eu garanto. O eleitorado de maneira geral não quer saber destas brigas. Quer propostas para soluções das demandas e desafios comunitários.
 
AO QUE TUDO INDICA TEREMOS QUATRO CANDIDATOS à sucessão de Gustavo Bonotto na chefia do Poder Executivo de Lagoa Vermelha: Eloir Morona e Alessandro Muliterno; Getulio Cerioli e Silvana Luvison; e Alaor Scariot e Rangel Filho.
 
REPUBLICANOS - PR CONFIRMA CHAPA PURA. O ex-Juiz de Direito, Dr. Mezzomo, vai concorrer, incluindo nominata de vereadores. Deu entrevista a Lagoa TV e teve bom desempenho. Sabe das coisas, inteligente e culto. Quer surpreender no pleito. Vai saber.
 
NÃO EXISTE ELEIÇÃO GANHA NA VÉSPERA. Na prática qualquer um dos postulantes oficializados pelos partidos e confirmados pela Justiça Eleitoral, podem ser votados. E, como o voto é secreto, ninguém pode dizer que já ganhou, muito menos que alguém já perdeu.
AS COMPOSIÇÕES DE FORÇAS E COLIGAÇÕES precisam ser definidas e aprovadas nas respectivas convenções que acontecem até dia 5 de agosto. Cada bloco de composição terá dia e horário definidos, sendo obrigatória a ampla divulgação pela imprensa falada e escrita.
 
LISTAS DE CANDIDATOS A VEREADOR, igualmente, devem ser aprovadas até dia 5 de agosto, observando as limitações obrigatórias de candidatas do sexo feminino, sob pena de nulidade da convenção.
 
AS ABÓBORAS VÃO SE AJUSTANDO com o andar da carreta, isto é, as nominatas, os programas de governo, as bandeiras, as brigas por verbas, as paternidades dos recursos liberados e ainda pendentes.
 
MUITOS QUEREM SER OS PAIS DAS CRIANÇAS do dinheiro que foi liberado para Lagoa Vermelha, através de projetos elaborados pelo Poder Executivo local ou através de emendas parlamentares.
 
UMA BRIGA DE FOICE NO ESCURO. Sobre as Verbas vindas do Governo Federal, por exemplo, os candidatos do PT e PSB tentarão se adonar. Ser o pai da criança. E, neste caso, sem muita contestação. Não veio muito dinheiro lá de Brasília.
 
QUANTO AOS RECURSOS DO GOVERNO DO ESTADO PP, PODEMOS, PL, MDB, PSDB e PSD vão querer exames de DNA para confirmar a paternidade dos recursos, das verbas liberadas para Lagoa Vermelha.

Outras colunas deste Autor