COLUNISTAS

26/07/2024

BM abre inquérito militar para investigar agressão a policial da corporação
Vídeos que circularam pelas redes sociais, no último final de semana, mostram agressão a policial militar que estava de folga. O fato ocorreu na avenida Nívio Castellano, centro, próximo de um bar, na cidade de Lagoa Vermelha.  No referido vídeo é possível ver pelo menos quatro pessoas agredindo o policial com pedaços de pau, socos e pontapés. Conforme relato de familiares, a vítima sofreu diversas escoriações pelo corpo, causado por pregos cravados no pedaço de pau usado na agressão, além de uma fratura na mão, fratura nos dentes, traumatismo craniano e lesão no pulmão.
 
BM abre IPM
Em nota oficial, terça-feira, 23/07, a Brigada Militar informou que abriu Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar os fatos relacionados a agressão de um policial militar na madrugada de sábado, 20/07, em Lagoa Vermelha. O servidor foi hospitalizado e precisou passar por cirurgia em função das diversas lesões sofridas após ser atacado por cerca de quatro pessoas, próximo de um bar, durante seu período de folga. Conforme o Manual de Inquérito Policial Militar, o IPM “é um procedimento administrativo destinado à apuração sumária de fatos que possam constituir crimes militares, bem como as suas autorias, delitos estes de competência da Justiça Militar, portanto se trata da investigação de fatos previstos no Código Penal Militar e na lei penal comum [...]”.
 
A nota completa
“A Brigada Militar lamenta profundamente a ocorrência registrada na madrugada de sábado (20/07), envolvendo a agressão a um Policial Militar de folga. O ocorrido é repudiado veementemente pela instituição, que preza pela integridade e segurança de seus integrantes e da sociedade. O 10° Batalhão de Polícia Militar agiu prontamente e instaurou Inquérito Policial Militar para apurar minuciosamente os fatos, garantindo transparência e rigor na investigação. Assim que o IPM for concluído, a Brigada Militar fornecerá todas as informações pertinentes, reafirmando seu compromisso com a verdade, a justiça e a responsabilidade perante a população. Comunicação Social CRPO Nordeste”.
 
Outro lado
Após o ocorrido, familiares de dois menores de idade, suspeitos de participação na agressão, procuraram a Tua Rádio Cacique e apresentaram Boletim de Ocorrência, registrado na Polícia Civil, contra servidores da Brigada Militar por suposta perseguição. Informações: Tua Rádio Cacique
 
Menor apreendido com arma e maconha 
A Brigada Militar, através do 3º Batalhão de Polícia de Choque, efetuou a apreensão de um adolescente por tráfico de entorpecentes e posse ilegal de arma de fogo, em Lagoa Vermelha, na noite de terça-feira (23/07).
Com o menor foram encontrados 1,09kg de maconha, uma balança de precisão, uma espingarda calibre 12 e um celular. O indivíduo apreendido foi conduzido à DPPA de Lagoa Vermelha para registro da ocorrência.
 
PRF prende traficantes com mais de 180 quilos de maconha
Na terça-feira à noite, (23/07), a Polícia Rodoviária Federal prendeu dois homens transportando maconha num Palio. A ação aconteceu na BR 285 em Passo Fundo. 
Em ação direcionada aos crimes transfronteiriços, Policiais Rodoviários Federais abordaram um Palio com placas de Cachoeira do Sul. O motorista era um homem de 20 anos, acompanhado por um passageiro de 39 anos, ambos moradores de Santa Cruz do Sul.
Os policiais encontraram no porta-malas do carro dezenas de fardos de maconha. A droga pesou 185 quilos e teria como destino a cidade de Santa Cruz do Sul. Os presos, que não tinham ocorrências anteriores, foram encaminhados à polícia judiciária para registro da ocorrência, juntamente com a maconha e o carro apreendido.
 
Brigada Militar desmantela esquema de tráfico em Lagoa e Bom Jesus
Na madrugada de domingo (21/07) a Brigada Militar prendeu três pessoas por tráfico e posse de entorpecentes em Lagoa Vermelha: um homem de 28 anos, outro homem de 23 anos e uma mulher de 19 anos.
Com eles os policiais militares apreenderam 30 buchas de cocaína, 155 pedras de crack, três porções grandes de maconha, dinheiro, cinco telefones celulares, um simulacro de arma de fogo, material para embalar e um caderno de anotações. Após a prisão em flagrante, todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para a lavratura dos autos e depois recolhidos ao sistema prisional.
 
Em Bom Jesus
Na madrugada de domingo, 21 de julho, a Brigada Militar prendeu quatro pessoas, com idades de 28, 33, 42 e 31 anos, respectivamente, por tráfico de drogas e associação para o tráfico, em Bom Jesus. Os suspeitos foram detidos em uma casa conhecida como QG, onde embalavam e pesavam entorpecentes. Durante a operação, foram apreendidas porções de maconha, pedras de crack, buchas de cocaína, além de dinheiro, facas, balanças de precisão e aparelhos celulares.
Um dos detidos relatou que veio de São José dos Ausentes para assumir a venda de drogas no local. Após a prisão, todos os envolvidos foram encaminhados ao hospital para a realização de exames de rotina e, posteriormente, à Delegacia de Polícia de Vacaria para o registro da ocorrência.
A Brigada Militar reforça seu compromisso no combate ao tráfico de drogas e destaca a importância da colaboração da comunidade através de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo telefone 190.
 
Prisões por porte ilegal de arma de fogo em Lagoa e Vacaria
A Brigada Militar prendeu um homem de 62 anos de idade pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo em via pública. O fato ocorreu em Lagoa Vermelha. 
Segundo informações da polícia, o homem estava com uma garrucha, com cabo de madeira e armação de ferro, sem numeração de identificação, nem marca ou modelo, com uma munição calibre 38 percutida no cano, além de uma munição calibre 38 intacta em uma das mãos e mais duas munições, de mesmo calibre, no bolso da calça. Depois de detido, o homem foi conduzido ao Hospital São Paulo para exames de lesões e posterior para a DPPA, onde foi lavrado o flagrante por porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo em via pública.
 
Em Vacaria
No sábado, 20 de julho, a Brigada Militar prendeu um homem de 36 anos por porte ilegal de arma de fogo nas proximidades da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).
Os policiais abordaram um veículo e encontraram um revólver calibre 38 com seis munições intactas no banco traseiro. O homem, que estava no interior do carro, afirmou ser segurança em uma obra próxima ao local e que utilizava a arma para sua proteção pessoal, mas não apresentou o registro do armamento. Após a abordagem, o suspeito foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a realização de um laudo médico. Posteriormente, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para a formalização do auto de prisão em flagrante.
A Brigada Militar enfatiza a importância do registro adequado de armas de fogo e reforça a necessidade de colaboração da comunidade para garantir a segurança pública. Denúncias de atividades suspeitas podem ser feitas pelo telefone 190.
 
BM reforça policiamento em cidades com maiores índices de crimes violentos
No último final de semana, a Brigada Militar reforçou o policiamento em cidades com maior índice de crimes violentos letais intencionais, em sua área de atuação. A ação foi realizada em Lagoa Vermelha, tendo como resultado 32 veículos fiscalizados e 43 pessoas identificadas. 
Foi constatado que um homem devia estar em prisão domiciliar no momento da abordagem, mas não estava cumprindo a determinação judicial. O objetivo da operação é capturar foragidos do sistema prisional ligados a crimes violentos, homicídios, tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo, visando garantir mais segurança e tranquilidade para a comunidade local. As ações de busca e prisão são realizadas por efetivo especializado através de dados obtidos com as agências locais de inteligência da Brigada Militar. Operações como essa serão realizadas frequentemente na região, afirma a BM. 
 
Assalto a hotel deixa dois mortos em Mato Castelhano
Na quinta-feira (25/07), um roubo a um hotel resultou em dois óbitos no município de Mato Castelhano. Segundo informações, dois indivíduos, que estavam hospedados, anunciaram um assalto no Hotel Romantei por volta das 4h da madrugada.
Eles haviam dado entrada no hotel na quarta-feira (24), por volta das 23h. Haviam oito pessoas na sala de conveniência do hotel, todas rendidas pelos dois criminosos armados e levadas para a cozinha. A proprietária do hotel foi separada dos demais, em uma sala. 
Durante o momento em que as vítimas estavam sendo amarradas na cozinha, dois homens se levantaram e foram mortos, cada um com um tiro na cabeça. Ambos eram professores. Os criminosos levaram diversos valores via pix da proprietária do hotel.
Após o roubo, eles fugiram em um veículo ainda não identificado, sentido Passo Fundo. A Brigada Militar/3°RPMon foi acionada durante a madrugada e rapidamente se deslocou ao município. A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Passo Fundo, e o Instituto Geral de Perícias (IGP) estão realizando o trabalho pericial.
 
Polícia apreende 27 toneladas de queijo em operação contra estelionato
Na noite de segunda-feira (22/07) operação coordenada pelo delegado Diogo Ferreira, da Delegacia de Ciríaco, com apoio da DRACO de Passo Fundo e troca de informações com a Delegacia de Casca, resultou na apreensão de uma carga de 27 toneladas de queijo.
Avaliada em cerca de 737 mil reais, a carga é oriunda de um crime de estelionato praticado contra uma empresa de laticínios da cidade de São Domingos do Sul.
A negociação fraudulenta teve início na terça- feira, dia 16 de julho, quando ocorreu o primeiro contato com o laticínio. 
A fraude se concretizou quando a carga foi carregada e começou o transporte para a cidade de Vitória da Conquista, na Bahia. 
O produto foi interceptado na cidade de Ciríaco, impedindo que o golpe fosse concluído. Após os trâmites legais, a carga foi restituída ao proprietário, trazendo um desfecho positivo para a vítima do estelionato.
 
Incêndio atinge ervateira em Machadinho
Bombeiros de cinco municípios da região trabalharam para conter incêndio em uma ervateira no município de Machadinho. O fogo atingiu a empresa por volta das 6h de quarta-feira (24/07). Segundo as informações, o fogo atingiu o pavilhão de uma filial da Erva-Mate Barão de Cotegipe.
No local havia 1,5 mil toneladas de erva-mate. Todo o produto foi perdido. No momento das chamas, nenhum dos 16 funcionários estavam trabalhando.
Bombeiros de Lagoa Vermelha e Machadinho ainda trabalharam no local durante a noite de quarta-feira. Uma nova equipe de Bombeiros Militares de Lagoa Vermelha se deslocou à Machadinho, visto que novos focos de incêndio foram constatados.
Em nota nas redes sociais, a empresa informou que o incêndio tomou grandes proporções e a estrutura foi totalmente atingida. Leia na íntegra:
"Informamos aos nossos clientes e amigos que na manhã desta quarta-feira (24) um incidente atingiu nossa unidade de Machadinho/RS.
Os Bombeiros foram acionados imediatamente e estão no local tentando conter as chamas e minimizar os danos. Felizmente, ninguém ficou ferido.
O incêndio tomou grandes proporções e a empresa foi totalmente atingida. Após a liberação pelo Corpo de Bombeiros, vamos avaliar a extensão dos danos e divulgar em nossos canais oficiais. Barão Indústria e Comércio de Erva-mate e Chás".

Outras colunas deste Autor