COLUNISTAS
13/09/2024
MIGALHA
Ao transcurso da semana, Luis Filipe Zonta esteve na Rádio Lagoa FM para uma entrevista sobre o título de Capital Nacional da Dança da Chula. Naquele bate-papo informal sobre assuntos gerais, antes da entrevista, perguntamos sobre sua atuação na campanha de Getulio Cerioli (PDT).
- Sou tesoureiro - respondeu.
- Foi quando nos ocorreu outra pergunta: “Quanto o partido recebeu do Fundo Partidário?
- Ih, 50 mil reais. Não dá nem para pagar o Contador - informou com certo desencanto.
CURIOSIDADE AGUÇADA
Impressionante a curiosidade das pessoas com relação às eleições municipais. E isso é perfeitamente normal. Impressionante o número de pessoas que pedem como está o cenário e quem está na frente de quem. Imaginam que pelo fato de sermos da imprensa, tenhamos conhecimento de números, de tendências, quem está na frente, quem está atrás. Confessamos que não temos a menor ideia. Arriscaria a dizer que sabemos menos dos que circulam mais por aí. Procuramos manter certa distância do processo eleitoral.
DÚVIDA QUE FICA
Outra situação que tem se verificado. Ao nos depararmos com simpatizante de uma ou outra candidatura, daí é nós que perguntamos: “Como é que está o quadro?”. Sabe qual a resposta?
- Está bom. Estamos tanto por cento na frente.
AS TAIS PESQUISAS
Fala-se muito em pesquisas. É pesquisa daqui, é pesquisa dali. E isso vale tanto para um lado como para outro. Na verdade, não se tem conhecimento de nenhuma pesquisa séria, através de algum instituto especializado. Não se tem conhecimento de nenhuma pesquisa, rigorosamente técnica, registrada na Justiça Eleitoral. O que se supõe são sondagens aqui e ali.
CANDIDATURA INDEFERIDA
Há dias circulavam comentários nos bastidores da política local de que a candidatura de Paulo Moyses de Andrade (MDB) à Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha teria sido indeferida. Nesta semana, os comentários se tornaram mais fortes ainda. Na terça-feira, surgiu uma publicação, através das redes sociais, confirmando o indeferimento.
O QUE HOUVE?
Paulo Moyses de Andrade sofreu sanções referentes a processo do período em que foi prefeito.
- A fase de cumprimento de sentença continua em andamento, pois Paulo Moyses de Andrade ainda não efetuou pagamento da pena de multa consistente no valor do prejuízo causado ao erário, bem como ainda não efetuou o pagamento integral da pena, conforme cópias apresentadas pelo Ministério Público - consta da decisão da Justiça Eleitoral.
JUROS ABUSIVOS
Contatamos com Paulo Moyses de Andrade. Estava no interior do município, no entanto prontamente nos atendeu.
- Ademar, já paguei os valores devidos. Todavia, estou questionando os juros cobrados. Entendo que são exagerados, abusivos. Essa é a questão - disse.
VAI ATÉ O FIM
Paulo Moyses de Andrade afirmou que vai lutar até a última instância, se preciso for, no sentido de defender seus interesses.
- Recorreremos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Não logrando êxito, ingressaremos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - afirmou.
Paulo Andrade continua realizando sua campanha eleitoral normalmente, acreditando na reversão dessa decisão. Vai tentar, através de recurso, uma liminar para poder concorrer, aguardando a análise do mérito posteriormente.
NADA A DECLARAR
Contatamos também com Alan Sttaforti, que é um dos advogados de defesa de Paulo Moyses de Andrade. Na verdade, são três advogados. Propus uma entrevista para clarear o assunto.
- Chegamos a decisão de que não iremos comentar, por ora, essa questão do Paulo. Até mesmo que da decisão cabe recurso e estamos trabalhando nisso - foi respondido.
APOIO POPULAR
Várias foram as manifestações de apoio e solidariedade a Paulo Moyses de Andrade.
- Um dos únicos com conhecimento suficiente que ocuparia a Câmara. Uma pena - Angela Lopes.
- Concordo contigo (Angela) - João Valdecir Campos dos Santos.
- É uma pessoa bem instruída e prestativa. Lagoa Vermelha só tem a perder - Morgana Barreto.
- Ele é muito sábio. Concordo, Lagoa só tem a perder. Não sei como tem gente que gosta de postar as desgraças alheias - Clari Cecchin.
- Notícia triste, uma lenda da Lagoa Vermelha. Eu torcia pelo seu êxito, pois têm muitos candidatos que nem sabem ao certo a função de um vereador. Seria bom tê-lo no cenário político nosso. Uma pessoa muito humana. Acima de tudo, ajudou muita gente na sua administração - Everaldo Brunetto e Angela Brunetto.
- Se eleito fosse, dava uma aula de educação e palavras certas no Plenário - Roberto Simioni.
- Esse faz mais votos que os candidatos a prefeito - Roberto Farias.
- Lagoa só tem a perder. Esse era o candidato do povo - Edilson Ribeiro.
- Se isso valesse de alguma coisa, não teria nem lançado candidatura - Cristopher Ferreira.
- Baah, mas daí é brabo. Eu sei quem é o pai dessa ação. E lembrando que não estaria nem entre meus 20 preferidos. Não tem lógica isso - Sandro Zanin.
UM SONHO
Melhor do que a encomenda a participação de quatro agroindústrias de Lagoa Vermelha na Expointer, em Esteio, este ano. Superou todas as expectativas. Houve a necessidade de reposição mais de uma vez de produtos. Ouvimos a presidente da Coolaf, Carina da Silva. Escancarou seu entusiasmo.
- Um sonho. É a primeira palavra que define. Um sonho (repetiu). Além das excelentes vendas, trouxemos muitos contatos para o futuro. Surgiram muitas possibilidades de comércio.
PÃO NOSSO DE CADA DIA
Pães e cucas, produzidos em Lagoa Vermelha, fizeram o maior sucesso na Expointer. A venda foi impressionante. Carina conta um fato interessante.
- Nutricionistas do Hospital da Conceição, de Porto Alegre, estiveram na Expointer. Por acaso, pararam em minha banca. Levaram um pão colonial. Na semana passada, telefone lá de casa toca. Eram elas dizendo que querem comprar os produtos de Lagoa Vermelha para o Hospital Conceição. Serão 2.800 leitos consumindo, diariamente, o nosso pão - projetou.
CEASA
Há tratativas no sentido de que agroindústrias de Lagoa Vermelha possam fornecer seus produtos para a Ceasa, de Porto Alegre. Foi o que informou a presidente da Coolaf, Carina da Silva. Estava prevista uma reunião para o dia 12, quinta-feira, para tratar do assunto. É uma nova perspectiva que se abre para os produtores da agricultura familiar de Lagoa Vermelha.
FORÇA DO COMÉRCIO
Genoir Cerri, presidente da CDL, nos repassou dados interessantes referentes ao retorno de ICMS para o município de Lagoa Vermelha. Comércio está em 2º lugar, na frente, inclusive, da indústria. Eis os percentuais: produção primária, 44,83%; comércio, 28,29%; indústria, 21,13%; e serviços, 5,75%. São índices provisórios relativos a 2023.
Com isso, Genoir Cerri quer demonstrar a importância do comércio no retorno do ICMS para o município. Postula ao futuro prefeito que o município continue apoiando a Compra Premiada CDL, que auxilie na promoção de palestras importantes e que construa uma rua coberta na cidade.