COLUNISTAS

Nem só de política vive o Rio Grande 30/08/2024

Pois, meus amigos, faltando 45 dias para o pleito municipal de 6 de outubro, é preciso dizer que o Estado, a região e nossos municípios, ainda não estão vivendo com toda a intensidade o período eleitoral. Na verdade, a política está diferente. Terminaram os grandes comícios comunitários, os roteiros. 
Ficaram o que mesmo? Os comitês, a meio-pau, as visitas possíveis, pelo curto espaço. Os programas de rádio que começam neste fim de semana. 
Os santinhos distribuídos pelos candidatos ou cabos eleitorais e os debates, como o que realizamos dia 26, no Clube Comercial com perguntas da produção e da comunidade e os debates, as perguntas livres entre os candidatos. 
Um fazendo a pergunta a um outro candidato. Isto foi o que restou a ser feito pelos postulantes a prefeito e vice. 
Os mais variados temas, as maiores reivindicações e os desafios comunitários, a falta de crescimento e desenvolvimento da cidade, questões de saúde, educação, mobilidade urbana, segurança complementar.  O que fazer para diminuir e combater as drogas, os gastos públicos, os investimentos, a transparência, o número de CCs, as exposições, o turismo, a Festa Nacional do Churrasco, o Rodeio, a iluminação das duas BRs no perímetro urbano.  
Os trevos, as paralelas às BRs, o ruído no centro, o abandono das vilas, o que fazer com o lixo, a diversificação industrial, valorização do polo moveleiro, feiras e exposições.
Tantos temas, tantos assuntos, tantos desafios que é preciso ter coragem e competência para enfrentar, resolver e atender à crescente demanda populacional em todas as áreas. 
Gostemos ou não de política, gostemos ou não, precisamos falar de política, pois é através dela e só dela e por ela, teremos as soluções das demandas e a evolução que almejamos para nossas cidades.
Gosto da boa política, do bom debate. Do bom combate, do respeito a quem pensa diferente. A alternância de pessoas e de pensamentos tanto no executivo, quanto no legislativo. Cada um com seus candidatos, ouvindo as propostas dos adversários e até aproveitando o que for bom para o município. Este me parece um dos tantos lados bons da política.
Bom fim de semana, boa Expointer para quem vai e até a semana que vem, se Deus quiser.
 
 
 
EDITAL PARA NOVA PONTE. O prefeito Felippe Junior Rieth está eufórico com mais uma conquista para sua comunidade. Foi aberto edital deConcorrência Pública para construção da ponte na Estrada dos Andrade, no Arroio João de Lima, passo do Tonhão.
 
UMA PARCERIA COM LAGOA VERMELHA possibilita a realização desta obra que recebe também recursos do governo estadual devendo ser construída totalmente em alvenaria, com maior largura e altura, permitindo a passagem de veículos pesados e máquinas agrícolas.
 
NAS ÚLTIMAS ENCHENTES a ponte atual com estrutura de madeira e baixa altura sofreu danos irreversíveis, sendo necessário sua reconstrução dentro de novos padrões modernos. Sem dúvida uma conquista para o município e produtores rurais.
 
ANTIGA BR 470 - ESTRADA DOS ANDRADE é importante ligação entre o asfalto do Capão Bonito desde a Encruzilhada acima do Lajeado até o asfalto da BR-470 em direção a Limeira e Clemente Argolo, onde estão localizadas propriedades rurais altamente produtivas na agricultura e Pecuária, entre elas a Cabanha da Confiança.
 
ELEIÇÕES MUNICIPAIS - DOIS PREFEITOS PRESENTES. Na segunda feira, dia 26 de agosto, nas dependências do Clube Comercial, a Lagoa FM e Lagoa TV realizaram um excelente debate entre os quatro candidatos a prefeito de Lagoa Vermelha. Fato marcante no debate a presença do prefeito Gustavo Bonotto, de Lagoa Vermelha, e Felippe Rieth, do Capão Bonito do Sul.
 
UM DO PP E OUTRO DO PDT acompanhavam, respectivamente, seus candidatos, Eloir Morona e Getulio Cerioli, candidatos a prefeito em nosso município. Scariot, do PT, estava acompanhado de seu candidato a vice e o Dr. Mezzomo, justificou que sua vice estava trabalhando, por isso não compareceu ao debate.
 
O PODER DO DEBATE NA DEFINIÇÃO DO VOTO é inquestionável. Tanto é verdade que nos dias que se seguiram, o que mais se ouviu, foram avaliações e palpites. Este foi melhor. Este foi pior. O candidato mais preparado é “fulano”. O mais culto é “beltrano”, o que mais sabe deste assunto é este e não aquele.
 
E MUITOS DIZENDO QUE VÃO MUDAR O VOTO depois das respostas ouvidas dos candidatos no debate da Lagoa FM, especialmente sobre questões mais polêmicas e desafios comunitários levantados pela produção ou mesmo pelos questionamentos entre candidatos.
 
CADA UM DOS CANDIDATOS TEVE UM DESTAQUE. Em questões ligadas ao Orçamento Participativo, por exemplo, o Alaor Scariot deu aula. Sabe de cor e salteado o catecismo do PT. Deu carta e saiu jogando de mão. Seu ponto forte e mostrou a mãos calejadas. Bem assessorado pelo Dr. Rangel mandou bem sua parte.
 
O CANDIDATO DO REPUBLICANOS, Dr. Mezzomo, esbanjou conhecimento em praticamente todos os temas em que teve participação. Um teórico respeitável, com boa experiência na área privada. Alto nível das respostas, respeito aos demais candidatos. Respostas e intervenções sem reparos. Se saiu muito bem. Conseguiu vender bem seu peixe. Boa novidade aí
 
GETULIO CERIOLI JÁ ESTEVE LÁ. E, em suas respostas e questionamentos, demonstrou segurança. Deu algumas alfinetadas, especialmente, no seu oponente do PP, Eloir Morona. Deixou algumas brechas de porque não fez, isto ou aquilo, especialmente na área da saúde. Falou muito de planejamento, transparência e prestação de contas. Não comprometeu. Foi bem no embate.
 
O CANDIDATO OFICIAL ELOIR MORONA, sempre ao lado do atual prefeito Gustavo, deixou clara a disposição de continuar a fazer o que está certo e melhorar o que for preciso. Demonstrou entusiasmo e disposição. Respeito aos oponentes, sem agressão. Está demonstrando entusiasmo e muita vontade, de certa forma empolgando seus seguidores.
 
TEMAS PASSADOS A LIMPO. Nem, todos é claro. Num embate assim alguma coisa sempre fica de fora. Mas, em outros eventos, devem ser enfocados e debatidos entre os candidatos, repasse ao hospital, prestação de contas, transparência, portal do município, efeito das BRs 285 e 470, seus benefícios. Entrada oeste abandonada, iluminação dos trevos, embelezamento da cidade, novo pórtico, Festa Nacional do Churrasco, Capital Nacional do Churrasco, área de turismo, novos investimentos.
 
DIVERSIFICAÇÃO INDUSTRIAL, valorização do pólo moveleiro, preparação de mão-de-obra, absorção da mão-de-obra jovem, crescimento do município, protagonismo na área da saúde, Campus da UPF, sua melhor utilização no que tange a espaço físico, mobilidade urbana, estacionamentos, todos temas foram tratados pelos candidatos no debate.
 
INFORME DE ÚLTIMA HORA: MÁQUINAS NO LAJEADO, com certeza para concluir o pedacinho que está faltando no asfaltamento até o Capão Bonito, segundo informa o prefeito Pipo, que segunda-feira, juntamente com outros prefeitos da AMUNOR, estará em Porto Alegre para tratar de outras obras de asfalto na região. Excelente esta e as outras notícias. A “vaca gaúcha tá dando leite gordo”. 

Outras colunas deste Autor