COLUNISTAS

As surpresas da política 16/08/2024

Pois, meus amigos, nem começou a campanha e aumenta o pavor na Câmara de Vereadores entre aqueles que desejam permanecer nos cargos, mas veem o chão sumir sob seus pés, graças ao que fizeram, ao que plantaram durante estes três anos e pouco em que estiveram no Poder Legislativo representando o povo lagoense. Mas, nada demais. Sem traumas, sem pavor. É sempre assim em cada eleição. Bom mesmo seria que tivéssemos mais eleições. Assim os vereadores, os prefeitos e os vices trabalhariam mais, porque logo teriam que prestar contas ao povo da delegação recebida. 
Mas, vamos em frente, logo, logo teremos os santinhos, teremos os debates no rádio e as propagandas obrigatórias, sob a responsabilidade dos partidos e coligações. A maior briga, por enquanto é pelo tempo, pelo espaço no rádio, nas inserções obrigatórias que começam no fim deste mês. Será um curto espaço para divulgação das propostas e projetos. Sem tempo para briga. Quem partir para este lado, vai dar com os burros no barro, com certeza. O eleitor não quer saber de briga e muito menos de agressão e falatório um do outro. Pessoalmente, espero que tenhamos uma campanha propositiva, limpa e em alto nível.
As brigas estão fora da programação e, com certeza, fora do desejo dos eleitores. Outra coisa que, na minha opinião, está fora desta eleição é a pergunta de quem votou no Lula ou no Bolsonaro. Ninguém quer saber disto. Todos querem saber o que o candidato se propõe a fazer por Lagoa Vermelha, na condição de vereador, prefeito ou vice. Isto é o que importa. Outro papo é firula, conversa para boi dormir. E, por aqui não tem mais boi de bota com sono. Todos estão muito atentos aos candidatos e às suas palavras.
 
 
 
MORTE DE CANDEIA MUDA QUADRO. No Capão Bonito dos Sul momentos de consternação com o súbito falecimento de Júlio Cezar Candeia, pré- candidato a prefeito na chapa do Podemos.
 
OCORRIDO O ÓBITO NA TERÇA-FEIRA PELA MANHÃ. Em função de ataque cardíaco fulminante fica aberta a vaga de candidato a vice na chapa oposicionista de Wilson, do Podemos.
 
COMO O PRAZO EXPIRA ESTA SEMANA terão que ser apressadas as buscas para preencher a vaga, sob pena de nulidade da chapa toda e os votos dados a ela serem anulados.
 
AO QUE TUDO INDICA JÁ TEREMOS SUBSTITUTO. Tito, conhecido líder do Capão Bonito, com serviços políticos e comunitários prestados, deve ser o indicado para a vaga surgida.
 
O NOME JÁ ERA COGITADO ANTES e, após o falecimento de Candeia deve mesmo ser confirmado na vaga de candidato a vice. Outro nome citado durante a semana é o do vereador Campos, ex-PP.
 
COMO OS PRAZOS ESTÃO FINDANDO os partidos políticos e federações precisam se apressar, sob pena de terem chapas e nomes impugnados e não registrados perante a justiça eleitoral.
 
AS DISPUTAS E DESENTENDIMENTOS OCORRIDOS na pré-convenção do PSDB, em Barretos, foram judicializados e aguardam decisão para serem ou não homologados. A posição de José Leonildo Amaral, que tentava ser indicado candidato a prefeito, está sob judicie.
 
AGRESSÕES FÍSICAS IGUALMENTE foram levadas à polícia, com pedidos de providências e investigações. Lamentáveis acontecimentos. Faltaram diálogo e entendimento para o evento democrático.
 
TODOS ESPERAM A DECISÃO para ver o desenrolar dos acontecimentos, incluindo, ou não os nomes de candidatos a vereador e a posição tirada da convenção de apoio à chapa MDB, PDT e PSDB.
 
ESTA POSIÇÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA, especialmente para vários pré-candidatos a vereador que buscam uma vaga no Legislativo do Capão Bonito do Sul. Aguarda-se decisão para as próximas horas.
 
OBRAS PARA CONCLUSÃO DO ASFALTO junto à ponte do Lajeado dos Ivos ainda sem data definida. O prefeito Pipo está muito atento, mas não tem data definida para retomada dos trabalhos.
 
FALTAM POUCOS METROS, MAS INCOMODAM. E todos gostariam de ver a obra totalmente concluída e sinalizada para evitar transtornos, como recente acidente onde uma motorista tombou a carreta e perdeu a vida. Faltaram o asfalto e a sinalização devida.
 
UM ALERTA QUE PRECISA SER FEITO. O asfalto para o Capão Bonito não é pista de corrida. E, todos os motoristas precisam andar devagar e com prudência. A estrada ainda não está concluída e falta sinalização.
 
ALTA VELOCIDADE É INIMIGA TRAIÇOEIRA e pode determinar graves acidentes, até fatais, ainda mais sem acostamento e sem sinalização. Então, todo o cuidado é pouco. Especialmente para quem se utiliza, diariamente, da estrada.
 
PELA MANHÃ E A TARDE uma procissão de veículos que se deslocam da Lagoa para o Capão Bonito e a tarde fazem o caminho de volta. Na grande maioria, servidores municipais de quem se espera o bom exemplo de andar devagar e com cuidado.
 
PONTE DO TONHÃO A ESPERA de licitação para obras serem realizadas na construção de moderna ponte, substituindo a atual que não resiste as fortes enchentes decorrentes de chuvas nas cabeceiras do João de Lima.
 
PARCERIA ENTRE LAGOA E CAPÃO BONITO vai permitir a construção da nova ponte, o que dará fluxo seguro para veículos pesados que por ali transitam carregando a produção de soja, trigo e milho pela estrada dos Andrade rumo ao asfalto e aos graneleiros.
 
CALMARIA GERA ESPECULAÇÕES. E notícias de pesquisas, daqui e dali, dando esta e aquela versão de pretensos resultados deste ou daquele candidato a prefeito. Uns apresentam estes resultados, outros desmentem e garante que é o contrário.
 
E, ASSIM IREMOS NESTE CURTO PERÍODO ELEITORAL. Versões, números contraditórios, desmentidos, apostas e pesquisas oficiais. Tudo na tentativa de levar o eleitor para o seu lado. Para o seu candidato.
 
COMEÇAM OS DEBATES e com eles as definições. Serão as oportunidades dos confrontos verdadeiros dos programas e disposições dos candidatos. Seus projetos e prioridades, em caso de vitória.
 
A LAGOA FM E LAGOA TV promovem dois debates, em datas diferentes, com os quatro candidatos a prefeito, nas dependências do Clube Comercial, quando o eleitor lagoense terá oportunidade de definir seu voto em quem irá dirigir Lagoa Vermelha nos próximos quatro anos.
 
MAIS DO QUE FALAR DO QUE JÁ FEZ. Todos querem saber o que o candidato se propõe a fazer de janeiro em diante, em caso de vitória nas urnas dia 6 de outubro vindouro.
 
BRIGAS, OFENSAS PESSOAIS, DENÚNCIAS E AGRESSÕES estão fora das expectativas do povo lagoense. Temos muitos desafios que precisam ser enfrentados pelo futuro prefeito, por sua equipe e por toda a comunidade. 
 
OS QUATRO CANDIDATOS A PREFEITO devem dizer a que vieram e propor com clareza suas ideias, seus planos e sua maneira de enfrentar os desafios para trazer progresso e desenvolvimento a nossa gente. É para isto que servem os debates da Lagoa FM e Lagoa TV. Outros debates também serão realizados por outros veículos de divulgação.
 
TODOS QUEREM OS SANTINHOS para ver de perto o rosto e as propostas, disposições e bandeiras dos futuros vereadores. Ao todo, 110 lagoenses podem concorrer. Acredito que, entre homens e mulheres, mais de 90 estarão presentes na urna à espera do seu voto.

Outras colunas deste Autor