COLUNISTAS
09/08/2024
Brigada Militar prende traficantes nos bairros Operário e Cohab
Na noite de sexta-feira (02/07) a Brigada Militar prendeu um homem de 23 anos de idade pelo crime de tráfico de drogas. A prisão ocorreu no bairro Operário em Lagoa Vermelha.
Os policiais militares abordaram o suspeito em uma área conhecida por ser ponto de tráfico. Durante a abordagem foi encontrada uma lata com diversas pedras de crack pesando 370 gramas.
O suspeito foi encaminhado ao hospital e, posteriormente, à Delegacia de Polícia para registro da ocorrência e lavratura do auto de prisão em flagrante.
Em outra ação, a BM prendeu um homem de 33 anos de idade pelo crime de tráfico de entorpecentes no bairro Cohab
Os policiais abordaram um homem e na mochila dele foram encontradas porções de maconha e cocaína, além de uma balança de precisão, celulares, carregadores, fones de ouvido e dinheiro.
O indivíduo foi preso, levado ao hospital para realização de exames de lesão e encaminhado à delegacia para registro da ocorrência.
Polícia Ambiental identifica crime em Turvo
A PATRAM deslocou sua equipe à uma área rural na localidade do Turvo, interior de Lagoa Vermelha, onde constatou a destruição de floresta nativa em estágio médio e avançado de regeneração, que atingiu 66.700 metros quadrados.
O serviço foi realizado com emprego de máquina pesada, a qual arrancou a borda da mata e empurrou a mesma sobre a mata remanescente.
Os policias verificaram ainda a supressão de 33 pinheiros brasileiros em estágio avançado de regeneração, espécie sob especial preservação. O serviço foi realizado sem licença do órgão ambiental competente.
PATRAM identifica derrubada de árvores em Ibiraiaras
Segunda-feira (05/08) a guarnição do 2º Grupo Ambiental da BM de Lagoa Vermelha, atendendo a denúncia anônima de desmatamento, realizou fiscalização em uma propriedade rural, na Capela de Nossa Senhora Aparecida, interior de Ibiraiaras.
No local foi constatado o corte de árvores nativas e ampliação de lavoura. Diante ao fato foi realizado levantamento ambiental, fotográfico e topográfico.
Também foi identificado e notificado o responsável para apresentar a documentação pertinente ao serviço.
Identificados homens executados à tiros em Lagoa e Capão Bonito
No mês de julho passado dois homicídios foram registrados, sendo um em Lagoa Vermelha e outro em Capão Bonito do Sul, cujas vítimas não haviam sido identificadas de imediato pela polícia. Diante das circunstâncias a Polícia Civil encaminhou os corpos para exames papilares e de DNA com a finalidade de identificação. O primeiro crime foi registrado no dia 14 de julho. Nesta ocasião um homem foi encontrado morto entre o bairro São José e o novo Distrito Industrial de Lagoa Vermelha. O corpo da vítima apresentava ferimentos causados por uma arma de fogo.
Na oportunidade, o Delegado Janquiel Paulo Grando, responsável pela investigação, informou que a vítima apresentava ferimentos provocados por arma de fogo. Tratava-se de um homem de pela clara, com idade entre 20 e 25 anos, cabelos pretos, tatuagem no antebraço direito escrito Fé. Ainda conforme a Polícia Civil, há a possibilidade de que o corpo tenha sido morto naquele local, pois foram encontrados dois estojos de arma de fogo.
Depois do trabalho de investigação e exames periciais, este homem foi identificado. Trata-se de um rapaz de 21 anos de idade e natural de Passo Fundo. Ele já possuía antecedentes criminais por ameaça, rixa e receptação.
O segundo homicídio, com característica de execução foi registrado no dia 19 de julho, nas proximidades da ponte do Lajeado dos Ivos, interior de Capão Bonito do Sul.
Na ocasião, populares acionaram a polícia após a localização de um cadáver. A vítima foi encontrada deitada de bruços e com várias perfurações de arma de fogo.
Após exames periciais o homem foi identificado, sendo este um rapaz de 20 anos de idade, natural de Porto Alegre. O mesmo já possuía antecedentes por furto, homicídio e tráfico de drogas.
A Polícia Civil segue com as investigações, agora com a finalidade de identificar autoria e também se há relação entre os crimes. Os detalhes do processo investigativo não foram divulgados.
Grave acidente entre quatro carretas deixa uma vítima fatal
Um acidente entre quatro carretas resultou na morte do motorista de um dos veículos no sábado (03/08), em Vacaria. A colisão aconteceu por volta das 17h, no km 13 da BR-116.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu um caminhão Mercedes-Benz, emplacado em São Marcos, que transitava no sentido Lages- Vacaria, e outros três caminhões que seguiam na direção contrária: um Iveco, com placas de Itajaí-SC, além de um Scania e um Volkswagen, ambos emplacados em Caxias do Sul.
A vítima fatal, um homem de 64 anos, morreu na hora. Ele era o condutor do caminhão Mercedes-Benz. O motorista de outro veículo envolvido na ocorrência foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira, recebeu atendimento médico e foi liberado posteriormente.
As equipes da PRF, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderam a ocorrência. O trânsito foi totalmente bloqueado no local, entre Vacaria e a ponte do Rio Pelotas.
Caminhão colide na traseira de bitrem e cabine fica destruída
Um grave acidente de trânsito foi registrado na segunda-feira (05/08), na BR 285, trevo de acesso à avenida Presidente Vargas.
Envolveram-se um caminhão de transportes com placas de Alto Feliz (RS) e um bitrem carregado de calcário, registrado em Botuverá (SC).
Os Bombeiros de Lagoa Vermelha foram chamados para desencarcerar o motorista do caminhão que ficou preso nas ferragens após colidir na traseira do bitrem. A frente do caminhão ficou completamente destruída devido ao impacto.
O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital São Paulo para atendimento médico. O condutor do bitrem não se feriu.
Prisões por porte ilegal de arma de fogo em Lagoa e Capão Bonito
No sábado (03/08), a Brigada Militar prendeu duas pessoas pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. No primeiro caso, um homem de 37 anos de idade foi preso no bairro São José com uma pistola Walther 7,65 na cintura. Após a prisão foi encaminhado para o hospital para exames de lesão e depois até a delegacia para registro.
No segundo caso, a BM apreendeu um adolescente de 17 anos por posse ilegal de arma de fogo, no bairro Industrial II. Durante a abordagem ele confessou guardar uma espingarda calibre 12 em sua casa, permitiu a entrada da equipe, a qual apreendeu a arma e o jovem, que foram encaminhados ao hospital e posterior à delegacia para registro.
Em Capão Bonito do Sul
Também no sábado, (03/08) a BM, através da PATRAM de Lagoa Vermelha, efetuou a prisão de um homem por porte ilegal de arma de fogo no município de Capão Bonito do Sul.
A equipe deparou-se com o veículo na localidade de Rincão do Comprido. O condutor, que não possuía CNH, tentou fugir sendo abordado pelos policiais. Na ação, foram apreendidos dois rádios comunicadores, um aparelho GPS utilizado para acompanhar deslocamento de cães de caça, duas espingardas calibre 20 e 35 cartuchos, sendo quatro deflagrados. O indivíduo foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil para o registro e providências.
Lenheiro é autuado pela Polícia Ambiental
O 2º Grupo Ambiental da BM de Lagoa Vermelha realizou fiscalização, em depósito e comércio irregular de lenha, "lenheiro", no bairro Suzana, na quarta-feira (07/08)
No local foi verificado que o empreendimento está trabalhando com venda de lenha de espécies exóticas e nativas em desacordo com a legislação ambiental vigente e sem licença do órgão ambiental competente.
Também foi constatado depósito e comércio irregular de lenha de espécies nativas, sem possuir DOF (Documento de origem Florestal). Com isso, foram apreendidos, conforme termo de apreensão e fiel depositário, 56,3 metros de lenha nativa.