COLUNISTAS
23/08/2024
BICHO VAI PEGAR
Nesta segunda-feira, dia 26 de agosto, a Rádio Lagoa FM e Lagoa TV vão colocar cara a cara os quatro candidatos a prefeito de Lagoa Vermelha: Alaor Scariot, Marcelo Mezzomo, Eloir Morona e Getulio Cerioli. Será às 20 horas. Terá como local o Clube Comercial. Tudo sendo meticulosamente preparado para um grande debate. O bicho vai pegar.
LÁGRIMAS DO PREFEITO
Prefeito de Caseiros, Leo Tessaro, que havia sido cassado juntamente com o vice Mário Comparin, concedeu entrevista à Rádio Lagoa FM em que fez um verdadeiro desabafo. Em dado momento, chegou às lágrimas. Leo e Comparin foram inocentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Reassumiram o poder na sexta-feira da semana passada.
- Ficamos muito tristes. A gente, a nossa família, o município. É uma decisão que abala muito - disse.
- Sofreu muito? - perguntamos.
- Muito, muito (repetiu). Fomos absolvidos em primeira instância, condenados na segunda (Tribunal Regional Eleitoral) e absolvidos em última instância (TSE). Graças a Deus, a verdade veio à tona - comemorou.
MACHUCOU MUITO
Leo Tessaro admite que a cassação lhe machucou bastante.
- Isso aí é ruim demais. A gente tem família grande, pessoas por tudo o que é lado. Uma família muito bem vista em vários municípios do Estado. Família séria. Os comentários vão longe. Os próprios filhos da gente, a mulher. É triste demais.
VIDA BAGUNÇADA
Prosseguiu Leo Tessaro.
- É muito duro. Não desejo pra ninguém isso aí. A gente pagou por um crime que não fez. Isso se estendeu por muito tempo. Caseiros perdeu muito. A gente não sabia se voltava ou não, se organiza, investe ou não investe na propriedade particular. Ficou muito bagunçada a nossa vida.
NÃO ESTAVA PREPARADO
Tessaro acrescentou.
- O município de Caseiros também ficou bagunçado porque o prefeito que assumiu (presidente da Câmara de Vereadores) não estava preparado. Não sabia até quando ficaria no cargo. Faz ou não faz. Ficou muito ruim, muito difícil.
- Não tinha noção - referimos ao presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Cazanato (MDB), que assumiu o poder.
- Isso mesmo - concordou prefeito Tessaro.
ENORME ALÍVIO
A decisão do TSE tirou enorme de um peso das costas de Leo Tessaro. O próprio Leo admite.
- Eu não conseguia nem mais ir a uma festa. Quando ia, almoçava e já me retirava. Me sentia mal. As pessoas do mal falando bobagens. Tirei um peso monstro das costas - diz aliviado.
POVO É MINHA LUZ
Leo Tessaro extravasou.
- O povo é a minha inspiração, é a minha luz. O povo é que fez eu voltar. Na verdade, pra mim hoje, não valeria a pena retornar. A gente se reorganizou na vida privada, fiz investimentos em máquinas, implementos, arrendamento de terra. Procuramos nos reestruturar novamente. Porém, a gente não pode abandonar o povo. Jamais. Até porque nos deu um voto de confiança. Para mim e para o Mário. A política está no sangue. Já concorri em seis eleições. E tem um povo que nos quer muito bem. Então, temos que fazer a nossa parte.
RAZÃO DA CASSAÇÃO
O que motivou a cassação de Leo Tessaro e Mário Comparin foram valores não declarados na prestação de contas à Justiça Eleitoral.
- Na verdade, valores que não foram declarados, mas a gente pagou o crime. Era multa. Pagamos uma multa de 10 mil reais. Nosso entendimento era de que o crime que tinha sido praticado já tinha sido resolvido. TRE entendeu em seguir outro caminho. A justiça é feita de pessoas humanas. Quem perdeu foi Caseiros.
NÃO ACREDITAVA MAIS
Leo Tessaro ficou um ano e sete meses afastado da Prefeitura de Caseiros. Admitiu que não acreditava mais numa decisão do TSE. Confessou aos mais próximos que já havia perdido a esperança.
ESTRANHO!
Marcos Cazanato, prefeito até a semana passada, não compareceu para o ato de entrega do cargo a Leo Tessaro. Foi preciso levar a ata em sua casa para que assinasse. Estranho!
ESSE É O CAMINHO
No Papo de Eleição desta semana, ouvimos sargento Freitas, presidente da Associação de Proteção Incondicional aos Animais (APIA). O que sugeriria aos futuros mandatários do município de Lagoa Vermelha.
- Na minha humilde opinião, acho que o que está certo tem que dar continuidade. E o que deu errado, que se corrija. Uma das coisas que vejo há anos é a falta de investimento em outros tipos de atividades. Se faz necessária a diversificação da produção. Hoje, um dos carros chefes da economia local é o setor moveleiro, um dos mais importantes do Estado. Todavia, é preciso que Lagoa Vermelha invista em novos segmentos de produção.
Freitas citou o exemplo de Tapejara em que a economia é bem diversificada. Foi o que fez Tapejara dar um “boom” em termos de desenvolvimento.
ÁGUAS TERMAIS
Outra sugestão do sargento Freitas: que se busque investidores para explorar as águas termais em Lagoa Vermelha.
- É difícil? É muito difícil, mas tem que ir atrás, tem que buscar, tem que se interessar. Só consegue quem busca, quem luta, quem se esforça. Se não ir atrás, daí sim que nunca conseguiremos. Ou vocês acham que nos outros lugares, caiu tudo do céu? Em Lagoa Vermelha nunca foi feito qualquer movimento nesse sentido.
OBJETIVOS COMUNS
Osmar Piardi, ex-vereador (três mandatos) e ex-secretário municipal de quatro prefeitos, também foi ouvido no Papo de Eleição. O que preconiza aos futuros dirigentes do município?
- Seria muito fácil chegar aqui e dizer Saúde, Educação, lixo. Tem uma série de situações que eu poderia apontar. No entanto, acho que o grande mérito da futura administração estaria em ouvir e convergir, a maioria da sociedade para objetivos comuns. Eu vou lá em 1989, quando Oscar Grau foi prefeito de Lagoa Vermelha, em substituição ao Dr. Manoel Vieira da Fonseca que havia falecido. O que Oscar se propôs, com apenas um ano de mandato? Convocou a comunidade para um pensamento com relação as principais aspirações daquele momento. Foi realizado 1º Seminário de Questionamento do Município. Houve a divisão por segmentos. A partir daquele evento, grandes movimentos surgiram em Lagoa Vermelha. Cito um: a criação dos movimentos comunitários.
HOUVE QUEDA
Lagoa Vermelha conseguiu a instalação de uma sala para a doação de sangue. Está localizada nas proximidades da Escola Estadual Presidente Kennedy. Conquista importante. Tornou-se desnecessário levar os doadores até Passo Fundo. Tudo muito mais fácil, cômodo e prático. No início, até que tinha um bom movimento de doadores de sangue. Porém, houve uma queda razoável.
PROMESSA
Grupo de jovens que praticam basquete em Lagoa Vermelha, na quadra da Praça Frei Matheus Dolzan, estão pleiteando novas tabelas para poderem jogar. Houve promessa, por parte do município, de que até o dia 25 de agosto estariam, instaladas.