COLUNISTAS
Boas-vindas à primavera - 13/09/2024
Estamos embarcando em mais uma primavera deste terceiro milênio. É considerada por muitos a estação mais bonita do ano, em face de nela ocorrer a floração de inúmeras plantas e deixando tudo mais colorido, além de provocar temperaturas mais agradáveis.
É nesse período que o verde e a esperança se renovam, dando um colorido próprio em tudo o que nos cerca. Ela chega para equilibrar a sábia ação da natureza, ora doce, ora amarga. Mesmo com os estragos provocados no planeta pela ação da humanidade, ela consegue trazer alegria e desejo de felicidade.
Apesar dos tropeços climáticos severos, causadores de dor e prejuízos milionários para o nosso Estado, a primavera chega com a missão de dar fim ao inverno, que, este ano, deixou marcas para a história. É sabido que o equinócio da primavera é um fenômeno astronômico que marca o início oficial da estação.
Apesar de toda essa expectativa, não é demais lembrar que no início da estação podem ocorrer dias semelhantes ao inverno, porém, de curta duração. Mais adiante teremos dias de céu de brigadeiros, com certeza. Antes, é necessário que essa fumaça venenosa que cobre o país, causada pelas queimadas, desapareça.
Diante de tudo isso, temos a pretensão de afirmar que a primavera é a cereja do bolo em relação às outras. Porém, e sempre tem um porém na vida, li uma situação interessante no livro Poema das Quatro Estações, onde a autora afirma, com muita propriedade, que nenhuma estação faria sentido sem as restantes.
Veja, para que as plantas floreçam na primavera é preciso que, antes disso, o inverno as umideça, para que o outono lhes espalhe a semente ao vento, que o verão lhes amadureça os frutos. Cada coisa ao seu tempo, como os animais que vão e vêm, conforme faz frio ou calor. Até nós nos comportamos de maneira diferente no período, com alegria e afazer próprio de cada um. Que venha a primavera, com ares de bom humor.
***
VOCÊ SABIA - Que em 2020 Lagoa Vermelha contava com 19.849 eleitores aptos a votar, mas somente 15.877 compareceram no pleito? Uma abstenção de 3.972 eleitores, muito grande para um pequeno curral eleitoral. Este ano a eleição será diferente, concorrem quatro candidatos, mesmo assim não vejo iniciativa ou preocupação por parte deles em busca dessa gente. Ficam naquela história de “nós fizemos isso, nós realizamos aquilo...”. É visível a desmotivação. Certo cidadão muito abalizado desta comunidade entende que é “necessário motivar os faltosos com projetos mais avançados. Lagoa se desenvolveu neste milênio, mas sem a velocidade de outros, ficamos distantes de vários municípios vizinhos que formam a região. Falta alguma coisa que eleve o status da cidade e do seu povo. Britar, pavimentar, exigir que proprietários cerquem seus terrenos, e outros, são importantes, mas é obrigação do administrador. Espera-se um prefeito a altura deste tempo atual, com capacidade visível, que tenha conhecimento dos temas contemporâneos, que trabalhe com planejamento em equipe, que acelere obras. Precisamos de protagonismo e empreendedorismo...”. A conversa foi longa e eu gostei. Então, os candidatos, todos de ilibado conceito, ainda têm tempo para mostrar serviço. E essa situação também vale para os candidatos a vereança, o Legislativo tem função importante no conjunto administrativo do município.
***
CHUVA - Para aliviar o fogo, que já queimou metade do Brasil, é aguardada com ansiedade pelo povo, visto que os estragos, em curto prazo, serão terríveis. Em consequência dessa situação, oremos. No fim, um abraço ao multiprofissional Gilberto de La Rosa. É gente que lê a Folha.