COLUNISTAS
30/08/2024
Lagoa Futsal perde, no retorno ao Adolfo Stella
Na noite de sábado, 24, o Lagoa Esporte Clube finalmente realizou a sua estreia, em casa, na temporada de 2024. Em função das obras de reforma do ginásio, os jogos como mandante do time de Lagoa Vermelha estavam sendo disputados na cidade de Sananduva.
O que teria tudo para ser uma noite especial de reencontro com o torcedor, acabou com uma derrota para o Guarany de Espumoso, em um bom jogo de futsal. Esta foi a segunda derrota em sequência na competição. O time de Lagoa Vermelha agora está ocupando a décima segunda colocação na tabela de classificação. O próximo jogo, programado para este sábado, 31, será em Marau, contra a AMF.
Não fui ao jogo, mas tive a oportunidade de visitar o ginásio Adolfo Stella na manhã do sábado, quando estavam sendo realizados os últimos preparativos para o jogo daquele dia. O Lagoa Esporte Clube chegava ao ginásio para a realização de um último treinamento antes da partida.
Conforme já havíamos indicado, a quadra não ficou como se esperava. Lá no início da obra, havia um indicativo de que seria instalado o conhecido “piso flutuante”, o que efetivamente não aconteceu. O assoalho está muito longe de oferecer as melhores condições aos atletas. Outro detalhe é a utilização de dois tamanhos diferentes de madeira para a conclusão do assoalho. Ao caminhar pela quadra, a impressão que se tem é de que faltou material para o assoalho e o restante da madeira adquirida não era o mesmo utilizado no começo dos trabalhos.
Importante lembrar que houve a instalação de um sistema de drenagem, com o objetivo de evitar os alagamentos que foram registrados no ano passado. Este sistema só será realmente testado quando tivermos o registro de chuvas intensas. Espera-se que este problema não se repita tão cedo.
A parte interna do ginásio também recebeu uma nova pintura, especialmente nas paredes laterais da quadra e nas arquibancadas. Neste ponto, já cabe salientar que a área externa do ginásio também já está merecendo uma nova pintura.
Um ponto muito positivo, e nítido para quem vai ao ginásio assistir aos jogos, é a qualidade do sistema de iluminação. Houve a substituição das antigas luminárias, por refletores em LED, oferecendo uma melhor qualidade de iluminação, além de redução do consumo de energia elétrica.
Diante de tudo isso, o ginásio ficou em boas condições para a prática de esportes, com a ressalva que poderiam ter investido um valor maior no assoalho, para oferecer mais qualidade e conforto durante a prática esportiva.
Esperamos que sejam dedicados esforços para que a cidade de Lagoa Vermelha possa ter um novo espaço para a prática do futsal, e de outras modalidades. Em função de tudo que já fizemos no esporte, e com a evolução e modernidade das arenas e ginásio, já está mais do que na hora de nossa cidade receber um espaço padronizado.
Sub-20 do Lagoa busca empate com a ADS
Na tarde do domingo, dia 25, o time sub-20 do Lagoa Esporte Clube recebeu a ADS (Sananduva) para mais um jogo do Gauchão de Categorias de Base. Assim como o time principal, foi a primeira vez que as categorias de base jogaram uma partida oficial, em Lagoa Vermelha, nesta temporada.
O jogo foi equilibrado do início ao fim, e o time visitante conseguiu largar na frente no placar da partida. Com a utilização do goleiro-linha, o Lagoa Futsal conseguiu chegar ao gol de empate, através de Lucas.
Com o resultado, o Lagoa fica com cinco pontos, ocupando a quarta colocação de seu grupo, entre as equipes classificadas para o mata-mata. Ainda restam três jogos para o encerramento desta fase da competição.
O próximo jogo deverá ser novamente em Lagoa Vermelha. O confronto contra o Arsenal, da cidade de Não-Me-Toque, está marcado para o próximo domingo, dia ], às 17h, novamente no ginásio Adolfo Stella.
Ibira Futsal demite técnico Jair Borges Júnior
Depois de empatar em 2 a 2 com o Giruá Futsal, no último sábado, 24, a diretoria do Ibira Futsal confirmou o desligamento do técnico Jair Borges Júnior. O treinador chegou no início desta temporada, com a missão de posicionar o Ibira Futsal em condições de disputar uma das vagas para a elite do futsal gaúcho em 2025.
Após o encerramento do jogo, a entrevista do treinador já dava indícios de uma despedida. Jair falou da necessidade de se ter paciência e de estar preparado para a fase de mata-mata da competição. Segundo ele, “deixaria a direção confortável para avaliar o trabalho”. A decisão da diretoria foi de mudança no comando técnico.
Ainda, na terça-feira, 27, a direção confirmou a contratação do técnico Arceni Junior Barboza, conhecido como Nuno. Com uma carreira vitoriosa como jogador, Nuno também vinha se destacando como técnico, com passagens por AMF de Marau, onde foi campeão da Taça Farroupilha e da Copa RS, e na Yeesco Futsal, onde conquistou o título de campeão da Série Ouro e estava na disputa do Brasileiro de Futsal. Nuno já havia se desligado da Yeesco, no dia 18 de julho.
O novo comandante já fará a sua estreia neste final de semana. No sábado, dia 31, o Ibira Futsal vai até a cidade de Palmeira das Missões, para encarar o Lokomotiv. O jogo é considerado fundamental, já o adversário está com dois pontos de vantagem para o Ibira.