COLUNISTAS
30/08/2024
SANTA PAZ
Rádio Lagoa FM e Lagoa TV promoveram debate entre os candidatos a prefeito de Lagoa Vermelha na noite de segunda-feira. Teve como local o Clube Comercial. Lá estiveram Alaor Scariot (PT), assessorado pelo seu candidato a vice Rangel Vinicius Guedes (PSB); Eloir Morona (PP), assessorado pelo prefeito Gustavo Bonotto (PP); Getulio Cerioli (PDT), assessorado por Vicente Durigon (PDT); e Marcelo Mezzomo (Republicanos) que dispensou assessoria. Um debate tranquilo sem ataques exacerbados. Apenas algumas estocadas entre os candidatos. Tudo na santa paz.
PRODUTIVO
- Um debate muito produtivo, longo, onde conseguimos propor nossas ideias. Conseguimos também colocar algumas coisas nos devidos lugares. Muito interessante essa proposição de debate. É importante que sigamos nessa mesma trilha com debates bastante éticos, sem ofensas pessoais, sempre na discussão de propostas para o nosso município - disse inicialmente Eloir Morona após o debate.
ALTO NÍVEL
Eloir Morona fez questão de tecer elogios pela forma como transcorreu o debate.
- Foi um debate em alto nível. Todos com um plano de governo bastante amplo. Cada um com suas propostas. Isso é importante para que a população possa escolher quem tenha as melhores condições para, no futuro, tocar o nosso município. Melhorar o que tem que ser melhorado, manter o que tem que ser mantido e fazer o que tem que ser feito.
AUTOAVALIAÇÃO
Pedimos ao candidato Morona que fizesse uma autoavaliação sobre sua performance no debate.
- Acho que fui bem. Todos nós fomos bem no debate. Na medida do possível, consegui expor minhas propostas, deixando bem claro o que já fizemos e o que pretendemos fazer, levando com muita ética, sem ataques, sem fake news, sem desmerecer ninguém e sem atacar ninguém. Acho que é por aí o caminho para a construção de um futuro melhor.
MOMENTO DEMOCRÁTICO
Alaor Scariot também fez uma autoavaliação positiva sobre o desempenho no debate.
- Consegui me posicionar em defesa do trabalhador dos bairros que estão abandonados. Enfim, da população que mais precisa de atenção. Por esse motivo, entendo que o debate foi bom. Cumprimento pela organização. É um momento democrático de poder expor as ideias. Foi muito positivo.
INOVADOR
Alaor Scariot salientou que o formato facilitou sua exposição de propostas.
- O formato do debate foi pensado. Todos puderam fazer suas perguntas. Todos puderam responder, praticamente, sobre todos os temas. Foi um debate inovador. Do jeito que a gente gosta.
PARTICIPAÇÃO POPULAR
No complemento de sua manifestação Scariot disse.
- Todo mundo defendeu suas propostas. Pudemos perceber a diferença entre as propostas. Temos aquela visão de que Lagoa Vermelha não cresceu porque as gestões que passaram não focaram no desenvolvimento. A participação popular é outra coisa importante porque torna a gestão assertiva. Acertar o orçamento público com os problemas reais da comunidade. Dá o poder do desenvolvimento ao cidadão.
GOSTOU
Getulio Cerioli foi objetivo e direto.
- Olha, eu gostei do debate. Talvez, um pouco longo. No entanto, proporcionou momentos para serem colocadas as propostas. Foi um debate diferente. O tema foi levantado na hora e assim dá uma dinâmica diferente.
GRANDE SALTO
Mais adiante Getulio Cerioli acentuou.
- A gente conseguiu colocar as situações daquilo que está previsto para ser feito. Foi assim para cada um dos candidatos. Consegui reafirmar as coisas que fizemos, dando um impulso para aquilo que a gente quer fazer. Ficou muito clara a situação pra nós que é unir as entidades de Lagoa Vermelha, se aproximar muito, no sentido de dar um grande salto. Se nós não conseguirmos ter projetos que envolvam a comunidade, como um todo, no sentido de um alcance futuro para o município, em todos os setores, não avançaremos. Não vamos conseguir acompanhar nossa região.
MÃO DE OBRA
Getulio Cerioli arremata.
- Nós temos problemas em algumas áreas que estão nos deixando pra trás. Não temos conseguido “segurar” a nossa população (vai para outros municípios em busca de oportunidades). Não é que aqui nasça menos gente do que em outros lugares. No entanto, nossa população está estacionada. E está estacionada porque temos um grande problema de inserção de mão de obra. E é aí que entra um planejamento com todos juntos para que possamos dar esse impulso.
DISPUTA DO VOTO
- De que forma o senhor avalia o debate entre os candidatos a prefeito na noite de segunda-feira. O confronto de ideias? - foi perguntado ao candidato Marcelo Mezzomo.
- Eu vejo de forma muito positiva. Na verdade, não foi um confronto, propriamente dito. Não somos adversários. Se formos ver, o candidato não disputa contra o outro candidato. Ele disputa o voto do eleitor. Foi um debate bastante produtivo. Achei muito bom. Como eleitor, gostaria de ter ouvido.
CAMPANHA LIMPA
Marcelo Mezzomo fez, inclusive, um apelo.
- Que todos continuem fazendo uma campanha limpa, calcada em ideias. A minha campanha está focada num plano de governo. Vamos continuar fazendo isso, procurando levar ao conhecimento do eleitor. Espero que a campanha continue nesse nível. Todos têm a ganhar com isso.
OPORTUNIDADE ÍMPAR
- O senhor acredita que debates como esse, de segunda-feira, amplia a abrangência da fala dos candidatos, chegando aos lares que nem todos os candidatos conseguem chegar? - foi indagado.
- Sobretudo no meu caso que é uma candidatura bastante desconhecida. O pessoal nem acreditava que fosse verdadeira. Reafirmo que é. E iremos até o fim. É uma oportunidade ímpar de levarmos ao conhecimento das pessoas a existência da candidatura e o plano de governo - respondeu Mezzomo.
VAI E VOLTA
Idenir Deggerone estava licenciado da Emater para atuar como secretário municipal em Lagoa Vermelha. Acabou se exonerando da secretaria municipal da Administração e retornando à Emater. Pois, o prefeito Gustavo Bonotto foi buscálo novamente. Está de volta ao secretariado municipal.
Convém lembrar que Deggerone foi secretário municipal de Getulio Cerioli e agora, nos dois mandatos, de Bonotto.
MEDIDAS OFICIAIS
Roberto Dalle Molle, presidente da Associação Lagoense de Esportes, pediu ao prefeito Gustavo Bonotto a cedência do Estádio Municipal Adão Castellano para desenvolver um trabalho com as categorias de base. Prefeito prontamente cedeu.
- Primeira coisa que fiz foi medir o tamanho do campo. Havia uma curiosidade nesse sentido. Foi levantado que o campo tem 93 metros de comprimento por 70 de largura. Sendo que o tamanho oficial é de 105 metros por 68. Tem dois metros a mais na largura e menos 12 metros de comprimento. Combinamos com o prefeito e o pessoal do Departamento de Esportes do município no sentido de que procuraremos deixar o campo com as medidas oficiais. Já pedimos orçamento para uma pessoa para essas providências e, inclusive, a mudança daquela grama - informou Dalle Molle.