COLUNISTAS
16/08/2024
VIRARAM O JOGO
Prefeito de Caseiros, Leo Tessaro, e o vice Mário Comparin comeram o pão que o diabo amassou com a cassação de seus mandatos. Foram afastados de seus cargos. Decisão em 1º grau pela Justiça Eleitoral de Lagoa Vermelha e decisão em 2º grau em Porto Alegre. Foi tentado um último tiro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília. E não é que deu certo! Foi, praticamente, ao apagar das luzes. Viraram o jogo.
IMPROCEDENTE
Ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral, acolheu o recurso interposto por Leo César Tessaro e Mário João Comparin, respectivamente prefeito e vice-prefeito de Caseiros eleitos em 2020, para julgar improcedente a representação movida pelo Ministério Público Eleitoral.
- Decisão monocrática, julga improcedente a ação (contra ambos) e determina o imediato cumprimento - disse advogada Maritânia Dallagnol, de Porto Alegre.
Ou seja, que ambos reassumissem imediatamente a prefeitura de Caseiros.
MOTIVAÇÃO
A motivação principal da cassação Leo Tessaro e Mário Comparin foi decorrente da omissão na prestação de contas, correspondente a 38,21% do valor total declarado, que somada a mínima diferença de votos entre o primeiro e o segundo colocados evidenciava a influência que pode causar a injeção de recursos à margem da contabilidade oficial, tendo sido considerada ainda a relevância do aspecto cronológico, pois os fatos ocorreram na véspera da eleição. No final do julgamento, o TRE considerou verificada a ilegalidade qualificada da conduta, tendo em vista as circunstâncias em que ocorreu o fato, estando toda a campanha eleitoral contaminada pela ilicitude. Com isso, determinou o imediato cumprimento da decisão.
POSIÇÃO DO RELATOR
Agora, na decisão do ministro André Mendonça, do TSE, que assumiu a relatoria do processo em substituição a ministra Carmen Lúcia, concluiu que o conjunto probatório não foi apto para ensejar a conclusão de que foram realizados relevantes gastos eleitorais não contabilizados para uso eleitoreiro e em grau suficiente para acarretar a pretendida cassação do diploma, pois a relevância jurídica dos fatos e a gravidade deles é balizadora da incidência da severa penalidade de cassação do diploma de candidato eleito, o que não se confunde com irregularidades contábeis apuradas em processo próprio de prestação de contas.
CARREATA
A decisão do Tribunal Superior Eleitoral provocou comemoração dos aliados e simpatizantes do prefeito Leo Tessaro e do vice Mário Comparin em Caseiros. Pelo que nos informaram, até carreata aconteceu.
VAI À SANÇÃO
Senado aprovou Projeto de lei que concede o título de Capital Nacional da Dança da Chula à Lagoa Vermelha. A proposta é de autoria de Ronaldo Santini quando ocupava uma das cadeiras da Câmara dos Deputados. Relator da matéria foi o senador Hamilton Mourão, ex-vice-presidente da República. Agora, o projeto vai para sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
PATRIMÔNIO VIVO
Em seu arrazoado, no sentido de fundamentar seu voto favorável, senador Hamilton Mourão disse.
“Em relação ao mérito, nos parece plenamente justificada a concessão do título de Capital Nacional da Dança da Chula ao município de Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul. Lagoa Vermelha é localizada na região Norte do Estado e possui profunda relação com a dança da chula que tem um estilo peculiar e envolve uma série de passos e movimentos ritmados. Celebra a história e a cultura do povo gaúcho. Em Lagoa Vermelha, essa dança não é apenas um espetáculo, mas uma prática viva, cultivada e transmitida de geração em geração. As escolas locais, os grupos de danças e as famílias da região têm se empenhado em manter viva essa tradição, ensinando aos jovens os passos, e, principalmente, a importância histórica da chula. A comunidade de Lagoa Vermelha demonstra um profundo compromisso com a preservação dessa cultura. Realiza festivais e competições na cidade, sempre acompanhados com grande entusiasmo pela população local. Além disso, dançarinos e apreciadores de todo o Estado Rio-grandense e de outras regiões do país lá comparecem. A infraestrutura cultural de Lagoa Vermelha também é digna de menção. Ao reconhecer Lagoa Vermelha como a Capital Nacional da Dança da Chula estaremos não só celebrando uma dança, mas também honrando a história, a identidade e o espírito de uma comunidade que faz da chula um verdadeiro patrimônio vivo”.
Mourão fez questão de cumprimentar Ronaldo Santini pela iniciativa.
BRUXA SOLTA
Uma semana amarga para esses lados. Uma terça-feira em que a bruxa estava solta. Pela tarde, ocorreu o falecimento do padre Ilírio Guadagnin. Foi num acidente de trânsito na localidade de Caravagio, sentido Ibiraiaras. Sacerdote desempenhava a função de Vigário Paroquial no Santuário Nossa Senhora Consoladora, de Ibiaçá. Padre Ilírio Guadagnin trabalhou, num determinado período, em Lagoa Vermelha, na Paróquia São Paulo Apóstolo. Sua família é de Ibiraiaras. Era irmão do saudoso Rogério Guadagnin, líder de movimentos sociais na região, que também morreu num acidente de trânsito em Mato Castelhano há alguns anos.
INFARTO
Também na terça-feira, o falecimento do précandidato a vice-prefeito de Capão Bonito do Sul, Júlio César Candeia, pelo Podemos. Faria dobradinha com Wilson Paim Teles que se apresenta como candidato a prefeito. Júlio César Candeia sofreu um infarto. Já chegou em óbito no Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha.
Não se sabe se o Podemos apresentará outro nome como candidato a vice.
COLISÃO
Decididamente, uma terça-feira trágica. Pela manhã, colisão entre dois caminhões no quilômetro 195, da PR-151, entre Jaguariaíva e Sengés, no Paraná, resultou em fatalidade. O acidente aconteceu próximo da ponte do Rio Cajuru. Um dos caminhões envolvidos transportava cimento embalado e outro estava vazio. O motorista que entrou em óbito no local é de um caminhão Volvo, morador de Caseiros. Trata-se de Pablo Cesar Bende Hoffmann. Tinha apenas 23 anos. Era filho do ex-secretário municipal e hoje vereador Paulo Celso Hoffmann.
UTOPIA?
No Papo de Eleição que temos apresentado três vezes por semana, temos ouvido pessoas da comunidade. Manifestam o que esperam dos futuros mandatários do município de Lagoa Vermelha. As prioridades que precisam ser atacadas. Interessante o que disse Julio Muraro esta semana. Seu maior sonho é que, passada a eleição, todos, ganhadores e perdedores, se dessem as mãos e se unissem para trabalhar por Lagoa Vermelha.
- Sei que é utopia, mas esse é o meu maior sonho. Pode acontecer? Pode. Vai ser realizado? Acho difícil. Aqui o lado perdedor sempre puxa pra trás - afirmou.
OLHA PARA OS LADOS
Foi o que sugeriu Julio Muraro.
- Vejam o exemplo de Tapejara. Já passou Lagoa Vermelha. Hoje seu PIB (Produto Interno Bruto) é maior do que o nosso. Olhem Sananduva, está prestes a nos passar. Marau, há 20 ou 22 anos, era uma cidadezinha de 13 mil habitantes. Tinha, praticamente duas ruas. Hoje tem 40 mil habitantes. É uma potência. O PIB deles é um dos maiores do Estado.