COLUNISTAS
20/09/2024
Advogado Gladimir Casarin recebe a Medalha Leonardo Macedônia
O advogado Gladimir Casarin, de Lagoa Vermelha, recebeu, na noite de quinta-feira, 12, em ato solene na sede da OAB, a Medalha Leonardo Macedônia. A honraria é concedida a ex-presidentes de Subseções da OAB.
A entrega da Medalha foi feita pelo presidente da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul, Dr. Leonardo Lamachia que destacou os serviços prestados pelo ex-presidente local homenageado. “Um exemplo de equilíbrio, capacidade e liderança demonstrados em sua gestão ao presidir a subseção. É uma grande satisfação poder lhe entregar essa honraria”, pontuou.
Motivos da visita
O motivo da presença do presidente Lamachia em Lagoa Vermelha foi triplo: a reinauguração do salão de festas da subseção, uma prestação de compromisso de novos advogados e advogadas e a entrega da medalha Leonardo Macedônia. Lamachia destacou que essa foi sua oitava vinda à Lagoa Vermelha durante a gestão, bem como enalteceu a noite especial de entregas, homenagens e valorização do passado e do futuro da subseção. Além disso, o presidente da OAB/RS, durante o seu discurso, afirmou que a Ordem e a advocacia devem se posicionar tecnicamente sobre os temas em voga no país, principalmente em tempos de eleições municipais.
“Devemos nos afastar das paixões e torcidas ideológicas para falar tecnicamente, por exemplo, que o Supremo não pode mais manter aberto um inquérito que não tem fim. Porque todos nós aprendemos na faculdade que inquérito tem início, meio e fim; que juiz não pode abrir inquérito de ofício; que quem faz a denúncia é o promotor. E é por isso que a OAB/RS vai continuar falando, de forma isenta, denunciando esses problemas e defendendo as prerrogativas da advocacia”, disse.
Mais uma entrega do PODE
Por meio do Programa Orientado ao Desenvolvimento das Estruturas (PODE), foi entregue à advocacia de Lagoa Vermelha a reforma do salão de festas. Conforme destacou o presidente da subseção, Dante Dal Castelli Neto, “é uma entrega muito importante, pois demonstra a estrutura da OAB à disposição da advocacia de Lagoa Vermelha, bem como é fonte de renda para a subseção, que pode alugar o espaço”.
Prestação de compromisso
Durante o evento, seis novos advogados e advogadas receberam suas credenciais ao prestarem o juramento em solenidade de prestação de compromisso. Passam a atuar na advocacia de Lagoa Vermelha: Aline Galoni, Cleosmar Prado, Jane Ferreira dos Passos, Katherin Cecconelo Dondone Gomes, Luana Anine Del Sent Oliveira e Sara Tenedini. (Em colaboração com a OAB).
Eleição na OAB já é
assunto nos bastidores
Este ano serão realizadas as eleições para a escolha dos novos dirigentes da Subseções da OAB.
Em Lagoa Vermelha já se observa, nos bastidores, movimentos para composição de chapas visando a sucessão. Pela atual administração poderá ser lançado candidato a presidente o advogado Aldemar Braghirolli, membro da atual diretoria. Pela oposição não há definições, mas comenta-se que dois grupos de advogados estariam se articulando para concorrer.
Candidatos expõem
seus projetos no Folha News
Os candidatos a prefeito e vice de Lagoa Vermelha, convidados pela Folha do Nordeste, prestigiaram o início das atividades da Folha News, canal do Youtube (@folhanewslv) durante a semana que passou.
Alaor Scariot/Rangel Guedes, Getulio Cerioli/Lourdes Luvison, Eloir Morona/Alessandro Muliterno e Marcello Mezzomo/Viviane Enfermeira tiveram a oportunidade de, em espaço com duração de uma hora, exporem e de serem questionados sobre as principais propostas de governo para o mandato executivo de 2025/2028.
As entrevistas estão no canal da Folha no Youtub. É oportunidade relevante para os eleitores tomarem conhecimento e avaliarem o que os candidatos pretendem realizar em prol do desenvolvimento de Lagoa Vermelha.
Os candidatos a prefeito e vice de Capão Bonito do Sul, Caseiros e Ibiraiaras também foram convidados para detalharem suas propostas para governarem seus municípios.
Proibida prisão de candidatos,
salvo flagrante delito
Em conformidade com resoluções do TSE, a partir deste sábado, 21 de setembro (quinze dias antes da votação) candidatas e candidatos ao pleito de 6 de outubro, não podem ser presos, salvo no caso de flagrante delito.
Já os eleitores não podem ser presos a partir de 1º de outubro (cinco dias antes da votação) a não ser em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto.
Por outro lado, de 5 a 7 de outubro - um dia antes até um dia depois - é proibido a colecionadores, atiradores e caçadores transportar armas e munições em todo o território nacional;
Em razão da possibilidade de 2º turno em diversos municípios, também não podem circular armas e munições no período de 26 a 28 de outubro em todo o território nacional.
Mulheres e negros ainda se
elegem menos que homens brancos
Apesar do avanço no número de suas candidaturas mulheres, pretos e pardos têm sido menos eleitos que candidatos do gênero masculino e da cor branca.
Neste ano, os candidatos da cor preta e parda registrados para as eleições municipais são responsáveis por mais da metade das candidaturas.
Tema para debate
Você concorda com a anistia a presos em decorrência dos atos de 8 de janeiro em Brasília?
Anotações
STF abre inquérito para investigar assédio de Silvio Almeida, ex-ministro de Direitos Humanos, acusado de importunação sexual por diversas mulheres.
NÃO estávamos 100% preparados para enfrentar incêndios, diz Lula. Presidente fala que maioria das cidades também é despreparada, e que há suspeita de crimes nas queimadas.
HÁ evidente orquestração para incendia o Brasil, diz Pacheco, presidente do Senado.
JPGR denuncia 3 deputados do PL por corrupção: Josimar Maranhãozinho, Pastor Gil e Bosco Costa, deputados do PL que teriam desviado R$ 1,6 milhão de emendas.
LULA sanciona a lei que cria Dia do Pastor Evangélico que será celebrado no segundo domingo de junho.
MINISTRA do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o governo federal estuda a criação do Conselho Nacional Climática.
CIDADE de Brasília entrou na segunda maior seca da história ao completar 148 dias sem chuvas.
MINISTRO André Mendonça, do STF, decidiu abrir um inquérito para apurar as acusações de assédio contra o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida.
DUAS vinícolas foram condenadas pelo uso irregular da identificação geográfica "Vale dos Vinhedos" na comercialização de produtos. A decisão do TJRS reconheceu a prática de concorrência desleal.
PROJETO de lei que tramita na Câmara dos Deputados torna obrigatória presença de médico veterinário em locais que vendem medicamentos para animais.