COLUNISTAS

23/08/2024

Derrota para o Horizontina
Olhar o resultado, por si só, pode até parecer que o Horizontina construiu uma vitória tranquila sobre o Lagoa Futsal, pelo placar de 3 a 1. Mas muitas vezes, o resultado de um jogo de futsal não diz exatamente como foi o desenrolar do jogo. Este até pode ser considerado um dos casos. 
O jogo, disputado na cidade de Sananduva, foi muito equilibrado e com as duas equipes construindo ótimas chances. Ainda no primeiro tempo, os visitantes saíram na frente. Já na segunda etapa, Gregory até conseguiu empatar o jogo, mas o Horizontina voltou a marcar. Já na tentativa do Lagoa Futsal pressionar, em busca de um novo empate, os visitantes aproveitaram uma única chance para anotar o terceiro gol e garantir o resultado de 3 a 1. 
Este enfrentamento já vem carregando de uma grande rivalidade entre as duas equipes, com confrontos históricos e marcantes em fases decisivas das competições estaduais, desde quando ambos os times disputavam a segunda divisão. 
Com o resultado, o Lagoa Esporte Clube viu o Horizontina se aproximar na tabela de classificação. Enquanto o time de Lagoa Vermelha está com 10 pontos, a equipe de Horizontina passou a nove pontos, e com dois jogos disputados a mais que o Lagoa EC.
 
De volta pra casa
Depois de mais de nove meses, finalmente o Lagoa Futsal jogará diante de seu torcedor e em seu ginásio. A última vez que um jogo oficial havia sido disputado no Ginásio Adolfo Stella foi no dia 2 de novembro do ano passado, em jogo válido pela rodada de ida das quartas de final do Gauchão, com a vitória do Lagoa Futsal sobre o Passo Fundo, por 3 a 2. No jogo da volta, em Passo Fundo, o Lagoa foi derrotado no tempo normal, e na prorrogação, resultando na eliminação da competição estadual do ano passado.
De lá para cá, foram 296 dias até este sábado, dia 24, e muitas incertezas diante dos serviços realizados nas obras de reforma do ginásio. É bom que se diga que as obras foram motivadas principalmente por dois alagamentos da quadra, registrados em dias de chuvas intensas. A reforma contou com uma estrutura que deverá servir como drenagem da água, evitando possíveis novos alagamentos. 
Inicialmente, divulgou-se que o assoalho receberia o chamado “piso flutuantes” e com uma pintura envernizada. Ao final dos serviços, é possível constatar que a quadra recebeu uma pintura com cores em azul e laranja, e durante a instalação do piso, de que a estrutura não é a mesma de quadra de referência em amortecimento de impacto para os atletas e qualidade do material aplicado. 
Ainda sim, é preciso comemorar a disponibilização do ginásio para a prática esportiva. Não só para o Lagoa Futsal disputar as suas competições estaduais, mas também para a utilização de projetos sociais e outras atividades. O espaço fazia muita falta para o município. 
Acredito ser necessário deixar registrada a importância da parceria realizada entre o clube de Lagoa Vermelha e a prefeitura de Sananduva, que cedeu o Ginásio Victor Camozzato neste período. 
 
Lagoa Vermelha precisa de novos ginásios
Desde quando eu cheguei na cidade de Lagoa Vermelha, e já se passaram 20 anos, ouço falar na necessidade de criação e construção de novos espaços públicos para a prática de esportes. De lá para cá, foi possível acompanhar a construção de algumas quadras ou até mesmo ginásios, mas sempre com dimensões inferiores ao que se considera padrão para disputas de competições, e com objetivo de atender as comunidades escolares, por exemplo. Não que o investimento nestes espaços não seja necessário, mas já poderíamos ter trabalhado para a construção de, pelo menos, um ginásio dentro dos padrões atuais exigidos para a disputa de grandes competições de futsal. 
Até mesmo a construção do ginásio que fica no terreno do antigo aeroporto segue se arrastando, sem nenhuma perspectiva de conclusão.
 
Ginásio lotado
A previsão da diretoria do Lagoa Esporte Clube é de que o Ginásio Adolfo Stella receba um excelente público. Mesmo com alguns torcedores indo acompanhar os jogos em Sananduva, nenhum deles chegou a alcançar a média de público no Adolfo Stella, nas temporadas anteriores. 
A diretoria da equipe ainda definiu por uma promoção na venda de ingressos.  Outro atrativo é o próprio adversário. O Guarany de Espumoso também tem se posicionado como uma das principais equipes do futsal gaúcho, e também já protagonizou alguns embates quentes com o Lagoa Futsal. Até o momento, o Guarany ocupa a sexta posição na tabela de classificação, com 16 pontos. 
 
Sub-20
Neste domingo, dia 25, o time sub-20 do Lagoa Futsal também deverá entrar em quadra, para mais um compromisso pelo Gauchão de Futsal das Categorias de Base. O jogo será em Lagoa Vermelha, também no Ginásio Adolfo Stella, contra a ADS, de Sananduva. A partida está programada para ser disputada às 15h. 
Neste momento, o Lagoa Futsal ocupa a quarta colocação na tabela de classificação, com quatro pontos, enquanto a ADS está em quinto lugar, com apenas um ponto. O jogo deste final de semana poderá ser decisivo na briga pela classificação à próxima fase da competição, justamente em função da situação das duas equipes na tabela de classificação do campeonato. 
Esta partida ainda marcará o início de uma sequência de jogos em casa, pelo estadual. O sub-20 do Lagoa EC ainda terá pela frente o Arsenal e o Passo Fundo, com jogos inicialmente programados para os dias 1º e 8 de setembro, respectivamente. Uma sequência de bons resultados pode impulsionar a posição da equipe na tabela, o que beneficiaria para a definição dos adversários à serem enfrentados nas próximas fases. 

Outras colunas deste Autor