COLUNISTAS

26/07/2024

Assoalho do Ginásio Adolfo Stella já está instalado
Depois de ter iniciado as obras de reforma do Ginásio Adolfo Stella, ainda no mês de janeiro, finalmente existe uma esperança de conclusão dos serviços. Inicialmente a previsão era de que as obras estivessem concluídas até o final do mês de junho.  Desde o seu início, os serviços pareciam que andavam à passos de tartaruga. Vez por outra, etapas eram cumpridas, mas em outros momentos não tinha continuidade. Isso acabou ocasionando a ruptura de contrato entre a Prefeitura de Lagoa Vermelha e a empresa responsável, e um novo processo de contratação de uma empresa foi feita, para a conclusão da obra. 
Quase dois meses do prazo final, o piso está instalado. Isso, porém, não significa que a obra está concluída. Ainda há a necessidade da realização do processo de lixamento e pintura do assoalho, que deve demorar cerca de 30 dias. O novo prazo para a conclusão da obra é até o final do mês de agosto. Pelo menos agora, o ritmo do trabalho dá a entender que o prazo será cumprido. 
Há uma expectativa do Lagoa Esporte Clube de que o retorno ao ginásio de Lagoa Vermelha aconteça bem antes do final do mês. Mesmo que não tenha sido divulgada uma previsão, ou o agendamento de algum jogo, existe uma esperança de que o jogo contra o Horizontina Futsal, marcado para o dia 17 de agosto, possa marcar a volta do Lagoa Futsal à sua verdadeira casa. 
 
Piso flutuante? 
Havia uma expectativa de que o investimento realizado proporcionasse uma quadra de maior qualidade para a prática de esportes. Certamente não é isso que está sendo oferecida. Durante esta semana, tive a oportunidade de visitar o Ginásio Adolfo Stella e caminhar pela quadra. Há várias imperfeições visíveis no assoalho. Algumas delas até devem ser minimizadas com o lixamento e pintura. Porém, outras será permanentemente notada. 
O principal benefício do serviço realizado é a esperança de que a quadra não sofra mais com alagamentos que haviam sido registrados, especialmente no ano passado, em função da instalação de um sistema de drenagem, que deve garantir o escoamento de água sem atingir a quadra. 
Esperava-se, e houve a divulgação de que o ginásio contaria com “piso flutuante”. Esta característica de assoalho permite que a estrutura auxilie na absorção de impactos, com um sistema de amortecimento, oferecendo mais segurança e conforto aos atletas que praticam os mais variados esportes. Porém, o que se constata é a instalação de um piso ainda mais duro do que o que já estava disponível no ginásio. A impressão que se tem é de que os atletas enfrentarão um piso muito mais “duro”. 
Se qualquer pessoa fizer uma simples pesquisa, na internet, vai encontrar diversos exemplos de ginásios com “piso flutuante”, além de detalhes dos projetos. Respondendo a pergunta do título deste tópico, certamente este não é o caso da quadra do Ginásio Adolfo Stella, em Lagoa Vermelha. 
 
Jogo desta sexta será contra a APF, em Gentil
Depois de uma semana de folga, o Lagoa Futsal volta a entrar em quadra pelo Gauchão de Futsal. O jogo deste final de semana será disputado na noite desta sexta-feira, dia 26, na cidade de Gentil, contra a APF. O adversário está fazendo a sua estreia na Série A da competição estadual. 
Até o momento, as duas equipes estão muito próximas na tabela de classificação. Enquanto o Lagoa tem 4 pontos em 4 jogos disputados, a APF tem 3 pontos em 5 jogos disputados. 
 
Ibira Futsal é derrotado em Tapejara
Jogando na cidade de Tapejara, o Ibira Futsal foi derrotado pelo Tapejara Futsal. O jogo teve um clima quente e de muita rivalidade. Nesta temporada, as duas equipes já haviam se enfrentado, durante a disputa da Taça Farroupilha, com vitória do Ibira Futsal. 
Desta vez, o time de Tapejara venceu o confronto, pelo placar de 4 a 2. 
No próximo final de semana, o Ibira Futsal jogará em casa, contra a AEEF, de Erechim. O jogo está marcado para ser disputado neste sábado, dia 27, a partir das 20h, no Ginásio Leomar Baréa. 
 
Final do Campeonato Municipal de Futebol será neste final de semana
O Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Educação promoveu, no último final de semana, a disputa dos jogos semifinais do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Depois de diversas tentativas impedidas pela ação climática, a competição está chegando á sua reta final. 
Nas semifinais, dois jogos equilibrados, e que acabaram sendo definidos nas cobranças de penalidades. 
No primeiro jogo, Portuguesa e América não conseguiram marcar, e o empate sem gols levou a decisão para os pênaltis. O América conseguiu a vitória, por 2 a 0. Já na segunda partida, muitos gols e um novo empate entre Auri Verde e Vasco da Gama, desta vez pelo placar de 4 a 4. Nas cobranças, o Auri Verde venceu, pelo placar de 4 a 2. 
A decisão da competição está marcada para acontecer neste domingo, dia 28, a partir das 14h 30min, no Estádio Álvaro Nunes. 
 
Banheiros instalados no Estádio Adão Castelano
Apesar da estrutura do Estádio Adão Castelano ainda não estar em condições de receber atividades esportivas, a Prefeitura está realizando a instalação de novos banheiros. 
Depois de uma reforma feita no local a alguns anos, houve uma dificuldade de estrutura de vestiários e banheiro para o público.  As estruturas que estão sendo instaladas são do tipo containers. Serão 13 banheiros, ao todo. Seis deles destinados ao público feminino, outros seis masculinos e um para pessoas portadoras de necessidades especiais. 
A empresa responsável pela instalação é de Santa Catarina, e tem um prazo estimado em 30 dias para a conclusão. 
A expectativa é de que estas estruturas fiquem de forma permanente no local, para atender às pessoas que fazem caminhadas ou outras atividades, e viabilizar a realização de competições esportivas. 

Outras colunas deste Autor